ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Devemos ser “Sal e Luz” no Mundo

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A liturgia nos ajuda a comprometer com o Reino de Deus e aderir plenamente a Jesus que nos mostra, com dois símbolos significativos, o Sal e a luz do mundo. É uma continuação do sermão da montanha que propõe uma regra de vida. O profeta Isaías nos apresenta as condições para sermos Luz. Não suficiente em praticar ritos que se tornam estéreis e vazios, se não houver um compromisso que faz o homem a ser um sinal visível do amor de Deus no meio do povo e do lugar em que situamos (Cf. Is 58, 7-10).

O apóstolo Paulo avisa, em sua Carta aos Coríntios, que ser "Luz" não é colocar a sua esperança de salvação em esquemas humanos de sabedoria, mas identificar-se com Cristo, nosso Senhor e Salvador. Não podemos ser cristãos se não houver uma verdadeira conversão que leva à mudança de vida e que haja justiça na nossa prática diária de vida comunitária, familiar e social. Isto é ser coerente com a fé que professamos em Cristo (Cf. 1 Cor 2, 1-5).

No Evangelho de São Mateus, Jesus exorta os seus discípulos a serem o "Sal da terra e a luz do mundo". Isto quer dizer para nós que devemos dar bom sabor às nossas ações no mundo, na família e na sociedade contemporânea. A nossa atitude deve coincidir com a nossa religiosidade que irradia paz, harmonia e justiça entre todos. Não podemos estar longe de Deus e do convívio com nossos irmãos, pois corremos o perigo de viver uma vida sem sabor e alegria. O cristão deve fazer a diferença no mundo e permear a bondade em todos os lugares em que ele estiver (Mt 5, 13-16).



Cristo reforça essa verdade, ilustrando com outra figura: "Vós sois a LUZ DO MUNDO". A luz é sinal de vida, de calor, do dinamismo, da vontade de fazer este mundo melhor. No início da criação, a luz colocou ordem na escuridão e no caos. A luz como coluna de fogo foi a guia segura dos que estavam fugindo do Egito. O profeta Isaías nos mostra que o servo de Javé é a luz das nações e Jesus é para nós a luz verdadeira do mundo, quando ele mesmo diz: “Eu sou a luz do mundo”.

A luz é o esplendor que vem do Pai e ela que vai dar sentido à vida, à dor e à própria morte. Jesus não quer ser Luz sozinho e pede para cada cristão tornar-se luz para o mundo, para os irmãos e para as estruturas deste mundo.

Só podemos ver as maravilhas de Deus, as flores e as criaturas através da luz. Ela é colocada sempre no alto para que tudo que é bom seja visto e vivido e o que não serve para a vida seja rejeitado por todos. Somos um povo peregrino. Temos Cristo que é o Pastor que nos leva a lugares seguros, onde podemos tirar o nosso alimento partilhado, água para nos saciar e ainda receber d’Ele a vida em abundância. O mundo é melhor se nós verdadeiramente nos convertemos a Cristo e vivermos em comunidade no amor, na partilha e na solidariedade com todos os nossos irmãos e irmãs.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 03 de fevereiro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

Nenhum comentário: