ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Reflexão Papa Francisco em Assis para o aniversário do Perdão

Reflexão Papa Francisco em Assis para o aniversário do Perdão

Publicado por ZENIT Staff em 04 de agosto de 2016

_DSC4881
Esta tarde, o Papa Francis deixou o Vaticano a partir do heliporto nos jardins do Vaticano viajar para Santa Maria degli Angeli, em Assis, por ocasião do oitavo centenário do Perdão de Assis.

Após o desembarque no campo de esportes "Migaghelli" em Santa Maria degli Angeli (Assis), o Papa foi recebido pelo arcebispo Domenico Sorrentino de Assis-Nocera, Umbra-Gualdo Tadino, e outros funcionários.

O Santo Padre, em seguida, transferido de carro para a Basílica de Santa Maria degli Angeli.

Papa Francisco, em seguida, entrou na Porciúncula onde ele orou em silêncio. Ele então se mudou para a Basílica de Santa Maria, onde ele ofereceu uma mediação na passagem do Evangelho de Mateus 18: 21-35. No final de sua meditação, o Santo Padre saudou os Bispos presentes e do Superior Geral da Ordem Franciscana. Ele então foi para a enfermaria do convento para se encontrar com aqueles que estavam doentes e seus cuidadores. Finalmente ele foi para a praça em frente de Santa Maria degli Angeli Basilica para saudar os fiéis se reuniram em frente.

Ele concluiu sua visita torno de 18:00 e viajou de carro para o campo "Migaghelli" esportes para sua viagem de volta ao Vaticano de helicóptero.

Abaixo está uma tradução do Vaticano do texto da meditação Papa Francisco na Basílica de Santa Maria degli Angeli, em Assis:

__

Queridos irmãos e irmãs,

Hoje eu gostaria, antes de tudo, recordar as palavras que, de acordo com uma antiga tradição, São Francisco falou neste mesmo lugar, na presença de todos os habitantes da cidade e bispos: "Eu quero enviar-lhe todas para o céu!" que coisa mais fina poderia o Pobrezinho de Assis pedir, se não o dom da salvação, a vida eterna e alegria sem fim, que Jesus conquistou para nós pela sua morte e ressurreição?

Além disso, o que é o céu se não o mistério de amor que eternamente nos une a Deus, contemplar-lo para sempre? A Igreja sempre professou isto expressando sua crença na comunhão dos santos. Nós nunca estamos sozinhos em viver a fé; fazemo-lo na companhia de todos os santos e de nossos entes queridos que praticavam a fé com alegre simplicidade e testemunharam a ele por suas vidas. Há uma ligação, invisível, mas nem por isso menos real, o que nos faz, pelo batismo, "um só corpo" movido por "um Espírito" (cf. Ef 4: 4). Quando São Francisco pediu o Papa Honório III para conceder uma indulgência a todos os que visitaram a Porciúncula, ele talvez estivesse pensando das palavras de Jesus aos discípulos: "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos disse que eu vou preparar um lugar para você? E quando eu for e vos preparar um lugar para você, virei novamente e levá-lo para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também "(Jo 14: 2-3).

Perdão - perdão - é certamente a nossa rota direta para aquele lugar no céu. Aqui na Porciúncula tudo nos fala de perdão! Que grande dom que o Senhor nos deu na ensinando-nos a perdoar e, desta forma tocar misericórdia do Pai! Acabámos de ouvir a parábola que Jesus nos ensina a perdoar (cf. Mt 18: 21-35). Por que devemos perdoar alguém que nos ofendeu? Porque fomos perdoados primeiro lugar, e infinitamente mais. A parábola, diz exatamente isso: assim como Deus nos perdoou, assim também nós devemos perdoar aqueles que nos fazem mal. O mesmo acontece com a oração que Jesus nos ensinou, o Pai Nosso, na qual dizemos: "Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mt 6:12). As dívidas são os nossos pecados aos olhos de Deus e aos nossos devedores são aqueles que nós, de nossa parte, devemos perdoar.

Cada um de nós pode ser que servo da parábola sobrecarregados com uma tão grande dívida que ele nunca poderia pagá-lo. Quando nos ajoelhamos diante do sacerdote no confessionário, fazemos exatamente o que aquele servo fez. Nós dizemos: "Senhor, tem paciência comigo". Estamos bem conscientes das nossas muitas falhas e ao fato de que, muitas vezes, cair de volta para os mesmos pecados. No entanto, Deus não se cansa de nos oferecer o seu perdão cada vez que pedir para ela. O seu é um perdão que é plena e completa, que nos assegura que, mesmo se cair de volta para os mesmos pecados, ele é misericordioso e nunca deixa de nos amar. Como o mestre da parábola, Deus sente compaixão, uma mistura de piedade e amor; é assim que o Evangelho descreve a misericórdia de Deus para conosco. Nosso Pai é movido à compaixão sempre que se arrependem, e ele nos envia para casa com o coração calmo e em paz. Ele nos diz que tudo é remetido e perdoado. O perdão de Deus não conhece limites; que é maior do que qualquer coisa que possamos imaginar e se trata de todos os que sabem em seus corações que eles têm feito errado e desejo de voltar a ele. Deus olha para o coração que busca o perdão.

O problema, infelizmente, vem sempre que tem que lidar com um irmão ou irmã que tenha até mesmo um pouco nos ofendeu. A reacção descrita na parábola descreve-o perfeitamente: "Ele agarrou-o pelo pescoço e disse, 'pagar o que deve!'" (Mt 18:28). Aqui nos deparamos com todo o drama das nossas relações humanas. Quando estamos em débito com os outros, esperamos que a misericórdia; mas quando os outros estão em dívida conosco, exigimos justiça! Esta é uma reação indigno dos discípulos de Cristo, nem é o sinal de um estilo de vida cristão. Jesus nos ensina a perdoar e a fazê-lo sem limites: "Eu não digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete" (v 22).. O que ele nos oferece é o amor do Pai, não nossas próprias reivindicações de justiça. Para confiar no último por si só não seria o sinal de que somos discípulos de Cristo, que obtiveram misericórdia ao pé da cruz exclusivamente em virtude do amor do Filho de Deus. Não nos esqueçamos, então, a palavra dura no final da parábola: "Assim também meu Pai celeste vai fazer para cada um de vós, se você não perdoar seu irmão de seu coração" (v 35)..

Queridos irmãos e irmãs, o perdão de que São Francisco fez-se um "canal" aqui na Porciúncula continua a "trazer o céu", mesmo depois de oito séculos. Neste Ano Santo da Misericórdia, torna-se cada vez mais claro que o caminho do perdão pode realmente renovar a Igreja e para o mundo. Para oferecer o mundo de hoje o testemunho da misericórdia é uma tarefa a partir da qual nenhum de nós pode sentir-se isentos. O mundo precisa de perdão; muitas pessoas são apanhados em ressentimento e do porto ódio, porque eles são incapazes de perdoar. Eles arruinar as suas próprias vidas e as vidas daqueles ao seu redor, em vez de encontrar a alegria de serenidade e paz. Peçamos a São Francisco para interceder por nós, para que possamos ser sempre humildes sinais de perdão e de canais de misericórdia.

Nenhum comentário: