ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 24 de dezembro de 2022

Deus Palavra se encarnou entre nós

 Deus Palavra se encarnou entre nós



Queridos irmãos e irmãs, é véspera de Natal, uma luz brilhou no céu, anunciando que um Rei nasceu. Isto é uma alegria sem fim. Cristo veio até nós e fez morada na terra. Aqui está a prova do amor de Deus a toda humanidade. Temos um Deus menino entre nós. O que era Palavra agora é carne e habita em nosso meio e quer fazer morada nos corações humanos. Ele é a promessa de nos restaurar de novo na vida plena.

No livro do profeta Isaías anunciou uma grande notícia a um lugar que estava destroçado por guerras, mas esta notícia de um mensageiro da paz com a salvação no reino de Deus. As sentinelas ficam atentas à chegada do próprio Javé para Sião. O grito de alerta é agora grito de alegria e uma grande festa. Mesmo as ruínas da cidade cantaram um coro magnífico, pois a Libertação chegou. Os sinais são desvendados pelas sentinelas.

 

Hoje é preciso estar atento aos sinais de Deus que vem até a nós mesmo diante do cenário de morte, violência e desordem social, política, religiosa e econômica no mundo. Temos um Deus que está no nosso meio. (cf. Is 52,7-10)

 

A carta de Paulo aos Hebreus nos dá uma afirmação que deve ser gravada em nossa vida. Deus nos revela de vários modos, no tempo da história da Salvação, Ele falou conosco pelos profetas, mas agora é o próprio Deus que revela o Plano de Salvação à humanidade. O que era Palavra tornou-se carne no Filho de Deus. Jesus é a revelação perfeita de Deus Pai que devemos ouvir, acolher, escutar e viver o que Ele quer de nós. Somos salvos na Palavra encarnada de Deus entre nós. Somos renovados como criatura elevada a dignidade de Filhos de Deus Cristo. (cf. Hb 1,1-6)

 

O evangelista João nos relata a encarnação da Palavra entre nós. Agora Deus habita entre nós como menino nascido de uma mulher que soube dá sim para a sua chegada. Não havia morada para nascer, uma gruta  acolhe o menino Deus nascido. Ele é colocado na manjedoura com todo cuidado que se deve ter para um renascido. Cristo é o reflexo do amor de Deus por nós.

 

Neste evangelho é um hino Criptológico e quem O acolhe está boa notícia são os pobres. Jesus é a luz que ilumina a jornada de todos nós para podermos chegar à morada eterna. A humanidade se renova e somos restaurados em Cristo, pois o homem decaído no pecado volta a ser elevado como filho de Deus em Cristo.

 

Hoje é dia de contemplar e adorar o menino Deus que nos refaz como pessoa. A esperança retorna e nós devemos encher de alegria. Temos um Deus que está no meio de nós. Emmanuel está  entre nós.

 

Celebrar o Natal é festejar a vida que renasce neste Deus menino. O nosso coração deve ser uma manjedoura que acolhe Cristo e deste modo devemos agir como nova criatura que se torna imagem de Deus vivo. Somos de Fato Filhos de Deus em Cristo.

 

Feliz Natal e que essa alegria nos encha de muita esperança de um mundo mais fraterno e solidário.

 

Tudo por Jesus nada sem Maria.! Servus Christi Semper!!!

 

Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: