ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Texto da In-Flight Conferência de Imprensa

Texto da In-Flight Conferência de Imprensa

Screen Shot 2016/07/31 em 12.29.30 PM


Publicado por ZENIT Staff em 01 de agosto de 2016

Screen Shot 2016/07/31 em 12.29.30 PM
Domingo à noite, durante o vôo de Cracóvia a Roma, no final do Papa Francis 'Viagem Apostólica à Polónia por ocasião da Jornada Mundial da Juventude 31, ele se reuniu com jornalistas a bordo do avião em uma conferência de imprensa.

Aqui é uma tradução ZENIT da transcrição da conferência.

* * *

(Padre Lombardi)

Santo Padre, muito obrigado por estarem conosco aqui, no retorno desta viagem. Não obstante tempestade desta noite, parece-me que tudo correu muito bem, que estamos todos muito felizes e satisfeitos com estes dias e espero que você também está. Como de costume, vamos pedir-lhe algumas perguntas. No entanto, se você gostaria de dizer algo a título de introdução, estamos à sua disposição.

(Papa Francisco)

Boa noite, e agradeço-lhe pelo seu trabalho e sua empresa. Eu gostaria de dar-lhe, porque você são seus companheiros de trabalho, as minhas condolências pela morte de Anna Maria Jacobini. Hoje recebi sua irmã, sobrinho e sobrinha, eles estavam tão triste por isso. É uma tristeza de esta viagem.

Então eu gostaria de agradecer ao Pai Lombardi e Mauro De Horatis, porque esta é a última viagem que eles fazem com a gente. Padre Lombardi foi à Rádio Vaticano há mais de 25 anos e, em seguida, 10 no Serviço de Imprensa. E Mauro foi encarregado da bagagem nos vôos para 37 anos. Agradeço Mauro e Pai Lombardi muito. E então, no final, vamos agradecê-los com um bolo.

E eu estou à sua disposição. A viagem é breve. Vamos fazê-lo rapidamente neste momento.

(Padre Lombardi)

Obrigado, Santo Padre. Teremos a primeira pergunta feita como de costume por um dos nossos colegas polacos - Magdalena Wolinska de TVP.

(Magdalena Wolinska - TVP - Telewizia Polska)

Santo Padre, em seu primeiro discurso em Wawel, logo após a chegada a Cracóvia, você disse que estava feliz em começar a conhecer Europa Oriental Central, de fato, com a Polónia. Em nome de nossa nação, eu gostaria de perguntar como você experimentou este Polónia ao longo destes cinco dias? O que você pensou disso?

(Papa Francisco)

Foi um Poland especial, porque era uma Poland "invadido" mais uma vez, mas desta vez por jovens! Pelo que eu vi de Cracóvia, é tão bonito. O povo polaco estão tão entusiasmados. Olhe para esta noite - com a chuva, ao longo das ruas, e não apenas os jovens, também velhinhas ... É bondade, nobreza. Eu tive uma experiência de saber poloneses quando eu era uma criança: depois da Guerra, muitos poloneses vieram para trabalhar onde meu pai trabalhava. Eles eram boas pessoas, e este <pensou> permaneceu no meu coração. Eu descobri esta bondade de vocês uma coisa linda. Obrigado!

(Padre Lombardi)

Agora vamos dar a palavra a outro colega polaco, Urzula Rzepczak de Polsat.

(Urzula Rzepczak - Polsat)

Santo Padre, os nossos jovens foram movidos por suas palavras, o que correspondeu muito bem a sua realidade e seus problemas. Mas em seus endereços que também usou palavras e expressões próprias da linguagem dos jovens. Como você se preparou para isso? Como você foi capaz de dar tantos exemplos tão perto de sua vida, os seus problemas e com as suas palavras?

(Papa Francisco)

Eu gosto de conversar com os jovens, e eu gosto de ouvir os jovens. Eles sempre me colocou em dificuldade, porque eles dizem coisas para mim que eu não tenha pensado ou que eu tenha apenas metade pensado - jovens inquietos, os jovens criativos. Eu gosto deles e aprender que a linguagem deles. Muitas vezes eu tenho que perguntar: "Mas o que isso quer dizer?" - E eles me explicar o que isso significa. Eu gosto de conversar com eles. Eles são o nosso futuro e devemos dialogar. Este diálogo entre o passado eo futuro é importante. É por isso que insisto tanto a relação entre jovens e avós, e quando digo "avós" Eu quero dizer o mais antigo e não tanto os idosos - Mas eu sim! - Para dar também a nossa experiência, de modo que eles escutam o passado, a história e levá-lo e levá-lo para a frente com a coragem do presente, como eu disse esta noite. É importante, importante! Eu não gosto de ouvi-lo disse: "Mas estes jovens dizem coisas tolas!" Também dizemos muitas coisas tolas <>! Os jovens dizem coisas tolas e coisas boas, como nós, como todos. Mas é necessário ouvi-los, falar com eles, porque temos de aprender com eles, e eles devem aprender com a gente. É como esta. E assim a história é feita e por isso cresce sem fechamentos, sem censuras. Eu não sei, é como este. Então eu aprender essas palavras.

(Padre Lombardi)

Muito obrigado. E agora vamos dar a palavra a Marco Ansaldo de "La Repubblica", que faz a pergunta para o grupo italiano.

(Marco Ansaldo - La Repubblica)

Santidade, de acordo com a quase totalidade dos observadores internacionais, a repressão na Turquia e os quinze dias que se seguiram ao golpe, foi, talvez, pior do que o golpe de Estado. Categorias inteiras foram afetados: militares, magistrados, administradores públicos, diplomatas e jornalistas. Cito dados do governo turco: fala-se de mais de 13.000 prisões, um adicional de 50.000 pessoas "saquearam" - um expurgo. Anteontem, em face das críticas estrangeiras, presidente Recep Tayyip Eerdogan disse: "Preste atenção aos seus próprios assuntos" Nós gostaríamos de lhe perguntar: por que não interveio, não tenho falado até agora? Você está com medo, talvez, de que poderia haver perseguições contra a minoria católica na Turquia? Obrigado.

(Papa Francisco)

Quando eu tinha a dizer algo que a Turquia não gostou, mas da qual eu estava certo, eu disse que com as consequências que conhece. Eu disse essas palavras ...; Eu estava certo. Eu não falei porque eu ainda não tenho certeza, com a informação que eu recebi, do que está acontecendo lá. I ouvir a informação que chega a Secretaria de Estado, e também a de alguns analistas políticos importantes. Eu também estou estudando a situação com os colaboradores da Secretaria de Estado ea situação ainda é incerto. É verdade, o mal aos católicos deve ser sempre evitado - e todos nós fazer isso - mas não ao preço da verdade. Não é a virtude da prudência - isto deve ser dito, quando e como, mas no meu caso sois testemunhas de que, quando eu tinha a dizer algo que causa a Turquia, eu disse isso.

(Padre Lombardi)

Agora vamos dar a palavra ao Frances D'Emilio, que é o colega de Associated Press, o grande Agência idioma Inglês.

(Frances D'Emilio - Associated Press)

Boa noite. A minha pergunta é uma que muitos se perguntam hoje em dia, porque ele veio à tona na Austrália que a polícia australiana está a investigar novas acusações contra o cardeal Pell, e desta vez as acusações têm a ver com abuso de menores, que são muito diferente do anterior acusações. A pergunta que me faço, e que muitos outros fazem é: na sua opinião, qual seria a coisa certa a fazer para o Cardeal Pell, dada a grave situação, a posição muito importante ea confiança dispõe da sua parte?

(Papa Francisco)

Obrigado. A primeira notícia que chegou foi confuso. Foi informações de há 40 anos e nem mesmo a polícia prestou atenção a ele inicialmente - algo confuso. Então, todas as denúncias foram apresentadas à Justiça e, neste momento, eles estão nas mãos da Justiça. Não devemos julgar perante os juízes da Justiça. Se eu desse uma sentença a favor ou contra o cardeal Pell, não seria bom, porque eu seria a julgar pela primeira vez. É verdade; não há dúvida. E há aquele princípio claro da lei: in dubio pro reo Temos de esperar para a Justiça e não ter um julgamento de mídia em primeiro lugar, porque isso não ajuda - o julgamento de fofocas, e depois.? Não sabemos como ele vai sair. Preste atenção ao que Justiça decide; uma vez Justiça tem falado, eu falarei. Obrigado.

(Padre Lombardi)

Agora vamos dar a palavra a Hernan Reyes de Telam. Como sabemos, ele é argentino e ele passou a representar a América Latina em nosso meio.

(Hernan Reyes)

Santidade, como você está após a queda no outro dia? Nós vemos que você está bem. Esta é a primeira pergunta. A segunda: na semana passada, o Secretário-Geral da Unasul, Ernesto Samper, falou de uma mediação do Vaticano na Venezuela. É um diálogo concreto? Será esta uma possibilidade real? E como você acha que esta mediação, com a missão da Igreja, pode ajudar a estabilizar o país?

(Papa Francisco)

Primeiro: a queda. Eu estava olhando para Nossa Senhora e eu esqueci o passo. Eu tinha o turíbulo na minha mão. Quando eu percebi que estava caindo Eu me deixei cair, e isso me salvou, porque se eu tivesse resistido, eu teria sofrido consequências. Nada <está errado>, eu sou muito bem.

O segundo foi? Venezuela. Dois anos atrás, eu tive uma reunião muito, muito positiva com o presidente Maduro. Então ele perguntou para uma audiência no ano passado: era um domingo, um dia após a minha chegada de Sarajevo. No entanto, ele então cancelada essa reunião, porque ele estava doente com otite e ele não pôde vir. Então, depois disso, eu deixar algum tempo passar e eu escrevi-lhe uma carta. Houve contatos - você mencionou um deles - para uma eventual reunião. Sim, com as condições que estão definidos nesses casos. E há o pensamento de que, neste momento, mas eu não tenho certeza, e eu posso assegurá-lo disso. Isto está claro? Não tenho a certeza que no grupo de mediação alguém - e eu não sei se o governo também, mas eu não tenho certeza - quer um representante da Santa Sé. Este foi o caso até o momento em que saiu de Roma. Mas os indivíduos <> estão lá. No grupo há Zapatero de Espanha, Torrijos e outra pessoa, e foi dito a quarta parte da Santa Sé. Mas eu não tenho certeza sobre isso.

(Padre Lombardi)

Agora vamos dar a palavra a Antoine-Marie Izoard de I.Media, da França. E nós sabemos o que a França está enfrentando estes dias ...

(Antoine-Marie Izoard - I.Media)

Santo Padre, antes de mais, expressar os meus melhores desejos para você, para o padre Lombardi, e também ao padre Spadaro para a festa de Santo Inácio.

A questão é um pouco mais difícil. Os católicos estão sob choque - e não só em França - após o terrível assassinato do Padre Jacques Hamel em sua igreja, enquanto ele estava celebrando missa Quatro dias atrás, aqui, você disse novamente que todas as religiões querem a paz.. Mas esse santo sacerdote de 86 anos de idade, foi claramente morto em nome do Islã. Assim, Santo Padre, tenho duas perguntas breves. Quando você fala de estes actos de violência, por que você sempre falar de terroristas e nunca do Islã? Você nunca usar a palavra "Islã". E então, além das orações e diálogo, que são obviamente muito essencial, o que iniciativa concreta pode você realizar ou talvez sugerir a opor-se à violência islâmica? Obrigado, Santidade.

(Papa Francisco)

Eu não gosto de falar de violência islâmica porque todos os dias quando eu folhear os jornais vejo violência aqui na Itália: aquele que mata sua noiva-a-ser, outro que mata sua mãe-de-lei ... E estes são batizados católicos violentos! Eles são católicos violentos. Se eu falava da violência islâmica, eu também deve falar da violência Católica. Nem todos os muçulmanos são violentos; não todos os católicos são violentos. É como uma salada de frutas, há um pouco de tudo, há indivíduos violentos dessas religiões. Uma coisa é verdade: Eu acredito que em quase todas as religiões, há sempre um grupo fundamentalista pequena. Fundamentalistas, nós os temos. E quando o fundamentalismo chega a matar - mas pode-se matar com a língua, e o Apóstolo Tiago diz isso, não eu, e também com uma faca - Eu acredito que não é certo para identificar o Islã à violência. Isso não está certo e não é verdade! Tive uma longa conversa com o Grande Imã de Al-Azar Universidade e eu sei o que eles pensam: eles procuram paz, encontro. O Núncio de um país Africano me disse que há sempre uma fila de pessoas na capital - é sempre cheio! - A Porta Santa do Jubileu: alguns se aproximam dos confessionários, outros oram nos bancos. Mas a maioria ir em frente para orar no altar de Nossa Senhora: são muçulmanos que querem <participar> Jubileu; Eles são irmãos. Quando eu estava na África Central, fui para eles eo Imam mesmo veio para o papa-móvel. Uma podem coexistir bem, mas há pequenos grupos fundamentalistas. E eu também me pergunto quantos jovens - como muitos jovens, que nós, europeus tenham deixado vazio de ideais, que não têm trabalho, que levam às drogas, ao álcool ... ir lá e se inscrever em grupos fundamentalistas. Sim, podemos dizer que o chamado ISIS é um Estado islâmico que se apresenta como violento, porque quando eles têm-nos ver os seus cartões de identidade que nos fazem ver como na costa da Líbia eles cortaram as gargantas de egípcios, ou coisas desse tipo . Mas este é um pequeno grupo fundamentalista, que é chamado ISIS. Mas não podemos dizer - eu não acho que isso é verdade ou para a direita <dizer> - que o Islã é terrorista.

(Antoine-Marie Izoard)

Uma iniciativa de vocês para se opor ao terrorismo, a violência ...

(Santo pai)

O terrorismo é em todos os lugares! Pense do terrorismo tribal de alguns países africanos ... Terrorismo - Eu não sei se eu deveria dizer isso porque é um pouco perigoso - cresce quando não há outra opção, quando o deus dinheiro e não a pessoa - homem e mulher - é um centro da economia global. Este é o primeiro terrorismo agora. Tem jogado para fora da maravilha da Criação, homem e mulher, e colocar dinheiro lá. Isso é terrorismo de base contra toda a humanidade. Pense nisso.

(Padre Lombardi)

Obrigado, Santidade. Como o anúncio foi feito esta manhã que o Panamá será a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, um colega é aqui que quer dar-lhe um pequeno presente para prepará-lo para este dia.

(Javier Martinez Brocal - Roma Reports)

Santo Padre, o senhor disse anteriormente, na reunião com os voluntários, que, talvez, você pode não estar no Panamá. E você não pode fazer isso, porque nós esperam por você no Panamá!

(Papa Francisco, em espanhol)

Se eu não for, Peter vai estar lá!

(Javier Martinez Brocal)

Nós acreditamos que você vai estar lá! Em nome dos panamenhos, eu trago-lhe duas coisas: uma camisa com o número 17, que é a data de seu nascimento, e o chapéu que campesinos do Panamá desgaste. Eles me pediram para ter você colocá-lo ... se você desejo saudar os panamenhos ... Obrigado!

(Papa Francisco, em espanhol)

Muito obrigado, panamenhos, para isso. Eu espero que você vai preparar-se bem, com a mesma força, a mesma espiritualidade e a mesma profundidade com que os poloneses se prepararam, os inhabitatnts de Cracóvia e todos os poloneses.

(Antoine-Marie Izoard)

Santidade, em nome dos meus jornalistas colega, porque eu estou um pouco obrigados a representá-los, eu também gostaria de dizer duas palavras, se você me permitir santidade, sobre o Padre Lombardi, para agradecer-lhe.

É impossível resumir 10 anos de presença do Pai Lombardi na Sala de Imprensa: com o Papa Bento, em seguida, um inédito de interregno e depois da sua eleição, Santo Padre, e as surpresas posteriores. O que certamente pode ser dito é a disponibilidade constante, empenho e dedicação do Padre Lombardi; sua incrível capacidade de responder ou não responder às nossas perguntas, muitas vezes estranho, e isso também é uma arte. E então, também, o seu humor um pouco britânica: em todas as situações, mesmo o pior. E temos tantos exemplos disso.

[Dirigindo-se padre Lombardi] Nós, obviamente, acolher com alegria os seus sucessores, dois bons jornalistas, mas não se esqueça que você, além de ser um jornalista, foram e ainda são um padre e também um jesuíta. Nós não deixará de celebrar dignamente em setembro sua partida para outros serviços, mas queremos expressar-lhe os nossos melhores desejos já hoje - os melhores desejos para a festa de Santo Inácio e, em seguida, para uma vida longa, de 100 anos, como eles dizem ., na Polónia, de serviço humilde Stolat é dito na Polónia: Stolat padre Lombardi!

[Texto original: italiano] [Tradução realizada por Zenit]

Nenhum comentário: