ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Viver na expectativa da vinda do Senhor é o convite de Bento XVI

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Deus nos criou para a felicidade eterna e nos quer sempre próximos Dele, pois Ele é o sumo bem. Cada dia que vivemos nesta existência, nós temos a oportunidade de pôr em prática os talentos e dons que Deus nos dá para o nosso bem e dos outros que convivemos. Somos chamados a sermos pessoas novas e convertidas que nos levam para uma vida feliz com Deus e com os irmãos de caminhada.

O Evangelho de hoje nos ensina a usar bem os dons de Deus, que chama cada homem à vida e lhe confia talentos e entregando-lhe, ao mesmo tempo, uma missão para realizar, afirmou o santo padre, o papa Bento XVI, antes da recitação da Oração do Ângelus deste domingo (13/11), em uma breve reflexão dedicada à Parábola dos Talentos.

"Queridos irmãos, acolhemos o convite à vigilância que é a atitude de quem sabe que o Senhor voltará e quererá ver em nós os frutos do seu amor", disse o papa aos fiéis reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano, que somavam cerca de 40 mil pessoas (www.zenit.org).

O santo padre afirmou que a Palavra de Deus deste domingo nos exorta que a vida terrena é provisória e devemos vivê-la como uma peregrinação, mantendo o olhar fixo para a meta que é Deus. "Deus é o nosso destino último e o sentido do nosso viver, enquanto que a passagem obrigatória para chegar a esta realidade definitiva é a morte, seguida pelo juízo final", destaca. Ao recordar as palavras do apóstolo Paulo, que diz que o dia do Senhor virá como um ladrão à noite, sem nos avisar, o papa afirmou que ter a "consciência do regresso glorioso do Senhor Jesus leva-nos a viver numa atitude de vigilância, esperando a sua manifestação na memória constante da sua primeira vinda” (www.zenit.org).

Após o Ângelus, o santo padre recordou sua viagem à Benin, na África, no próximo final de semana. Em seguida, destacou a Jornada de Oração pela "Igreja perseguida", promovida na Polônia pela organização católica internacional "Ajuda à Igreja que Sofre", recordando em particular os católicos do Sudão. “Deixo votos de que esta jornada sensibilize todos para o drama da pobreza humana e das perseguições, para a necessidade de respeitar a dignidade humana e o direito à liberdade religiosa”, afirmou.

O santo padre recordou também o Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta segunda-feira (14/11), e destacou que reza sempre pelos que sofrem esta enfermidade e pelos profissionais de saúde que se empenham para ajudá-los (www.zenit.org).

Assim, nós estamos a caminho para a terra prometida onde é a morada de todos que foram fiéis na administração dos talentos que Deus dá a cada um de nós. Somos portadores da graça porque ela vem de Deus. A sua palavra e os sacramentos nos ajudam a aperfeiçoar nos valores que estão embutidos no nosso caráter. Não devemos nunca desviar da rota em que Deus nos colocou através de Jesus Cristo, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida para chegar à terra prometida, que é o céu. Ninguém pode recusar este convite, se não vai ficar fora para sempre.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 13 de novembro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br



Nenhum comentário: