ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 10 de julho de 2016

Domingo do Bom Samaritano


Publicado por ZENIT Staff em 10 de julho de 2016


Angelus 30 de agosto de 2015


Angelus 30 de agosto de 2015
Abaixo está uma tradução ZENIT do Angelus o Papa Francis 'hoje ao meio-dia aos fiéis na Praça de São Pedro:


Antes do Angelus:

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje, a liturgia nos fala sobre a parábola do "Bom Samaritano", tirada do Evangelho de Lucas (10: 25-37). Ele, por sua história simples e inspiradora, indica um modo de vida, em que o centro de gravidade não é a nós mesmos, mas outros, com suas dificuldades, que nós encontramos no nosso caminho e que nos fazem questionar a nós mesmos. Outros fazem-nos questionar a nós mesmos. E quando os outros não têm esse efeito sobre nós, algo que não é certo; algo em tais corações não é cristã. Jesus usa esta parábola ao falar com o doutor da lei sobre o duplo mandamento que lhe permite entrar na vida eterna: '(. Vv 25-28). Amar a Deus com todo o coração e ao próximo como a si mesmo' "Sim - responde que doutor da lei- mas, diga-me:" Quem é o meu próximo "(V. 29)?. Nós também podemos perguntar-nos esta pergunta: Quem é o meu próximo? Quem eu amo como a mim mesmo? Meus parentes? Meus amigos? Meus compatriotas? Aqueles da mesma religião? ... Quem é o meu próximo?

E Jesus responde com uma parábola. Um homem, na estrada de Jerusalém a Jericó, foi agredido, espancado e abandonado pelos ladrões. Descendo essa mesma rua foram um sacerdote e depois um levita, que, ao ver o homem ferido, não pare e vá em frente passado (vv. 31-32). Em seguida, um samaritano, ou seja, um habitante de Samaria e, como tal, desprezado pelos judeus por não observar a verdadeira religião; e, no entanto, ele mesmo, quando viu que o pobre coitado, "foi movido de compaixão. Ele se aproximou dele e enfaixado suas feridas [...], levou-o para uma estalagem e cuidou dele "(vv 33-34.); e no dia seguinte, coloque-o aos cuidados do gerente, pagou por ele e disse que iria pagar tudo o resto (cf. v. 35).

Neste ponto, Jesus voltou-se para o doutor da lei e perguntou-lhe: "Qual destes três, em sua opinião, foi o próximo a vítima dos ladrões" E é claro - porque ele era inteligente - responde: "O que tratou-o com misericórdia "(vv. 36-37). Com estas palavras, Jesus inverteu a nossa maneira de ver as coisas. Não cabe a nós tentar classificar as pessoas, para ver se eles contam como nossos vizinhos. Em vez disso, a decisão de ser ou não ser um vizinho, depende de nós. Depende de mim. Depende de mim ser ou não ser um vizinho para a pessoa que eu encontro que precisa da minha ajuda, mesmo se ele é um estranho, ou mesmo hostil. E Jesus conclui: "Vá e faça o mesmo" (v 37).. É uma grande lição! E Ele diz a cada um de nós: "Vá e faça o mesmo", especialmente ao irmão ou irmã que você vê em apuros. "Vá e faça o mesmo." "Faça boas obras, não basta dizer palavras que vão para o vento. A música vem à mente: ". Palavras, palavras, palavras" Não. Por favor, faça. Aja. E pelas boas obras que fazemos com amor e alegria para os outros, a nossa fé cresce e dá frutos. Perguntemo-nos - cada um de nós responder em nosso coração - vamos nos perguntar: é a nossa fé fecunda? Será que a nossa fé produz boas obras? Ou é bastante estéril e, portanto, mais morto do que vivo? Sou eu o vizinho "ou posso simplesmente passar adiante? Ou eu estou entre aqueles que selecionar as pessoas de acordo com seu próprio prazer? É bom perguntar-nos estas perguntas e muitas vezes, porque, no final, seremos julgados sobre as obras de misericórdia. O Senhor nos dirá: 'Mas você, você se lembra daquela vez na estrada de Jerusalém a Jericó? Aquele homem era eu quase morto. Você se lembra? Aquela criança com fome era eu. Você se lembra? O migrante que muitos querem expulsar era eu. Essas avós sozinho, abandonado em lares de idosos, que era eu. Essa pessoa doente sozinho no hospital, que ninguém vai ver, era eu.

Que a Virgem Maria nos ajude a caminhar ao longo dos caminhos do amor generoso para com os outros, o caminho do Bom Samaritano. Que você possa nos ajudar a viver o principal mandamento que Cristo nos deixou. E esta é a maneira de entrar na vida eterna.

[Tradução realizada por Deborah Castellano Lubov]

Depois do Angelus
Queridos irmãos e irmãs,
Hoje é o "Domingo do Mar", em apoio ao cuidado pastoral dos marítimos. Encorajo os marítimos e os pescadores no seu trabalho, muitas vezes, difíceis e arriscadas, assim como capelães e voluntários em seu serviço valioso. Maria, Estrela do Mar, cuidar de você!

E saúdo todos vós, fiéis de Roma e de muitas partes da Itália e do mundo.

Dirijo uma saudação especial aos peregrinos de Puerto Rico; esses pólos que tenham completado uma corrida de revezamento de Cracóvia a Roma - bom! -; e estendo esta saudação aos participantes na grande peregrinação da Família da Rádio Maria ao Mosteiro de Jasna Gora, agora em seu 25º ano. Mas eu estava lá eu também ouvi alguns dos meus compatriotas que não estão em silêncio. Argentinos que estão aqui, e fazer barulho - [que hacen Lío] - uma saudação especial!
Saúdo as famílias da diocese de Adria-Rovigo, as Filhas da Caridade do Preciosíssimo Sangue, a Ordem Secular Teresiano, os fiéis de Limbiate e John Comunidade Paulo II Missionário.
Desejo a todos um bom domingo e um domingo quente! Por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!
[Texto original: italiano] [Tradução realizada por Deborah Castellano Lubov]

Nenhum comentário: