ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Maria, como Mãe, ensina-nos a seguir Jesus

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs em Cristo no amor materno de Maria!

A vida é um dom imensurável que Deus dá a cada um. Nós temos a capacidade de contemplar as belezas da natureza e da criação que nos fazem alegrar nas maravilhas que Deus proporciona a todos existentes no mundo. Não estamos sós e temos valores diante de Deus. Jesus nos fala dos lírios, dos pássaros e de tudo que existe, mas nada será igual a nós que somos criados à imagem e semelhança de Deus (Cf. Mt 6, 26-30). Nós podemos dar sabor a tudo na vida e iluminar os outros porque Deus habita em cada um de nós. A vida é a beleza criada por Deus e toda criação fala de Deus. Ele é perfeição infinita e cria bem todas as coisas. Todo o universo tem a glória de Deus. Nada fica despercebido na presença de Deus. O livre árbitro dado ao homem fez com que ele pecasse e perdesse a comunhão e harmonia com todos os seres e com a natureza também.

Desse caos veio a cobiça, a idolatria, a inveja, a morte, o desrespeito uns pelos outros e a falta de amor. Mas Deus ama tudo que criou e quer resgatar a harmonia e a comunhão do início da criação. Envia profetas, envia pessoas especiais para alertar a humanidade que volte à aliança com Deus, pois só Ele que pode dar a Vida e a Graça Abundante.

Jesus nos ensina que os mandamentos é uma prática do nosso amor a Ele. Não podemos ficar presos ao ritualismo frio e sem sentido que não leva ao amor solidário, à partilha com os necessitados. Precisamos ter a oração de intimidade com Deus da vida na nossa prática cristã.

Estamos no primeiro dia do Tríduo em preparação à festa de Maria, sob o título de Nossa Senhora de Lourdes [11 de fevereiro], mãe de todos nós, principalmente a dos doentes e necessitados de ajuda humanitária e cristã. Ela é mãe educadora e nos ensina a seguir Jesus.

Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho nascido de uma mulher. Ela foi concebida sem pecado para abrigar no seu ventre o Autor da Vida. Mulher corajosa, ela deu seu sim a Deus, sabendo que Ele é fiel e poderoso, protege os pobres, os fracos e os humildes.

O papa bento XVI nos fala: Maria é "a flor mais bela que desabrochou da criação”, "coração espiritual" das comunidades cristãs das origens, a Mãe e o modelo da Igreja, a primeira e mais perfeita discípula de Jesus (Cf. H2Onews - Newsletter em 10/05/2010).

De fato, Maria observou primeira e plenamente a palavra do seu Filho, demonstrando assim o seu amor não somente como mãe, mas primeiramente como serva humilde e obediente. Por isso Deus Pai a amou e nela a Santíssima Trindade fixou morada, assim disse o nosso papa (Cf. H2Onews - Newsletter em 10/05/2010).

Nós podemos confirmar que Deus fez morada em Maria, porque ela o amou e foi servidora como podemos constatar. Assim diz Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa MORADA...” (Jo 14, 23-29).

Com as palavras do papa e iluminados pela fé em Cristo, pela sua Palavra de Deus, podemos dizer que Maria tem um papel grande na Redenção de Cristo. Ela foi a discípula mais fiel que Deus teve, porque o amor de Deus estava sempre nela. Por isso a invocamos Santa Maria, Mãe de Deus e Nossa. Ela está presente na Igreja também, porque teve a presença de Deus constante na sua vida.

Por isso, queridos irmãos e irmãs, se seguirmos o exemplo da vida de Maria, nós, com certeza, aprenderemos dela o amor a Deus e ela ainda nos ensinará a seguir Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida que leva ao céu. Não tenhamos medo de ter Maria como mãe e modelo de discípula que faz a vontade de Deus sempre e nos entrega nas mãos seguras de Jesus, nosso Pastor. Que Maria nos ajude a ver Jesus sempre na nossa vida, na vida dos nossos irmãos e irmãs de comunidade e de todos os que padecem de uma enfermidade. As nossas mãos vão irradiar bálsamos para todos que precisam da nossa ajuda solidária e humana.

Amém!

“Quia respexit humilitatem ancillae suae. Ecce enim ex hoc beatam me dicent omnes generationes.” (Lc 1, 48)

“Porque olhou para a humilhação de sua serva. Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada.” (Lc 1, 48)


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 08 de fevereiro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

Nenhum comentário: