ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 7 de fevereiro de 2015

O Sofrimento é regenerador e gerador de vida

O Sofrimento é regenerador e gerador de vida


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o dia do Senhor e nós sabemos que a liturgia dominical é iluminação da vida nas mais diversas situações em que vivemos. Nada fica obscuro diante do Senhor da vida, principalmente o sofrimento. Nós perguntamos por que existem muitas pessoas sofrendo nesse mundo? Quantas situações nebulosas nos cercam como guerras, injustiças, calamidades, secas, pobreza, fome, doenças brigas, desavenças, inveja etc., que nos fazem pensar e questionar. Quem é culpado de tudo isso? Seria o pecado ou castigo de Deus? Deus poderia intervir nisso? E qual seria o sentido da dor e sofrimentos em nossas vidas? Hoje celebramos o dia mundial dos enfermos e que nos ajuda a ser mais compassivo com os que mais sofrem nesta vida.

A liturgia bíblica desse domingo nos dá uma resposta seguras dessas indagações que fazemos a toda hora diante desses acontecimentos contrários da vida.

No livro de Jó os mostra a experiência do sofrimento vivida por Jó. Ele era um homem bom, justo e tinha uma boa família e muitos bens. De uma hora para outra se viu pobre, arruinado, sem bens, com os filhos mortos e com doença grave. Essa situação horrível na sua vida fez com que o seu coração experimentasse a amargura e revolta contra Deus. Todos achavam que eram castigo de Deus para ele, mas Jó lamenta essa condição adversa que esta acometido em sua vida, mas confia em Deus, que é a esperança e razão de sua existência. Isso é fé, embora ele começasse até amaldiçoar o dia de seu nascimento, mas jamais amaldiçoou a Deus. Ele reconhece a beleza de Deus em tudo no mundo. Isso é sabedoria de Deus que tudo faz para a humanidade. Nós não podemos esquecer que Deus cuida de nós e nos dá força na doença e nas privações de nossa vida. O sofrimento e a dor nos faz crescer. (cf. Jó 7,1-4.6-7)

Na carta de São Paulo aos coríntios temos essa expressão "ai de mim se não evangelizar". Isso é o principio de vida que movimentou  e norteou a missão de Paulo. Ele passou por muito sofrimento, perseguição, prisão e até o martírio de morte por causa de Cristo. Será que somos capazes de dar a nossa vida pela causa de Cristo e da sua Igreja nos momento de sofrimento, dor e perseguição? Essa situação de nossa missão deve ser pensada e refletida. (cf. 1Cor 9,16-19.22-23)

O evangelista São Marcos nos narra a jornada messiânica de Cristo na Galileia. Lá, Jesus proclama o Reino de Deus e Ele é para todos que ouvem a vontade de Deus em suas vidas. O anuncio da salvação e libertação por Jesus se tornam visíveis nas suas palavras, nos seus gestos e atitudes diante do povo. Jesus é solidário aos doentes e sofredores e é atento a essas necessidades do povo. Assim,  Jesus age a favor dos doentes, curando-os e libertando-os de todo mal. Na casa de Pedro Jesus cura sogra dele e ela imediatamente vêm servi-los. A doença paralisa e a cura liberta e dá vida as pessoas. Toda ação de Jesus é antes preparada na oração e deserto onde Jesus entra em comunhão com Deus Pai. Jesus é vencedor do mal e nos permite estar com Ele, gerando vida nova em nós. Nós devemos abrir o nosso coração para semente de vida que vem de Jesus e aderir a Ele plenamente. (cf. Mc 1,29-39)

Que esta liturgia que estamos celebrando nos ajude a entender o sofrimento e a dor que pode acometer em nossa vida e de todos os doentes que sofrem nesse mundo, principalmente aqueles que são privados de atendimentos do serviço de saúde.
Tudo por Jesus nada sem Maria!!!


Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: