ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Papa em Nova Constituição Renova Legislação Cloisters

Papa em Nova Constituição Renova Legislação Cloisters

Publicado por ZENIT Staff em 22 de julho de 2016

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/3/39/Glasgow_University_Cloister.JPG

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/3/39/Glasgow_University_Cloister.JPG

Papa Francis deu uma atualização da legislação relativa à vida contemplativa, desde a última constituição apostólica para que "parte ilustre do rebanho de Cristo" é de 1950, e legislação para claustros não tinha sido revista desde então.

Uma nova constituição apostólica, vultum Dei Quaerere, foi apresentado hoje no escritório de imprensa do Vaticano pelo arcebispo José Rodríguez Carballo, secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Essa "parcela ilustre do rebanho de Cristo", como São Cipriano descreveu, constitui o coração da fé e do amor à Igreja para o Senhor e para a humanidade, disse o arcebispo.

A Constituição Apostólica Sponsa Christi, que data de 1950, durante o papado de Pio XII, foi a regulamentação em vigor para os claustros até agora. Vultum Dei Quaerere é, portanto, importante na medida em que preenche a lacuna dos anos pós-conciliares, cujas consequências foram a começar a tornar-se evidentes, o arcebispo indicou.

"Isso deu origem à preocupação do Papa Francis, um pastor atento à vida do seu rebanho, e sua decisão de dar um novo documento a todos aqueles que, na Igreja," homens e mulheres chamados por Deus e no amor com Ele, [que] têm dedicado suas vidas exclusivamente para procurar o seu rosto, desejando encontrar e contemplar Deus no coração do mundo ' ", continuou o prelado.

O Santo Padre, para sublinhar a sua estima por esta forma particular de consagração misteriosamente chamado para dar a luz a toda a humanidade a partir do silêncio e do claustro, dá indicações precisas sobre os elementos fundamentais de uma vida de contemplação que, embora não a prerrogativa exclusiva de mulheres , é maioritariamente do sexo feminino.

"Portanto, para delinear os elementos essenciais que não há falta de referências explícitas às mulheres contemplativas, a quem não é apresentado o ícone de Maria como contemplatrix summa, Maria, Virgem, Esposa e Mãe, que acolhe e valoriza a Palavra a fim de dar -lo de volta ao mundo ... para ajudar a fazer Cristo nascer e aumentar nos corações de homens e mulheres. "

O arcebispo incidiu sobre os pontos-chave da nova Constituição Apostólica, enfatizando que não por acaso a primeira delas é a formação, um tema que por muitos anos tem sido de especial interesse para o Magistério. "A este respeito, o Santo Padre por um lado, recorda que o local habitual para a formação de uma comunidade contemplativa é o mosteiro, mas por outro expressa sua esperança de colaboração entre mais de um mosteiro, de várias maneiras: a troca de materiais , o uso prudente dos meios digitais, casas comuns de formação inicial, bem como a disposição de alguns irmãs preparados para ajudar mosteiros com menos recursos. "

Com referência ao amplo espaço que o documento dedica à oração, ele indicou importante esclarecimento do Papa que a oração e vida contemplativa não pode ser vivida como uma forma de auto-absorção, mas deve ampliar o coração para abraçar toda a humanidade, especialmente aqueles que sofrem .

"Se é um desejo profundo no coração do Papa Francis ter uma Igreja de saída", afirmou, "este também é aplicável àqueles que são chamados a viver as suas vidas dentro das paredes do claustro: a atenção do coração , no seu cuidado materno, deve continuamente alargar as fronteiras de oração, de modo que não só olha para cima, para contemplar o rosto santo de Deus, mas também desce às profundezas, ao encontro do sofrimento do homem em sua mais solitária e mais marginalizados. "

Dom Rodríguez Carballo também se referiu a outros dois elementos que estão actualmente um assunto de discernimento e reflexão para os mosteiros de vida contemplativa: a autonomia, ligados ao papel das federações e claustros.

Todos os mosteiros, exceto em casos especiais, julgados pela Santa Sé, devem ser agrupados em federações, e existe a possibilidade interessante para a adesão das federações deve ser baseada não apenas em critérios geográficos, mas também com base em afinidades de espírito e tradições . Da mesma forma, espera-se que isso levará a associação, também jurídica, dos mosteiros de ordens masculinas, comparáveis ​​à formação das Confederações internacionais e Comissões das diferentes ordens correspondente.

No que respeita aos claustros, os três tipos de vida de clausura já considerados na Vita Consecrata são redefinidos: isto é, o papal, claustros constitucionais e monásticas, permitindo mosteiros individuais para realizar um atento discernimento, respeitando seu próprio direito de, eventualmente, pedir à Santa Sé para permissão para abraçar uma forma de vida claustral diferente do seu atual.

Dom Rodríguez Carballo concluiu reiterando que, em vultum Dei Quaerere, o Papa considerou todas as áreas da vida contemplativa.

"Com esta Constituição Apostólica, seu pensamento é traduzido em orientações claras, que será apresentado para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, que terá a tarefa de elaborar um novo documento para substituir a um, Verbi sponsa existente, que contém a legislação que regula a formação, autonomia e vida de clausura dos mosteiros de vida contemplativa ou integralmente contemplativa ".

O texto completo do documento: http://www.news.va/en/news/326106

Nenhum comentário: