ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Padre alemão que lutou contra o nazismo é declarado beato pelo Vaticano

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Igreja jamais se dobrará diante do terrorismo, das maldades, dos tiranos que querem tolher a liberdade e destruir a dignidade do ser humano. Ela, por natureza, é profética e é movida pelo Espírito Santo. Cada mártir e santo da Igreja são estrelas radiantes que iluminam o céu do Reino de Deus. Ser cristão é viver em conformidade com a vontade de Deus na vida e dando testemunho de Jesus, mesmo com a própria vida. Ser santo é ser corajoso e não ter medo das leis injustas dos homens. Podem matar o homem, mas nunca vai destruirão a verdade, a liberdade e a dignidade humanas criadas à imagem de Deus.

A Igreja austríaca tem novo Beato. É o sacerdote e mártir Carl Lampert, vítima da crueldade nazista. Acusado de espionagem, foi capturado pelos nazistas e decapitado em Halle sur Saale, na Saxônia, em 13 de novembro de 1944. Durante o Ângelus de domingo, Bento XVI recordou a figura do padre Lampert em sua saudação aos peregrinos de língua alemã. No período da ditadura alemã de direita extremista, sob o comando de Adolf Hitler, Lampert foi capaz de ver "claramente o significado das palavras de São Paulo. Não somos da noite e nem das trevas” (1 Tes 5, 5), observou o papa (www.zenit.org).

O santo padre citou uma frase emblemática do mártir austríaco que, durante um interrogatório que poderia levá-lo à liberdade, testemunhou com convicção. "Eu amo a minha Igreja. Continuo fiel à ela e também ao sacerdócio. Eu sou de Cristo e amo a sua Igreja". Carl Lampert nasceu em Gofis, Vorarlberg, no dia 09 de janeiro de 1894. Estudou no Seminário de Bressanone e foi ordenado sacerdote na mesma cidade, em 1918. Após 12 anos de intensos serviços pastorais em Dornbirn, foi enviado pelo seu bispo a Roma para estudar Direito Canônico. Ele voltou para Innsbruck em 1938, ano em que a Áustria foi anexada à Alemanha nazista. Um ano mais tarde, Lampert assumiu o cargo de vigário-geral do bispo em Innsbruck (www.zenit.org).

Após o início da guerra, o padre, corajosamente, começou a denunciar a opressão nazista contra a Igreja, a partir do desmantelamento de um mosteiro em Insbruck e de uma queixa à nunciatura de interferência governamental na Igreja. Pouco tempo depois, padre Lampert denunciou a captura e o martírio de padre Otto Neururer, beatificado em 1996 por João Paulo II. Por este motivo, Lampert foi preso três vezes e levado para o campo de concentração em Dachau e Sachsenhausen, onde foi costurado na bandeira dos presos políticos.

Liberado em agosto de 1940, o vigário foi exilado em Pomerania, constantemente monitorado pelo serviço secreto nazista. O seu destino foi selado durante uma transferência para Zinnowitz, perto de Stettino: a paróquia designada ao padre Lampert era perto do centro de produção de mísseis V1 e V2 de Peenemunde, onde os nazistas poderiam facilmente espiá-lo, descobrindo a propaganda anti-nazista que o sacerdote difundia entre seus paroquianos (www.zenit.org).

Ele foi preso por ter revelado informações sobre a produção de armas na ilha de Usedom e condenado à morte por decapitação. Pouco antes de morrer, Lampert escreveu. "Os meus pensamentos flutuam e são furiosos e querem romper o invólucro do meu corpo prisioneiro. Não é sempre fácil prosseguir, com todo este estado de espírito revolto, especialmente em determinados dias de lembranças, e o coração humano, radicado e crescido com mil raízes humanas, sempre se agita e sangra como dilacerado". A sentença foi executada em 13 de novembro de 1944.

A cerimônia de beatificação, realizada em Dornbirn, foi presidida pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. Para promover culto do novo beato, foram construídos painéis que, a partir de setembro, serão exibidos nas principais paróquias de Vorarlberg (www.zenit.org).

Assim a Igreja é sinal de Deus no mundo. Por isso ela não se mistura com os interesses pequenos de alguns governantes que querem manter seu poder através da censura, da violação dos direitos humanos, da tirania, etc. Nenhum povo gosta de ser marginalizado e excluído do sistema de vida, de justiça, de saúde, de habitação, de educação, etc. A Igreja sempre será a voz dos fracos, dos marginalizados que não têm vez e nem voz numa sociedade materialista e exageradamente capitalista. Jesus vem para libertar de todas as amarras que destroem o ser humano. A vida é o maior dom que Deus nos deu juntamente com a liberdade.

Amém!




Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 15 de novembro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br

Nenhum comentário: