ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Igreja não seja museu ou ONG, diz Papa aos bispos da Suíça

Igreja não seja museu ou ONG, diz Papa aos bispos da Suíça

Francisco recebeu bispos da Suíça em visita ad limina; ele voltou a defender que a Igreja não pode ser somente uma ONG

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa reunido com os bispos da Suíça nesta segunda-feira, 1º / Foto: L'Osservatore Romano
Papa reunido com os bispos da Suíça nesta segunda-feira, 1º / Foto: L’Osservatore Romano
Que a Igreja na Suíça seja sinal visível do Corpo de Cristo e de seu povo e não somente uma bela organização, uma ONG. Essas foram palavras do Papa Francisco no discurso entregue aos bispos do país recebidos em visita ad Limina nesta segunda-feira, 1º.

Francisco recordou a coexistência cultural e religiosa que marca a Suíça, sede de instituições internacionais importantes para a paz, o trabalho, a ciência e o ecumenismo. Embora muitos habitantes mantenham-se afastados da fé, a maioria reconhece o papel positivo dos católicos e protestantes no âmbito social.

O país também tem belas igrejas e mosteiros, como a Abadia de São Maurício, mas sem uma fé viva em Cristo ressuscitado, pouco a pouco elas se tornarão um museu, disse o Papa. “Todas as louváveis obras e instituições perderão o seu espírito, deixando somente ambientes vazios e pessoas abandonadas”.

Francisco destacou que os bispos têm como missão apascentar o rebanho, caminhando segundo as circunstâncias adiante, no centro e atrás, porque o povo de Deus não pode subsistir sem os seus pastores, bispos e padres. Ele encorajou os bispos suíços a dar uma resposta clara e comum aos problemas da sociedade em um momento em que muitos, mesmo na Igreja, são tentados a se afastar da real dimensão do Evangelho.

“Cabe a nós, portanto, apresentar esta mensagem completa e torná-la acessível a todos, sem obscurecer a beleza do Evangelho, também àqueles que encontram dificuldades na vida cotidiana ou buscam um sentido à própria existência ou se afastaram da Igreja”.

O Santo Padre enfatizou ainda que o testemunho dos cristãos e das paróquias pode iluminar o caminho dessas pessoas que se deixam seduzir por formas de pensar que negam a dimensão transcendente do homem. “Deste modo, a Igreja Suíça pode ser ela própria e não somente uma bela organização, uma outra ONG”

Nenhum comentário: