ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 18 de maio de 2013

Nós agimos em Cristo e comtemplamos a sua gloria no mundo




Nós agimos em Cristo e comtemplamos a sua gloria no mundo

Queridos irmãos e irmãs, estamos hoje na véspera do Domingo de pentecostes. Deus nos consola e nos dá o Espirito Santo. Ele é que nos vai animar para a missão nesse mundo que está na contramão da historia. Hoje percebemos que tudo caminha como se Deus não existisse, isso traz confusão e uma desordem nas relações humanas. A palavra de Deus deve nos levar ao compromisso de transformar a nossa realidade de morte para a vida em abundancia em Deus. Os lábios de louvor a Deus devem estar sincronizados com as mas que ajudam, que solidarizam e fazem o bem a todos.(Jose Benedito Schumann Cunha)
Nos atos dos apóstolos vemos Paulo, que é também cidadão romano que pediu recurso para a sua defesa para Cezar, o imperador. Enquanto aguardava, teve a autorização de ficar na casa particular com o vigia que o guardava. Ele falou aos lideres judeus que nada fez contra as tradições judaicas e nem ao seu povo, mesmo assim foi preso e algemado e entregue nas mãos de romanos. Eles queriam me soltar, mas judeus não, por isso ele apelou a Cesar como está escrito: Mas os judeus se opuseram e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. É, por isso, que eu pedi para ver-vos e falar-vos, pois estou carregando estas algemas exatamente por causa da esperança de Israel. (Jose Benedito Schumann Cunha)
Paulo ficou três anos em Roma e lá ele evangelizava em nome de Jesus todos que o procurava. Falava com coragem e sem medo, pois Jesus é Salvador da humanidade. Ele é o senhor da nossa historia. (cf. At 28, 16-20.30-31). Nós podemos repetir com muita alegria e certeza o salmo 11 que é: Deus está no templo santo e no céu tem o seu trono; volta os olhos para o mundo, seu olhar penetra os homens. Examina o justo e o ímpio e detesta o que ama o mal. Porque o justo é nosso Deus, o Senhor ama a justiça. Quem tem reto coração há de ver a sua face. (Jose Benedito Schumann Cunha)
O evangelista João nos fala  da cena que aconteceu na ultima ceia com Jesus onde Pedro fez a pergunta quem ia entregar Ele e ainda O perguntou : o que seria daquele discípulo mais jovem, mas Jesus responde, dizendo: 'Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso? Tu, segue-me!'. Jesus nos conhece e dá a cada um aquilo que Ele achar melhor para nós. João ainda nos fala que Jesus fez muita coisa que não caberia em livros no mundo. Aqui meus irmãos e irmãs, o que não esta escrito nos evangelhos ficaram na memoria da tradição da Igreja que foram e é transmitidas através do Magistério dela, pois esta autoridade foi dada por Jesus a Pedro e a todos os seus sucessores. (cf. Jo 21, 20-25)
Assim, meus irmãos e irmãs, a Igreja se faz presente no mundo, orientando-nos para o caminho que nos leva a vida plena que é Jesus Cristo. (Jose Benedito Schumann Cunha)
Segue o comentário ao Evangelho do dia feito por Santo Agostinho (354-430), Bispo de Hipona (Norte de África) Doutor da Igreja - Sermões sobre o Evangelho de João - n º 124, 5-7; CCL 36, 685 Pedro e João, da ação à contemplação:
A Igreja tem duas vidas preconizadas e recomendadas por Deus. Uma delas é na fé, a outra na visão; uma na peregrinação no tempo, a outra na morada da eternidade; uma no trabalho, a outra na quietude; uma no caminho, a outra na pátria; uma no esforço da ação, a outra na recompensa da contemplação. [...] A primeira é representada pelo apóstolo Pedro, a segunda por João. A primeira decorre inteiramente na terra até ao fim do mundo, e depois acaba. A segunda só encontrará a sua plenitude depois do fim do mundo, e não terá fim no mundo que há-de vir.
Foi por isso que Jesus disse a Pedro: «Segue-Me», e acerca de João: «Eu quero que ele fique até Eu voltar. Que tens tu com isso? Tu, segue-me.» [...] Que a tua acção Me siga, perfeita e modelada no exemplo da Minha Paixão; que a contemplação começada permaneça até Eu voltar, e torná-la-ei perfeita quando voltar. Porque este fervor vigoroso que se mantém firme até à morte segue Cristo; e este conhecimento que então será revelado em plenitude permanece até ao retorno de Cristo. Aqui, na terra dos mortais, temos de suportar os males deste mundo; lá, contemplaremos os bens do Senhor na terra dos vivos (Sl 26,13). [...]

Portanto, que ninguém separe estes dois gloriosos apóstolos um do outro; porque ambos foram o que Pedro simboliza e ambos serão o que João representa.
Que a Igreja seja sempre sinal do amor de Deus agindo no meio de nós na força do Espirito Santo. Formamos a Igreja viva no bom testemunho dos cristãos no mundo e através dele, o mundo creia em Cristo e assume o compromisso de evangeliza-lo para que o bem vença o mal sempre. Amém (Jose Benedito Schumann Cunha)

Nenhum comentário: