ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 3 de julho de 2016

Bem-aventuradas as pessoas que creem sem ver

03 de julho - São Tomé

História: São Tomé é muito conhecido pela sua incredulidade após a morte do Senhor que apareceu aos discípulos no dia da ressurreição para convencê-los de que havia ressuscitado realmente.

Tomé, porém, estava ausente e ao ouvir os apóstolos lhe contar que viram o Senhor, exclamou: “Se não ver em Suas mãos a marca dos pregos e colocar o dedo nos buracos dos pregos e a mão em sua costela, não crerei”. Oito dias mais tarde, Jesus apareceu novamente aos discípulos.

Dirigindo-se a Tomé disse-lhe: “Põe aqui teu dedo e olha minhas mãos, dá-me tua mão e coloca-a nos lugares de meus cravos. E não sejas incrédulo, e sim cristão". Tomé caiu de joelhos e exclamou: “Senhor meu e Deus meu!”. Jesus replicou: “Crestes, Tomé, porque me viste".

Bem aventurados os que creem sem terem visto.

O Martirológico Romano, que combina várias lendas, afirma que São Tomé pregou o Evangelho às partos, medos, persas e hircanios e que, depois passou à Índia, sendo martirizado em “Calamina”. Comemoramos em 03 de julho a trasladação das relíquias de São Tomé à Edesa. Em Malabar e em todas as igrejas sírias, esta data é a da festa principal, pois o martírio teve lugar em 03 de julho do ano 72.

Oração de São Tomé

Ó São Tomé, vos trazemos um canto alegre de louvor. Da simples arte de pescar, Jesus aos cimos vos levou. Ao seu chamado obedecendo, com vosso irmão tudo deixastes, e do seu Nome e do seu Verbo ardente arauto vos tornastes. Ó testemunha fulgurante da mão direita do Senhor, vedes no monte a glória eterna, no horto vedes a sua dor. E quando a taça do martírio chamou por vós, pronto atendestes, como primeiro entre os apóstolos pelo Senhor dela bebestes. Fiel discípulo de Cristo, da luz do céu semeador, iluminai os corações pela esperança, fé e amor. Dai-nos seguir com prontidão a Jesus Cristo e seus preceitos, para podermos, junto a vós, cantar-lhe o hino dos eleitos.

Amém.

Devoção

A Evangelização

Padroeiro

Dos arquitetos, pedreiros e cegos

Outros santos do dia

Anatólio, Beltrão (bispos); Cresto, Dartina, Nato, Heliodoro, Eilógio, Eusébio, Germano (bispos); Jacinto, Leão II (papas); Marcos e Muciano, Mustída e Irineu (mártires.), São Raimundo Gayrard (padroeiro também dos arquitetos)

Fonte: São Tomé

Nenhum comentário: