ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 17 de março de 2019

No Tabor manifestou a gloria de Jesus para a humanidade


No Tabor manifestou a  gloria de Jesus para a humanidade

Resultado de imagem para imagem da transfiguração de jesus


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje o 2º domingo da Quaresma.
A Liturgia desse domingo nos convida a subir no Monte Tabor para crescer a nossa fé em Jesus Cristo, o salvador da humanidade que está caída no egoísmo, no desprezo e no ódio.

A quaresma é a oportunidade de nós transfiguramos em Cristo para que possamos criar em nós um coração misericordioso e generoso aos que mais sofrem na nossa sociedade que são os pobres, desempregados, os que estão mergulhados nos vícios e não tem coragem de sair dessa situação de miséria humana. Se não houver uma política pública de saúde e de caridade das instituições serão difíceis saírem dessa situação de não vida e que devem ser urgente resolvidas. Tem que persistir na paciência e zelo, principalmente na oração para que eles se libertem dessa horrível escravidão.

O monte Tabor ó o lugar em que os amigos de Jesus encontra a coragem e a força necessária para enfrentar a hora da cruz que Jesus enfrentará.
A liturgia bíblica desse domingo nos orienta para a nossa transfiguração, pois não podemos continuar na imagem do homem velho mergulhado no pecado, mas devemos transformar no homem novo que a ressurreição de Jesus produz em nós.

Abraão é um homem de fé, mas velho e sem filhos, sem a terra , tornando-se aparentemente um fracasso. Nesse contexto Deus garante uma promessa de posse de uma grande terra e ainda uma descendência numerosa. Como ele era u homem temente a Deus, crê nessa promessa e parte. Confia plena nos desígnios de Deus. Deus é sempre fiel. E nós sabemos que isso se concretizou, hoje mais do que nunca devemos acreditar que Deus pode mudar essa realidade triste que vivemos. Estamos sociedade com milhões de desempregados, uma sociedade silenciosa na fome, na miséria material e humana, mas podemos com a graça de Deus mudar essa situação. (cf. Gn 15,5-12.17-18)

Na carta de São aos Filipense, São Paulo mostra para todos nós a importância da fé na transfiguração da pessoas da comunidade, apesar de ver a miséria do pecado que ele condenava na comunidade. Mesmo vendo no corpo ou no modo do agir mau, Deus pode mudar esta realidade de pecado em nós, como diz São Paulo:  "Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorificado".

Sabemos que a mudança de nossa vida e das pessoas é um processo continuo, corajoso e confiança no Deus que transforma a nossa realidade morte e pecado para uma nova realidade de vida e graça. Aquilo que é impossível mudar aos nossos olhos, Deus age no íntimo de todo aquele que está mergulhado na humilhação do pecado, da miséria e dos vícios que aniquilam a imagem de Deus que está em cada um. Deus muda tudo quando deixamos Ele penetrar em nossas vidas. Precisamos converter todos os dias e purificar a nossa mente para ver o rosto de Cristo nesses que estão marginalizado na sociedade atual (cf. Fl 3,17-4,1)

O evangelista Lucas apresenta o episódio da Transfiguração do Senhor. Jesus esta a caminho de Jerusalém, lá vai acontecer o maior holocausto do mundo. O senhor da vida ia ser humilhado, machucado, crucificado, mas por fim seria glorificado por  Deus Pai, trazendo a sua ressurreição gloriosa .

Os apóstolos estavam abatidos e decepcionados com anuncio da Paixão que Jesus tinha falado a eles, mas nesse contexto Jesus leva os três para o Monte Tabor para orar e se transfigura diante deles, mostrando a eles que Jesus é de natureza humana e também é de natureza divina. Eles estavam cansados, adormeceram, mas despertaram e testemunharam Jesus transfigurado falando com Moisés e Elias. Esses são os personagens do antigo testamento que nos leva a lei e os profetas que davam testemunho de Cristo e Jesus estava no centro deles.

Naquela maravilha de visão, Deus fala nas nuvens, para que eles ouvissem Jesus. A alegria dessa visão magnifica, Pedro diz vamos fazer três tendas, uma para ti Jesus e duas para Elias e Moises. Tenda é sinal da morada do bem entre nós. Mas Jesus os exorta dizendo, vamos para a superfície e caminhar para a Jerusalém. Lá é o lugar da plena glorificação de Jesus ainda a nossa liberdade e salvação que Jesus traz a cada um de nós. (cf. Lc 9,28b-36)

Sabemos que a montanha é um lugar sagrado aonde Deus fala ao seu povo, hoje precisamos encontrar as novas montanhas nesse mundo cheios de ondar e confusão, para encontrar Deus e vemos o que Ele quer de cada um de nós. A descida da montanha os enche de energia para enfrentar o tempo de contradição de maldade e de injustiça que vão ser feitas com Jesus.

Queridos irmãos e irmãs que esta liturgia nos ajude a criar em nós um novo coração que possamos mudar a realidade em que vivemos. Não podemos ficar sô na escuta da palavra, mas que sejamos a Igreja de saída, de resgate e de mudança da cultura de morte para cultura de vida. amém.

Tudo por Jesus nada sem Maria

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: