ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Cardeal Meisner: "O grito de Maria contra uma Europa corrompida"

Cardeal Meisner: "O grito de Maria contra uma Europa corrompida"

O arcebispo emérito de Colônia é o enviado especial do papa à Romênia para a inauguração do mosteiro do santuário de Maria-Radna em Timisoara, recentemente restaurado

Por Redação

Roma, 14 de Agosto de 2015 (ZENIT.org)

Na Igreja de hoje, "precisamos de um serviço de busca" para "ajudar as pessoas que se perderam no caminho; para que, do afastamento de Deus, elas passem a ficar perto dele", disse o cardeal alemão Joachim Meisner, arcebispo emérito de Colônia, enviado especial do papa Francisco à Romênia para as celebrações de inauguração do complexo conventual do santuário de Maria-Radna em Timisoara, recentemente restaurado.

O cardeal destacou que as comunidades cristãs "devem construir ‘serviços de busca’ em torno de Maria, que é mestra em procurar e encontrar". Em nenhuma comunidade deve faltar este serviço mariano de busca, para que as muitas pessoas perdidas na civilização do egoísmo possam ser encontradas, disse ele. "Maria aceitou em sua vida a nova ordem de Deus, contra a anarquia que é o declínio da moral e da ética rumo ao pecado; o declínio da verdade rumo à mentira; o declínio da coragem rumo à covardia".

Neste sentido, "é surpreendente o modo como as expectativas de vida eufórica na Europa das últimas décadas se transformou num pessimismo paralisante", observou Meisner. Pior ainda: chega a haver certo "prazer no declínio", ou pelo menos é o que parece quando se leem notícias como o aumento do número de bebês abortados e de idosos abandonados.

"Um verdadeiro prazer no declínio parece ter virado moda até mesmo na Igreja", observou o cardeal: "No coração da Igreja e da teologia não está mais Deus, e sim o homem; a cruz foi nivelada para formar uma linha horizontal, rebaixada do mais para o menos".

Nesta situação, é mais necessário do que nunca o papel de Maria e a sua ordem de vida, reiterou o arcebispo emérito. "Nada deve ter precedência sobre a vontade de Deus". Mesmo que Maria, hoje, "não fizesse nada além de gritar estas palavras na Europa corrompida, ela já faria algo grandioso e capaz de nos salvar".

Nenhum comentário: