ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Nas tribulações, “tereis ocasião de dar testemunho”

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs...

Nesta ultima quarta-feira do ano litúrgico, vemos que Deus não deixa o seu povo fiel e nem deixa de recompensar os bons e os maus. No livro de Daniel, vemos o rei numa festa com todos os seus convidados, bebendo nos vasos sagrados e com os seus ouros e pratas. Davam vivas aos deuses, desprezando o Deus de Israel.

Deus mandou um sinal de dedo humano que escreveu na parede que deixou o rei assustado e com medo. Então chamou Daniel, o profeta de Deus para decifrar a escrita. A revelação diz que os dias do reino já estão contados por desprezar e fazer pouco das coisas de Deus e que eles seriam entregues a outros povos, isto é, aos medos e aos persas (cf. Dn 5, 1-6.13-14.16-17.23-28).

Assim, percebemos que os nossos atos nos levam a distanciar do Deus da Vida e caímos na cilada do mal. Portanto, se queremos ser fortes e vencer as tentações deste mundo, devemos estar atentos na escuta da palavra de Deus, perseverantes na oração e sermos pessoa do Bem.

O Evangelista Lucas nos falou que os discípulos de Jesus vão sofrer perseguições e até colocados na cadeia ou morrer como mártires por causa de Cristo e do seu reino. Esse é o momento de dar testemunho da fé. O cristão passa por duras provas, até na família, pois só Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Mas Cristo nos dá um alento e uma esperança que nos anima de sermos discípulos Dele, pois Ele promete a vida. Quem está com Deus tem vida e vida em abundância, mesmo diante das tribulações (cf. Lc 21, 20-28).

A Igreja nos fala que nesta ocasião de sofrimento, martírio, doença, desemprego e momentos difíceis, que muitas vezes atravessamos, nós podemos dar testemunho de Cristo e de nossa fé em Deus. Este nos conforta e está presente em nossa vida como aroma que nos delicia para vivermos em comunhão com Ele, sempre. Sem Deus, não somos nada e, com Ele, podemos vencer todas as batalhas, inclusive de vencermos os vícios e a dependência química.

Comentário ao Evangelho do dia feito
pelo Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965)

Constituição Dogmática sobre a Igreja
“Lumen gentium”
Parágrafos 41-42
“Tereis ocasião de dar testemunho”


Todos quantos se veem oprimidos pela pobreza, pela fraqueza, pela doença ou tribulações várias, e os que sofrem perseguição por amor da justiça, saibam que estão unidos de modo especial a Cristo, nos Seus sofrimentos pela salvação do mundo; o Senhor, no Evangelho, proclamou-os bem-aventurados e “o Deus [...] de toda a graça, que nos chamou à Sua eterna glória em Cristo Jesus, depois de sofrerem um pouco, os há-de restabelecer, confirmar e consolidar” (1 Ped 5, 10). [...]

Como Jesus, Filho de Deus, manifestou o Seu amor dando a vida por nós, assim ninguém dá maior prova de amor do que aquele que oferece a própria vida por Ele e pelos seus irmãos (cf. 1 Jo 3, 16; Jo 15, 13). Desde os primeiros tempos, e sempre assim continuará a suceder, alguns cristãos foram chamados a dar este máximo testemunho de amor diante de todos, e especialmente perante os perseguidores.

Por esta razão, o martírio, pelo qual o discípulo se torna semelhante ao mestre, que livremente aceitou a morte para salvação do mundo, e a Ele se conforma no derramamento do sangue, é considerado pela Igreja como um dom insigne e prova suprema de amor. E, embora seja concedido a poucos, todos, porém, devem estar dispostos a confessar a Cristo diante dos homens e a segui-Lo no caminho da cruz, no meio das perseguições, que nunca faltarão à Igreja.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 23 de novembro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br


Formação para Campanha da Fraternidade de 2012 é neste final de semana









A Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano convida agentes da Pastoral da Comunicação e comunicadores do Regional Leste II (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para participar do 1º Encontro Diocesano de Comunicação (Edicom) que será realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 2011, em João Monlevade (MG). Este 1º Edicom contará com a assessoria do padre Geraldo Martins, da Assessoria de Imprensa da CNBB.

CONFIRA ficha de inscrição para o evento

1º Encontro Diocesano de Comunicação

Datas e Horários
26/11, sábado, das 8 às 20h30
27/11, domingo, das 7 às 12h

Local
ARPAS - Bairro Vila Tanque, em João Monlevade

ASSESSORIA
Padre Geraldo Martins, Assessoria de Imprensa da CNBB

FICHA DE INSCRIÇÃO
NOME
ENDEREÇO COMPLETO
CONTATOS TELEFÔNICOS
E-MAIL
PARÓQUIA/DIOCESE

OBSERVAÇÃO Favor devolver esta ficha preenchida no e-mail pascomrp3@yahoo.com.br; outras informações pelos telefones (31) 3831-3615 ou (31) 8779-4193

ACESSE O SITE E LEIA MAIS PARA CONHECER MELHOR
www.dioceseitabira.org.br

Nenhum comentário: