ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 30 de setembro de 2023

Deus é Pai zeloso por toda a humanidade

 Deus é Pai zeloso por toda a humanidade



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 26º Domingo do Tempo Comum. Deus preocupa com  toda humanidade porque ama generosamente a todos. O mundo deve ser construído por todos, cada um fazendo bem a sua parte. Assim todos vão se sentir acolhidos e dentro de uma comunidade que zela pelo bem comum de todos. A partilha e a solidariedade são colocados como prioridade de irmãos e irmãs que não ficam fora do banquete da vida.


Deus sonha com o mundo de paz e justiça, isso é possível se vivermos com o amor e fraternidade em uma comunidade que todos sejam acolhidos sem passar necessidade alguma. Aqui não pode haver privilégios e exclusão. Não podemos ser funcionários da Igreja, mas evangelizadores. Devemos ser a Igreja de saída junto com todos.

No livro do Profeta Ezequiel convida os exilados na Babilônia a ter uma vida de coerência com o sim dado a Deus e a Aliança que Deus fez com Israel. Deus é fiel e cuida bem de tudo. Como está dito, as videiras são bem cuidadas e esperam frutos saborosos . Mas o que ocorreu foi uma decepção grande. Produziu frutos ácidos e imprestáveis. Aqui a vinha é Israel, Deus cuidou de tudo para que desse bons frutos, mas o povo não correspondeu, pois tinha uma religião superficial e incoerente com a fé verdadeira em Deus. 

Hoje percebe-se muito disso. A religião é muitas vezes amostras de aparência e superficialidade da fé.

Consequência para aquela época foi no castigo veio: a destruição da vinha, pelos assírios e babilônios (o Exílio).

Será que o que está acontecendo no mundo e com as pessoas deve-se com esta vivência de uma religião sonsa sem sabor nenhum? É algo para que todos nós pensemos nisso. (cf. Ez 18,25-28)

Na carta aos Filipenses temos esse hino Cristológico muito importante e significativo. Jesus era Deus e se despojou dessa condição se fez homem e viveu conosco, deu seu sim incondicional deixando-se padece e morre na cruz para dar a salvação a humanidade descaída pelo pecado. Então perguntemos porque procurar outras coisas e filosofia humanas se temos um Deus conosco que nos libertou da escravidão do pecado: devemos aderir a Cristo plenamente. (cf. Fl 2,1-11)

O evangelista Mateus nos mostra dois tipos de sim. Aqui a Igreja é a vinha do Senhor. Precisa de alguém para cuidar dela. Todos são  chamados a trabalhar nela. Mas uns dizem sim, e não vão e outros dizem não, mas refletem melhor e vão. O que vale é ir na vinha e trabalhar nela. A vinha é o reino de Deus e nós devemos trabalhar como missionários evangelizadores e não administradores que ostentam poder. A Igreja deve ser movida na Missão. Muitos estão precisando da Palavra que consola e dá esperança.

A vontade de de Deus que sejamos autênticos missionários e zelosos pela causa do Reino de Deus, praticando o amor, a generosidade, a partilha e a esperança neste mundo desigual, injusto e violento. (cf. Mt 21,28-32)

Interessante a gente pensar Mateus era um cobrado de imposto e judeu, depois que converte e é um sério seguidor de Cristo, e ele se tornou um grande discípulo missionário. Sua vida se transformou por completo. Portanto, para seguir Cristo deve ser a nossa camisa para que todos sintam o nosso ardor missionário e a coerência para servir a Cristo por completo sem temer de ser verdadeiro até com sacrifício de nossa vida.

Que esta liturgia nos ajude a sairmos do nosso comodismo para sermos testemunhas vivas do Cristo que é Senhor de nossa vida e do mundo.

tudo por Jesus nada sem Maria. Servus Christi Semper! Jose B. Schumann



Nenhum comentário: