ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

É tempo de converter e voltar para o Senhor

É tempo de converter e voltar para o Senhor


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste dia a Quarta feira de Cinzas com a benção e imposição de cinzas em nossas cabeças. Esse é um tempo abençoado, pois teremos oportunidade de renovar o nosso espírito e buscar a Deus de todo coração, convertendo a Ele.

As leituras bíblicas nos mostram e nos apelam ao convite de conversão para prepararmos bem para Celebração da Pascoa do Senhor e procurar conhecer os desígnios de Deus para nós através das leituras bíblicas e também ajudados pela nossa participação da campanha da Fraternidade. Este ano terá o Tema: Igreja e sociedade e lema: “eu vim para servir” (Mc 10,45) Hoje mais do que nunca precisamos de pessoas que venham servir sem nenhum interesse, mas cheio de amor para com aqueles que mais precisam e lutar para melhorias na saúde, na educação e na dignidade humana.

No livro de Joel nos convida à conversão, isto é voltar para Deus que é a certeza de justiça, solidariedade, misericórdia, partilha e paz. Assim está escrito: "Voltai para mim de todo o coração".

O contexto desta época era que o povo experimentava as dificuldades causadas pela dominação estrangeira, pela seca e pelas pragas de gafanhotos. Tudo isso pode ser sinal que se deve refletir. O profeta Joel faz esta exortação diante desse quadro: "a voltar para o Senhor de todo o coração, pois ele é compassivo, paciente e misericordioso".

Hoje Deus nos chama a conversão de vida para o Senhor. Como que se faz isso?  É voltar para o Senhor com atitude cristã coerente e buscar viver os valores de Cristo, transformando a nossa realidade ruim para uma de justiça social, de acolhida aos excluídos e de partilha de dons com todos. Isso se traduz numa vida comunitária de oração, de esmola e de penitencia na comunidade cristã. (cf. Jl 2,12-18)

O salmista nos dá a certeza da alegria que devemos ter em confiar na misericórdia do Senhor, suplica um coração novo e um espírito renovado para trilhar o caminho da Aliança.  Deus nos faz entender que com Ele nós podemos ser fiéis a sua aliança se vivermos a sua vontade no mundo. (cf. Sl 51) Somos novamente refeitos no amor de Deus que perdoa e nos dá a dignidade de filhos e filhas de Deus.

Na carta de São Paulo nos convida para a reconciliação com Deus e isso acontece se nós deixarmos a reconciliar com Deus, pois Ele está de braços abertos para nos acolher e viver a liberdade plena no bem. Quem que dá essa reconciliação? É Cristo, pois ele assumiu o nosso pecado, as nossas dores e as nossas fragilidades humanas. Sem Cristo nós ficaremos sem rumo e andando sem nenhuma direção. “Cada um de nós devem aproveitar bem esses quarenta dias, pois este é o tempo favorável”, é um tempo da graça, que o Senhor nos proporciona, para cooperarmos com a sua obra redentora. (cf. 2Cor 5,20-6,2)

No Evangelho de Mateus nos dá a guia certa para aproveitar esse tempo quaresmal na exortação de Jesus para nós., Jesus recorda três práticas da religiosidade judaica, e esta a Igreja nos exorta a fazer:A Esmola, a Oração e o Jejum e o espírito com que devem ser praticadas.  (Mt 6,1-6.16-18)

Como que se deve agir nesse tempo? A resposta é simples nada de exibição e quando der esmola que ninguém deva saber, a oração deve ser humilde e silenciosa em um dialogo com Deus e o jejum deve ser discreto sem que ninguém saiba para que haja fruto de conversão a Deus.
Que esta liturgia nos ajude a ser mais fraterno e vivenciar os valores de Cristo na Igreja e na sociedade através do serviço desinteressado aos que mais sofrem nesse mundo e por em pratica o que Jesus nos pede hoje “eu vim para servir” (Mc 10,45)

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!


( Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha)

Nenhum comentário: