ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 9 de agosto de 2015

Deus é o alimento que dá vida definitiva

Deus é o alimento que dá vida definitiva


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando 19º Domingo do tempo comum e nesta liturgia nos faz compreender que Deus tem a preocupação de dar ao ser humano o Pão da vida plena e definitiva. Hoje celebramos o papel do pai que tem na família onde reflete o amor de um Deus zeloso.

Na primeira leitura encontramos a figura de Elias que recebe o pão do céu para que possa ser refeito as suas forças e continuar a missão que Deus lhe impôs. O profeta teve a coragem de acusar o Rei e a rainha de serem a ruina de Israel e ainda desafiou os profetas de Baal e os matou, pois eles eram e davam a sustentação da religião pagã de Jezabel.

O profeta foi perseguido e ameaçado de morte, portanto fugiu e estava cansado, abatido e faminto. Ele descansou de baixo de uma arvore, mas Deus vem em seu socorro e o faz por insistência  alimentar do pão que revigora e dá força. Assim: coma e levante... Desse modo ele volta a caminhada e a missão. Nós podemos tudo com Deus, pois é Ele que nos remete a verdadeira vida. (cf. 1 Rs 19,4-8)

Na carta de São Paulo aos Efésios nos orienta para o significado de aceitar o pão do céu que é viver a autenticidade cristã, isto é praticar a caridade com os irmãos e irmãs de nossa jornada. Somos responsáveis para atenuar o sofrimento de nossos irmãos e irmãs de comunidade. (cf. Ef 4, 30-5,2)

Juntamente com o salmista nós somos convidados a experimentar em nossa vida e constatar que Deus é bom e está ao nosso lado sempre. (cf. Sl 34)

No evangelho de São João prossegue o discurso de Jesus em Carfanaum que apresentara como pão descido do céu para dar a vida do mundo. No deserto há murmuração pela fome, mas houve alimento que saciou o povo e agora Jesus também o alimenta e também será Ele mesmo o alimento que nos dá vida. Isso traz uma reação, resistência  e recusa da parte de alguns que não compreende esta dimensão de fé.

Para receber Jesus em nossa vida precisamos ter fé, pois devemos crer o que Jesus diz: "Eu sou o pão descido do céu… Quem come desse pão viverá eternamente" e "Quem crê, tem a vida eterna. Quem dele comer, não morrerá...". O que significa isso para nós comer a carne de Jesus? Isso é assimilar na nossa vida atitude e gesto de Jesus no mundo que é carente de amor, de justiça, de misericórdia, de perdão e de partilha de dons. (cf. Jo 6,41-51)

Que esta liturgia nos ajude a não desanimar diante dos desafios de construir um reino de justiça para todos, procurando colocar alicerces duradouros que produzem vida e abundância para todos.
Tudo por Jesus , nada sem Maria!!!


Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: