ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Os mandamentos são leis que geram amor e justiça

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

A liturgia nos faz ser obedientes a Deus e aos seus mandamentos que geram vida e justiça para todos. O cristão deve ter uma atitude coerente da fé que tem em Deus e em Cristo. A lei de Deus é uma proposta de amor a todos que querem ter uma aliança com o Deus da Vida. Ela não é empecilho para nossa livre opção para Deus na vivência comunitária com nossos irmãos e irmãs.

O Livro do Eclesiástico nos apresenta Deus propondo os Mandamentos ao Povo de Israel, num clima de aliança... E o povo acolhe os Mandamentos unanimemente (Eclo 5, 16-21). Os Mandamentos propostos por Deus são sinal do amor d’Ele para com o Povo de Israel. A lei, sendo obedecida, será sinal de fidelidade deste povo ao Deus da Vida. Ela é a justiça e santidade, embora o povo fora infiel muitas vezes. Com o passar do tempo, a lei se tornou mera observância externa, sem uma profunda e íntima convicção de cada pessoa. Deus é fiel sempre. Ele nos dá o direito de escolha. Assim nós seguimos o que preferirmos e teremos consciência das consequências dessa nossa opção.

O Apóstolo Paulo nos fala da sabedoria. Não é uma sabedoria dos poderosos deste mundo e nem do mundo, mas uma sabedoria de Deus que é dada a cada um de nós. A sabedoria está escondida e é misteriosa. Desde sempre está destinada à nossa glória. Quem conhece a verdadeira sabedoria adere a Cristo, pois Ele é o Senhor da Glória. Há algo muito extraordinário reservado a todos nós e é o Espírito Santo que nos dá esta revelação para que estejamos em comunhão com Deus sempre (1 Cf. Cor 7, 6-10).

No Evangelho de Mateus, Jesus Cristo censura tal atitude que não mostra coerência de fé em Deus e a vida, e nos dá um conselho para alcançar e tomar posse do céu: "Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus!". Nós precisamos seguir os mandamentos como regras de vida que levam a uma plena comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs, pois os mandamentos geram vida a todos, e a paz verdadeira.

Jesus nos fala do mandamento que dá vida em abundância. Por isso Ele fala do homicídio, do adultério, do divórcio e do perjúrio que não pode estar no nosso meio cristão. Devemos procurar fazer o bem sempre, dar oportunidade aos que precisam de nossa ajuda, ser autêntico, procurar ser um cristão que faz a diferença no mundo. O mundo é transformado pela nossa ação. Assim Cristo é conhecido, vivido e partilhado na família, na sociedade e na Igreja.

Que o nosso amor a Deus seja na obediência da sua Palavra e dos mandamentos, colocando-os na prática de nossa vivência cristã onde estivermos situados (Cf. Mt 5, 17-37).

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 11 de fevereiro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

Nenhum comentário: