ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 6 de agosto de 2016

A fé deve estar sempre acesa e vigilante



A fé deve estar sempre acesa e vigilante

Palavra de Deus

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando 19º Domingo do Tempo Comum, que vai nos dar pistas para ficarmos atentos e vigilantes na fé sem desanimar apesar da violência, do terrorismo e da maldade das pessoas. A Palavra de Deus nos dá força e nos anima na nossa jornada na terra rumo ao céu. Não devemos ter medo porque Deus está conosco, pois Ele é sempre fiel como foi no passado e é no presente.

No livro da Sabedoria nos mostra a experiência de Israel sobre atuação de Deus na sua historia e é por isso que eles gostavam de recordar a presença de Deus na libertação do seu povo no passado. Isso é prova que com Deus nós podemos superar todas as adversidades do nosso viver. Nada se compara com ação de Deus na nossa vida e na nossa história. (cf. Sb 18,6-9).

Esta leitura nos faz lembrar da Experiência do Povo no Êxodo, isto é, naquela note da libertação quando o Povo de Deus sai do Egito com ajuda de Deus. Para os egípcios foi uma noite de morte e luto devido a não escuta da Palavra de Deus através da boca de Moisés a Faraó. Assim, morreram os primogênitos do Egito enquanto para O povo de Deus foi momento de alegria e de liberdade. Isso aconteceu porque eles creram no propósito de Deus de libertação do Povo que estava no Egito.

Agora o povo ficou livre e começara a caminhar no deserto em busca da terra prometida por Deus. È nesse lugar que Deus espera para selar aliança com seu povo e isso aconteceu. É muito bom recordar os feitos de Deus, pois isso dá esperança e coragem para a caminhada que devemos fazer nesse mundo sem vacilar diante das dificuldades e dos problemas que atinjam a nossa vida.

Na Carta aos Hebreus nos fala do exemplo de Abraão e Sara e eles podem ser modelos de fé para todos que creem em Deus, isto é, como foi  para os povos antigos e como é para nós hoje. Eles acreditaram nas promessas de Deus que iam ter um filho mesmo numa idade avançada e também formar deles um grande povo como de fato aconteceu. É bom sempre ver algo bom acontecer em nossa vida, pois Deus é fiel e quer o bem de todos que creem Nele. (cf. Hb 11,1-2.8-19) Devemos sempre acreditar e isso é fé que ajuda a nos impulsionar para frente diante das promessas de vida eterna e acompanhamento de Deus nesta nossa vida.

O evangelista Lucas nos mostra a experiência dos apóstolos no caminho de Jerusalém com Jesus.  Os discípulos estavam apreensivos e com medo, mas Jesus os encoraja dizendo: "Não temais, pequeno Rebanho, porque é do agrado do Pai dar a vós o Reino". Aqui é sabido que é do agrado de Deus dar para todos o seu Reino . Para isso é preciso estar em atitude de vigília e de espera, sem desanimar. Estar precavido e confiante em Deus. Assim Jesus ilustra para eles e para nós hoje três parábolas: Os Servos que esperam o Senhor voltar do casamento, O Ladrão que chega de surpresa e  o Administrador fiel. (cf. Lc 12,32-48)

Todas essas parábolas nos falam de vigilância, pois o bem que nós devemos possuir é dado para aqueles que tem atitude de vigia, de guarda e de fidelidade.

Queridos irmãos e irmãs, que esta liturgia desse domingo seja uma alerta e também de esperança para as maravilhas que Deus tem reservado para aqueles que são fiéis a Ele e também para todos que seguem a sua Palavra, fazendo a sua vontade que é viver o amor, a partilha, o perdão e ter atitude de misericórdia para consigo e para com todos que estão na comunidade, na vida e no mundo.


Tudo por Jesus nada sem Maria!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: