ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 4 de novembro de 2018

Missão Profética no Norte de Minas

POR Mara Narciso
médica endocrinologista e jornalista

No dia 3 de janeiro de 1988 começava a Missão Profética da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação - FMDE em Grão Mogol, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, uma das áreas mais pobres do Brasil. O livro “30 Anos de Missão Profética no Norte de Minas” vem a público contar a história dessas valorosas freiras, que são em número reduzido, mas imensas em amor e realizações. Nas 300 páginas dessa edição, podem-se observar falhas, erros, repetições, mas isso, apesar de mostrar que erramos em nossa humanidade, não nos faltou humanismo. O grupo heterogêneo de escritores, usando a história oral reafirma os feitos dessas religiosas, que não deixaram iguais os caminhos por onde andaram. Edificaram individualidade, consciência, dignidade dos que se cruzaram com elas. Nada querem em troca, apenas servir aos que nada possuem, seguindo os passos de Jesus Cristo e de São Francisco de Assis.


Madre Raimunda Dorilene Pinheiro Pereira, a personificação da humildade e da coragem, nascida na Ilha do Mosqueiro em Belém do Pará há 65 anos, entre 11 irmãos, fez parte da Congregação das Irmãs Missionárias de Santa Terezinha durante 18 anos. Sendo puxada para a missão junto aos mais carentes, veio para Minas Gerais, e fundou sua própria Congregação, inserida nas comunidades pobres. O Bispo Dom Geraldo Magela, de Montes Claros, foi co-fundador, e a Diocese auxilia as FMDE que atuaram em Grão Mogol, Cristália, Josenópolis e Padre Carvalho. Embrenharam-se nos mais inóspitos lugares a pé, a cavalo, de bicicleta ou de carona, visitando casas paupérrimas, ensinando higiene e o uso da multimistura da Pastoral da Criança, no combate à desnutrição.

Ligadas às Comunidades Eclesiais de Base - CEB’s, as FMDE levam a Palavra de Deus, ensinam como cuidar do espírito e do corpo, orientam sobre reivindicação de direitos e estimulam a formação de lideranças comunitárias. A Madre Raimunda Dorilene, segundo vários dos 14 autores, é meiga e dócil, porém firme. Dirige seu grupo de freiras, priorizando pessoas vulneráveis, ouvindo, acolhendo, repartindo o pão. Na sua caminhada, as irmãs FMDE despem-se de todas as vaidades, de vida pessoal, das famílias e de bens materiais, dão força aos excluídos, ensinam espiritualidade e cidadania.

A fé e a vocação à vida consagrada estão descritos pelas aspirantes, postulantes, noviças e freiras, assim chamadas após os votos perpétuos. O desejo de se consagrar vem em forma de revelação. Irmã Maria Valmeres da Silva Barbosa, com sua habilidade vocabular, informa que seguem os caminhos de Maria, que norteia as FMDE como mãe e serva. O carisma da Mãe de Jesus assume a personalidade do serviço, para em cada passo construir o Reino de Deus, levando ânimo, coragem e esperança. A peregrinação pastoral causa mudanças e avanços, contribuindo com a formação bíblica e catequética, despertando a consciência crítica e o anseio por transformações. As irmãs auxiliam na realização de sonhos, em que todos possam usufruir dos frutos do seu trabalho, com leis que amparem os fracos e oprimidos, para que conheçam as armadilhas que os possam afastar da liberdade.

O livro conta uma história viva, a ação dessas religiosas, que, por onde andam, alteram o caminho, salvam vidas, levam conforto intelectual, material e espiritual. Em 1998 vieram para Montes Claros, morando em vários lugares, até fazerem pouso no Bairro São Geraldo II, próximo ao “Lixão”, onde estavam seres abandonados. Foi criada a “Casa do Pão” e fundado um grupo de leigos da comunidade para o trabalho voluntário nas diversas pastorais. Os quatro anos da Missão na África, na Guiné-Bissau, sobre os quais pude escrever, são o clímax dessa doação sem fronteiras.

Conhecer a história de pessoas, que foram salvas, estudaram e se inseririam na sociedade, também muda quem lê: amai-vos uns aos outros. A ação dessas abnegadas é um chamado para fazer o bem pelo bem em si, ajudar, compartilhar, repartir, amando ao próximo como a ti mesmo. A grandeza despossuída das Irmãs Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação, em prol de uma causa nobre e justa, sensibiliza. Essas verdadeiras cristãs são exemplos de fé em Deus, humildade, compreensão, acolhimento e entrega de tempo e amor. Vivem de aposentadorias e doações. A classe média precisa se fazer presente.

Onde comprar o livro em Montes Claros-MG:

- Livraria Rainha da Paz: Rua Raul Correia, 408, Bairro Funcionários

- Escritório de Contabilidade Magis: Rua Dona Eva, 39, Centro

- Secretariado Arquidiocesano de Pastoral: Rua Januária, 371, Centro

Livraria Nobel: Montes Claros Shopping Center

- Livraria Católica Chama Viva: Rua Presidente Vargas, 31, Centro

Nenhum comentário: