ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Confiantes no Pai providente que cuida de nós com carinho de mãe...

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs no amor Deus que é Pai providente e como “uma mãe zelosa” por nós!

A liturgia nos ajuda a entrar em comunhão com Deus que se mostra zeloso e cheio de amor para com a pessoa humana. Ele tem o cuidado de uma mãe que protege e socorre nas nossas necessidades humanas. É uma oportunidade que temos de contemplar a verdadeira imagem de Deus que é uma mãe carinhosa e um Pai providente que vem em nosso socorro.

O profeta Isaías nos mostra um Deus comparado a uma mãe carinhosa que tem muito afeto aos seus filhos e que nunca os esquece. Como podemos conferir: “Poderá uma mãe esquecer de seu filhinho, e não amar o fruto do seu ventre?”. “Mesmo se houvesse alguma mulher capaz de esquecê-lo, eu não te esqueceria jamais” (Cf. Is 49, 14-15). Esta expressão tem uma profunda e decisiva manifestação da ternura de Deus e a demonstração de amor ao Povo de Deus e ao homem. Deus nos ama, não porque somos bons, mas por sermos filhos Dele.

São Paulo, na Carta aos Coríntios, mostra-nos a confiança que ele tem em Deus sempre e não se importa o que pensa Dele ou falam Dele. Assim, cada um receberá de Deus o devido louvor. Por isso nós devemos converter a esse Deus amoroso e não ficar procurando outra coisa que não nos satisfaz plenamente. A nossa atitude deve ser fiel a um Deus que é sempre fiel a nós e nos abraça de graças e bênçãos para nossa santificação (Cf. 1 Cor 4, 1-5).

O evangelista Mateus nos mostra Jesus dizendo que devemos confiar em Deus sempre, pois Ele é o providente que cuida de cada um de nós e provê todas as nossas necessidades físicas e espirituais. Assim, Jesus nos diz: “não vos preocupeis com o dia de amanhã" (Cf. Mt 6, 24-34).

O cristão não pode se apegar às coisas materiais do mundo, pois isso o aniquila e o faz infeliz. "Ninguém pode servir a dois senhores, a Deus e ao dinheiro". Os trabalhos e as preocupações da vida são necessários, mas não pode ser alvo principal que nos impede de viver o lado alegre da vida na esperança e no amor, compartilhando com os irmãos e irmãs de caminhada na comunidade crista, na família, na sociedade.

A nossa preocupação deve estar na busca do reino de Deus e da sua justiça, e tudo mais nos será acrescentado... diz a música... Deus sabe tudo de nós e o que nós precisamos. Ele cuida da natureza e dos pássaros... Por que não cuidaria de nós que somos filhos criados por Ele à sua imagem e semelhança?

Assim, queridos irmãos e irmãs, caminhemos como filhos e filhas da Luz, na construção de um reino de amor, partilha, justiça, defensores da vida e da dignidade humana, onde todos possam viver bem e cada vez melhor.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 24 de fevereiro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

Nenhum comentário: