ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 30 de julho de 2016

Homilia do Papa na João Paulo II Santuário

Homilia do Papa na João Paulo II Santuário

Queridos irmãos e irmãs, não podemos ficar fechados no nosso canto por medo ou por preguiça, mas precisamos sair para o mundo e levar a pessoa viva de Jesus com o nosso testemunho de vida.
A porta sempre se abre para Cristo quando nós estamos dispostos a participar da comunidade onde podemos trabalhar na missão de evangelizar a todos que precisam de nossa ajuda. O mundo se torna lindo e colorido quando o nosso coração se liberta do mal e do pecado. Somos Igreja de Cristo que quer que nós sejamos mensageiros da misericórdia e do perdão de Deus a o mundo carente de perdão. (bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha)

SS. Papa Francesco - Viaggio Polonia GMG-Messa Santuario S. Giovanni Paolo II 30-07-2016 @Servizio Fotografico - L'Osservatore Romano

Publicado por ZENIT Staff em 30 de julho de 2016

SS. Papa Francesco - Viaggio Polonia GMG-Messa Santuario S. Giovanni Paolo II 30-07-2016 

@Servizio Fotografico - L'Osservatore Romano
A
qui é uma tradução do Vaticano do texto da homilia o Papa Francisco nesta manhã em uma missa que celebrou em Cracóvia, no Santuário de St John Paul II com os sacerdotes, seminaristas e religiosos da Polônia. No Santuário, ele passou através da Porta Santa da Misericórdia, bem como ouviu as confissões de alguns jovens.

Homilia de Sua Santidade o Papa Francis

Missa com sacerdotes, religiosos, pessoas consagradas e seminaristas

Cracóvia, 30 de julho de 2016

As palavras do Evangelho que acabamos de ouvir (cf. Jo 20, 19-31) fala-nos de um lugar, um discípulo e um livro.

O lugar é onde os discípulos se reuniram na noite de Páscoa; lemos só isso as suas portas foram fechadas (cf. v. 19). Oito dias depois, os discípulos estavam mais uma vez ali reunidos, e as portas ainda estavam fechadas (cf. v. 26). Jesus entra, fica no meio deles e lhes traz a sua paz, do Espírito Santo e o perdão dos pecados: em uma palavra, a misericórdia de Deus. Por trás dessas portas fechadas, ressoa o chamado de Jesus aos seus seguidores: "Como o Pai me enviou, também eu vos envio" (v. 21).

Jesus envia. Desde o início, ele quer que seu ser uma Igreja em movimento, uma Igreja que sai para o mundo. E ele quer fazer isso da mesma maneira que ele fez. Ele não foi enviado ao mundo pelo Pai para exercer o poder, mas para tomar a forma de servo (cf. Fl 2, 7); ele não veio "para ser servido, mas para servir" (Mc 10:45) e para levar a Boa Nova (cf. Lc 4:18). Da mesma forma, seus seguidores são enviados em todas as épocas. O contraste é gritante: enquanto os discípulos tinham fechado as portas por medo, Jesus envia-los em missão. Ele quer que eles para abrir as portas e sair para espalhar perdão e paz de Deus, com o poder do Espírito Santo.

Esta chamada também é dirigida a nós. Como podemos deixar de ouvir o seu eco no grande apelo de S. João Paulo II: "Abra as portas"? No entanto, na nossa vida de sacerdotes e de pessoas consagradas, que muitas vezes pode ser tentado a permanecer fechado, por medo ou conveniência, dentro de nós e ao nosso redor. Mas Jesus nos dirige a uma rua de mão única: a de que vai adiante de nós mesmos. É uma viagem só de ida, sem bilhete de regresso. Trata-se de fazer um êxodo de nós mesmos, perdendo nossas vidas por causa dele (cf. Mc 8:35) e estabelecendo no caminho da auto-doação. Nem Jesus como viagens feitas no meio do caminho, portas semi-fechados, vidas vividas em duas faixas. Ele nos pede para embalar levemente para a viagem, para definir a renunciar a nossa própria segurança, com ele sozinho como a nossa força.

Em outras palavras, a vida dos discípulos mais próximos de Jesus, que é o que nós somos chamados a ser, é moldada pelo amor concreto, um amor, em outras palavras, marcada pelo serviço e disponibilidade. É uma vida que não tem espaços fechados ou propriedade privada para nosso próprio uso. Aqueles que optarem por modelar a vida inteira em Jesus não escolher os seus próprios lugares; eles vão para onde são enviados, em resposta pronta para aquele que chama. Eles nem sequer escolher seus próprios tempos. A casa onde vivem não pertence a eles, porque a Igreja e para o mundo são os espaços abertos da sua missão. Sua riqueza é colocar o Senhor no meio de suas vidas e buscar mais nada para si. Então, eles fogem a satisfação de estar no centro das coisas; eles não construir sobre as bases instáveis ​​de poder mundano, ou em resolver os confortos que a evangelização compromisso. Eles não perdem tempo planejando um futuro seguro, para que não corre o risco de tornar-se isolado e sombrio, fechado dentro das paredes estreitas de um egocentrismo triste e desesperada. Encontrando a sua felicidade no Senhor, eles não se contentam com uma vida medíocre, mas queimar com o desejo de testemunhar e chegar aos outros. Eles gostam de correr riscos e definir, não se limitando a trilhas já abriram, mas aberto e fiel aos caminhos apontados pelo Espírito. Ao invés de apenas chegando, eles se alegram de evangelizar.

Em segundo lugar, o Evangelho de hoje nos apresenta a um discípulo que tem o nome: Thomas. Em sua hesitação e seus esforços para compreender, este discípulo, embora um pouco teimoso, é um pouco como nós e vamos encontrá-lo agradável. Sem saber, ele nos dá um grande presente: ele nos aproxima de Deus, porque Deus não esconde daqueles que o buscam. Jesus mostra Thomas suas chagas gloriosas; ele o faz tocar com a mão a ternura infinita de Deus, os sinais vívidas de quanto ele sofreu por amor a humanidade.

Para nós que somos discípulos, é importante para colocar nossa humanidade em contato com a carne do Senhor, para trazer a ele, com total confiança e sinceridade absoluta, todo o nosso ser. Como Jesus disse a Santa Faustina, ele é feliz quando dizemos-lhe tudo: ele não está entediado com as nossas vidas, o que ele já sabe; ele espera por nós para dizer a ele mesmo sobre os acontecimentos do nosso dia (cf. Diário, 06 de setembro de 1937). Esse é o caminho para buscar a Deus: através da oração que é transparente e sem medo de entregar-lhe nossos problemas, nossas lutas e nossa resistência. O coração de Jesus é conquistado pela abertura sincera, por corações capazes de reconhecer e de luto pela sua fraqueza, mas confiando que precisamente há misericórdia de Deus estará ativo.

O que Jesus nos pede? Ele deseja corações que são verdadeiramente consagrados, corações que chamam a vida a partir de seu perdão, a fim de derramá-lo com compaixão para os nossos irmãos e irmãs. Jesus quer que os corações que estão abertos e apresentação de propostas para os fracos, nunca corações que estão endurecidos. Ele quer corações dóceis e transparentes que não dissimular diante daqueles a quem a Igreja designa como nossos guias. Discípulos não hesite em fazer perguntas, eles têm a coragem de enfrentar os seus receios e trazê-los para o Senhor, para seus formadores e superiores, sem cálculos ou reticências. Um discípulo fiel se envolve em discernimento vigilante constante, sabendo que o coração deve ser treinado diariamente, começando com os afetos, a fugir de toda forma de duplicidade de atitudes e na vida.

O Apóstolo Thomas, na conclusão de sua busca apaixonada, não só passou a acreditar na ressurreição, mas encontrou em Jesus o maior tesouro da sua vida, o seu Senhor. Ele diz a Jesus: "Meu Senhor e meu Deus!" (V 28).. Faríamos bem a cada dia para orar estas palavras magníficas, e dizer ao Senhor: Tu és o meu um tesouro, o caminho que deve seguir, o núcleo da minha vida, meu tudo.

O último versículo do evangelho de hoje fala de um livro: é o Evangelho que, dizem-nos, não contém todos os muitos outros sinais que Jesus trabalhados (v 30).. Após o grande sinal da sua misericórdia, podemos dizer que não há mais a necessidade de adicionar outro. Mas um desafio se mantém. Há espaço para os sinais que precisam ser trabalhados por nós, que receberam o Espírito de amor e são chamados para espalhar misericórdia. Pode-se dizer que o Evangelho, o livro vivo da misericórdia de Deus que deve ser continuamente ler e reler, ainda tem muitas páginas em branco à esquerda. Resta um livro aberto que somos chamados a escrever no mesmo estilo, pelas obras de misericórdia que praticamos. Deixe-me perguntar-lhe isto: Quais são as páginas de seus livros como? eles estão em branco? Que a Mãe de Deus nos ajudar neste processo. Ela, que acolheu plenamente a palavra de Deus em sua vida (cf. Lc 8: 20-21), dai-nos a graça de sermos escritores vivos do Evangelho. Que a nossa Mãe de misericórdia nos ensinam como cuidar concreta das chagas de Jesus em nossos irmãos e irmãs necessitados, aqueles perto e os de longe, os doentes e os migrantes, porque, por servir aqueles que sofrem honramos a carne de Cristo. Que a Virgem Maria nos ajude a passar-nos completamente para o bem dos fiéis confiados a nós, e para mostrar preocupação com uns aos outros como verdadeiros irmãos e irmãs na comunhão da Igreja, nossa santa Mãe.

Queridos irmãos e irmãs, cada um de nós tem em seu coração uma página muito pessoal do livro da misericórdia de Deus. É a história de nossa própria vocação, a voz do amor que nos atraiu e transformou a nossa vida, levando-nos a deixar tudo na sua palavra e a segui-lo (cf. Lc 5,11). Hoje vamos agradecidamente reavivar a memória de sua chamada, que é mais forte do que qualquer resistência e cansaço da nossa parte. À medida que continuamos a celebração da Eucaristia, o centro de nossas vidas, damos graças ao Senhor por ter entrado através das nossas portas fechadas com a sua misericórdia, para chamar-nos, como Thomas, por nome, e por nos dar a graça de continuar a escrever seu Evangelho de amor.

© Direitos de autor - Libreria Editrice Vaticana

Nenhum comentário: