ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Só o amor próprio cura


POR Mariana Maganhoto
Confesso que venho ensaiando para escrever texto e um dos motivos é fazer de tudo para que entendam da melhor forma possível o que quero passar.
Sei que tem coisas que só entram na nossa cabeça quando a gente quer e não adianta amigo marcar em post de desapego no facebook, não adianta texto de auto estima, não adianta nada se você não esta preparado pra deixar essa fase pra trás.
Falo por mim que, exatamente há um ano, não seria capaz de escrever um texto assim dadas as condições sentimentais pós pé na bunda traumático.
Você pode achar que é lição de auto ajuda barata, mas longe de mim querer bancar a fodona que manja de relacionamento, porque a única coisa que eu realmente manjo é de brigadeiro, coberta e netflix.
Eu demorei praticamente um ano pra me recuperar de um pé na bunda daqueles dignos de novela mexicana – Quaseumfuckingano.
Ouvi de tudo, desde: ‘’ele não merece isso’’ a ‘’ você precisa de amar mais.’’ E eu realmente precisava me amar mais. Mas autoestima é uma coisa de ninguém ensina, tem até tutorial no youtube, mas vai por mim, autoestima é autoconhecimento.
Tentei de tudo até entender que precisava me conhecer pra me amar, embora autoestima não seja apenas ‘’se amar’’. É se conhecer, entender o seu valor e não aceitar menos que isso.  Autoestima não é egoisto, narcisismo, falta de compaixão com o outro.
E  as pessoas ficam com esse discurso de ‘’solteiro sim. Sozinho nunca’’ o que pra mim é um grito de socorro em silencio e eu digo ‘’solteira sim e sozinha também, porque não?’’ Estar sozinho não é solidão e se for, tudo bem.
Eu gosto da minha solidão e de saber que posso ir ao cinema, ás 17h de uma terça-feira. A minha solidão não é tristeza, a minha solidão é sobre redescobrir.  Redescobrir meus gostos, vontades, anseios e medos.
Minha solidão é autoestima. É andar com um sorriso de orelha a orelha e ter o coração cheio de mim. Cheio de respeito por mim e por tudo que passei. É ver e sentir meu coração livre de um sentimento que só me aprisionava. É me ver em casa, sozinha, no sábado à noite frio e curtir a minha companhia, sem mudar nada. É saber confiar que tudo acontece na hora certa.
Amor próprio cura. Cura porque toda aquela história de que você não vai conseguir amar ninguém enquanto não se amar é verdade. Então, sossega o coração. Dê um tempo pra si. Se conheça e saiba do teu valor pra quando aparecer alguém você não colocar todo aquele desespero e expectativa em cima de uma relação. Saiba ser feliz sozinho e saiba convidar alguém pra ser feliz contigo.  
Use tudo o que você passou como aprendizado e esteja aberto as surpresas que a vida te reserva.
Lembrando que metade da laranja não existe. Ninguém é metade. Nos somos inteiros que se transbordam.

Nenhum comentário: