ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Morre Antônio Alves de Souza, dono do restaurante Ponto Chic, aos 92 anos

Restaurante ganhou fama com o bauru, sanduíche criado em 1937

O empresário Antônio Alves de Souza, dono e responsável pela expansão do centenário restaurante Ponto Chic, morreu na quarta-feira, 14 de dezembro de 2022, em São Paulo (SP), aos 92 anos. Segundo uma nota publicada pelo restaurante nas redes sociais, Antônio Alves de Souza faleceu em decorrência de problemas cardíacos. O empresário, natural de Franca (SP), começou a trabalhar como garçom no Ponto Chic, no Largo do Paissandu, região central de São Paulo, no fim da década de 1940, aos 17 anos.

O restaurante ganhou fama por criar o bauru, que foi elevado a patrimônio cultural paulista em 2018. O sanduíche foi criado em 1937, quando o aluno de Direito, Casimiro Pinto Neto, natural de Bauru, no interior paulista, pediu ao chapeiro para rechear um pão francês sem miolo com pão, rosbife, tomate e queijo. Um conhecido do rapaz chegou ao bar, deu uma mordida no lanche e logo gritou ao garçom: "Traz um desse do Bauru?". O resto é história.

Em 1977, quando o centro já vivia uma decadência, Odílio Cecchin, o antigo proprietário, teve uma disputa judicial com o proprietário do imóvel. "Ele decidiu fechar a lanchonete, e a notícia se espalhou. Foi aí que meu avô e meu pai, José Carlos Alves de Souza, fizeram uma proposta", conta Rodrigo Alves, neto de Antônio e atualmente responsável por comandar os restaurantes.

Décadas mais tarde, a casa ganhou as manchetes por se envolver em outro tipo de protesto - e polêmica - na pandemia. O Ponto Chic se negou a fechar as portas quando as infecções por coronavírus levaram a Prefeitura e o Governo de São Paulo a determinar a suspensão de serviços não essenciais. O filho de Antônio, José Carlos Alves de Souza, morreu aos 71 anos por causa da doença, em fevereiro de 2021. Quem assumiu a gestão do Ponto Chic desde então, foi o neto, Rodrigo Alves, da terceira geração da família.

Fonte: Jornal "Folha de São Paulo"

Nenhum comentário: