ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 10 de novembro de 2018

Devemos ser despojado das coisas materiais

Devemos ser despojado das coisas materiais

Resultado de imagem para imagem da 32 domingo comum



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 32º Domingo do Tempo Comum e já estamos quase no termino desse ano Litúrgico. No dia 25/11/18 vamos celebrar o enceramento do ano do Laicato e vai ser no dia da Festa do Cristo Rei. Cada liturgia nos ajuda a sermos mais misericordiosos e fraternos com todos.

Esta liturgia nos vai falar do espirito de despojamento de fazer ofertas, pois elas são para o bem e o crescimento do Reino de Deus entre nós na forma de partilha com todos. Vamos deparar na liturgia de hoje com duas viúvas que deram tudo o que tinham. Sabemos que na sociedade antiga a figura da viúva era frágil e carente, mesmo assim não hesitou de dar tudo de si por uma causa, sendo generosa em doar a quem precisa.

No Primeiro Livro dos Reis, temos a figura da viúva de Serepta com seu exemplo de despojamento, ela  deu o resto que tinha ao homem de Deus faminto. Nessa época o povo daquele lugar  estava numa temporada  de seca e fome, mesmo assim ela não hesitou em ajudar Elias que estava com muita fome e sede. Ele pediu a ela e assim ela dispõe do  punhado de farinha e azeite que restava  e oferece tudo ao Profeta Elias e por causa disso,  Deus recompensou esta sua generosidade de dar ao outro o que mais necessita, não faltando nada naquela casa.

Ela teve alimento em todo o período da seca, assim percebemos que Deus não abandona quem dá com alegria. É bom ser generoso. Deus é fiel quem pensa no próximo. (cf. 1 Rs 17,10-16)

Na carta aos Hebreus  temos o exemplo de Cristo, o verdadeiro Sumo sacerdote que se doa inteiramente a humanidade para que ela se salve da corrupção, da morte e do pecado. (cf. He 9,24-28)

Devemos confiar em Deus nas adversidades de nossa vida, pois Deus ampara a viúva e órfão e ainda confunde os maus e os oprime o homem. (Sl 146)

O evangelista Marcos nos mostra outro exemplo de viúva, que na sua pobreza dá tudo que tinha no cofre do Templo. Jesus estava ao lado desse cofre, observa a todos que colocavam a sua oferta nesse cofre. Jesus elogiou a atitude dessa mulher em relação a outros que davam com atitude de arrogância e poder para serem vistos por outros. Jesus viu que ela deu por que tinha amor e não pensou em mais nada e deu a sua esmola mesmo pequena, mas estava de todo o seu coração. (Mc 12,38-44)

O que importa é o amor que nós devemos fazer das coisas nesse mundo. Ajudar sem pensar em recompensa e nem elogios. Devemos ser balsamos que regenera a quem precisa.

Que esta liturgia nos ajude a sermos mais despojado, ajudar quem precisa e dar o nosso tempo a outros que necessitam de nossa ajuda.

Tudo por Jesus nada sem Maria!

Nenhum comentário: