ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Onde não há o amor, há apenas morte e escravidão do pecado

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

A liturgia da Igreja nos insere na prática do amor solidário que gera a vida para todos. A Palavra de Deus proclamada e aceita pelos que creem em Cristo estão abertos à vida e na defesa dela diante da maldade e egoísmo dos que querem o poder para dominação e exploração de todo o povo, principalmente os mais pobres e excluídos da sociedade contemporânea.

A Carta aos Hebreus nos chama atenção pela caridade e hospitalidade a todos, pois muitas vezes Deus nos manda anjos para anunciarem boas notícias de bênçãos a nós. Devemos ser solidários aos que sofrem, principalmente os encarcerados e dos que são maltratados no mundo. O matrimonio deve ser respeitado e a fidelidade do leito conjugal deve ser buscada sempre. Deus julgará com rigor os impuros e os que são adúlteros.

Não podemos ser avarentos e não pensarmos nas pessoas que sofrem na fome. Não sejam ambiciosos. Contentai com que tens. Vamos pedir a graça da partilha e da solidariedade entre todos. Deus não desampara os que passam necessidade. Ele sempre vem ao socorro dos que passam necessidades materiais, como alimento, remédios e moradias. Jesus é o socorro seguro de cada cristão e nada devemos temer, pois o Senhor está ao nosso lado dando força e coragem. Agradeçam aos que são seus guias seguros que os levam para lugares onde existem a verdade, abundância de dons partilhados e de vida plena na graça de Cristo. Tenham fé em Cristo, pois Ele é o mesmo sempre (Cf. Hb 13, 1-8).

O evangelista Marcos nos mostra a maldade daquele que quer o poder por usurpação e tirania, daquele que não pensa nos outros, mas somente em si mesmo. Herodes ouviu dizer de Jesus, o novo profeta, e alguns pensavam que Ele era Elias ou algum morto que ressurgiu com poder de fazer milagres. Herodes conhecia bem João. Foi ele mesmo quem o mandou prender por causa de Herodíades e havia decapitado a sua cabeça. Isto por causa da verdade que João proferiu da sua vida adúltera com ela, pois ela era esposa de seu irmão.

Embora ele reconhecia a bondade e justiça de João e como era seu aniversário, deu um banquete, e lá a filha de Herodíades dançou, e o coração de Herodes tomou de um desejo. Ele propôs a moça o que ela quisesse. Ele a daria um presente qualquer que fosse. Assim, instruída por sua mãe, pede a cabeça de João Batista e assim foi feito. Apesar da tristeza, teve que cumprir, mandando decapitar João Batista.

Os discípulos pegaram e enterraram João Batista (Cf. Mc 6, 14-29. Agora Jesus é sinal de Deus amor entre nós que vai propor uma nova vida. Quem adere a Ele terá vida e quem for contra será cego e estará longe de promover a vida, justiça e paz entre as pessoas.

O cristão, pelo batismo, é o tríplice múnus, que é ser sacerdotal, profético e real. Nós participamos do sacerdócio de Cristo na busca da santidade individual e comunitária, na escuta da Palavra, na oração e na Eucaristia celebrada. Como múnus profético, nós devemos anunciar a Boa Nova de Jesus e denunciar tudo que não é de acordo com a mensagem de Cristo. Por fim, pela nossa participação do múnus Real de Cristo que nos leva à comunhão com Ele e com todos os irmãos de caminhada para o serviço-doação na comunidade cristã.

Podemos, na nossa prática cristã coerente, sentir na pele a maldade e o ódio dos outros para conosco, podendo nos levar à perseguição, reclusão até a morte em Cristo. Se perseguiram Jesus, não seria diferente de nos perseguir também. Devemos ter fé em Cristo, no Senhor e Salvador, sempre na vitória e na cruz d’Ele também.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 04 de fevereiro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

Nenhum comentário: