ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 16 de março de 2014

O amor quebra todas as barreiras do egoísmo e individualismo

O amor quebra todas as barreiras do egoísmo e individualismo

Queridos irmãos e irmãs, o amor é algo que ultrapassa toda nossa capacidade de ficar só em nós. Ele vai ao encontro do outro, pois ele supera o nosso individualismo e egoísmo, para poder amar o outro, mesmo quando a sua capacidade de dar estar em enfraquecimento. O ser humano tem valor e dignidade, mesmo quando está na doença, na pobreza, na rua, na delinquência e na marginalidade do mundo.

A nossa ação deve ser para buscar alternativas que ajudem esses necessitados sem nenhuma pretensão de ganhar vantagens com isso, pois o amor é gratuito e vai além da nossa ajuda humanitária. O cristão é chamado a ser outro “ Cristo no mundo”, pois as pessoas acreditam mais se as nossas palavras sejam acompanhadas pelo nosso testemunho.

Não podemos jamais dizer que amamos Jesus se não amamos o próximo como nós mesmos. Esta lei do amor foi dada por Cristo. Assim, podemos conferir, refletir e vivenciar: Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão. (1 João 4:20-21)

Não pode haver uma religião individualista, intimista e egoísta, a onde só se vê o interesse pessoal que alugam um Deus só para si. Deus ama o mundo todo e foi por isso que Ele enviou Cristo para nos mostrar que a pessoa é importante e precisa ser resgatada e libertada de todo mal que o pecado produz Nele. Nós podemos conferir e procurar mudar de vida para viver o bem: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Não há céu se não passar pela Cruz de Cristo, pois todos podem experimentar a presença Dele na vida se tivermos uma adesão completa ao seu projeto de salvação. O amor é a prova que podemos fazer nesta vida a Deus, quando ajudamos e tornamos um bom samaritano para com aqueles que precisam de nossa ajuda. São muitos que gritam por socorro e estão espalhados na escola, nos hospitais, nas ruas, nos presídios, nos vícios e na exclusão de nossa sociedade moderna. Vamos abraçar a causa do amor que quebra todas as barreiras do individualismo e egoísmo. Segue esse relato tirado da rede social (facebook):

 Definição de amor:

Um senhor de idade chegou a um consultório médico, pra fazer um curativo em sua mão, na qual havia um profundo corte. E muito apressado pediu urgência no atendimento, pois tinha um compromisso.
O médico que o atendia, curioso perguntou o que tinha de tão urgente pra fazer. O simpático velhinho lhe disse que todas as manhãs ia visitar sua esposa que estava em um abrigo para idosos, com mal de Alzheimer muito avançado.
O médico muito preocupado com o atraso do atendimento disse:- Então hoje ela ficará muito preocupada com sua demora?
No que o senhor respondeu: - Não, ela já não sabe quem eu sou. Há quase cinco anos que não me reconhece mais.
O médico então questionou:- Mas então para quê tanta pressa, e necessidade em estar com ela todas as manhãs, se ela já não o reconhece mais?
O velhinho então deu um sorriso e batendo de leve no ombro do médico e respondeu:- Ela não sabe quem eu sou… Mas eu sei muito bem quem ela é!
O médico teve que segurar suas lágrimas enquanto pensava…O verdadeiro AMOR, não se resume ao físico, nem ao romântico…O verdadeiro AMOR é aceitação de tudo que o outro é… De tudo que foi um dia… Do que será amanhã… e do que já não é mais!
Carlos Filipe Santos . ( Estados de alma )

Este conto nos faz pensar e refletir muito em relação a vida de cada pessoa, mesmo aqueles que estão em fase terminal, aqueles que agem de modo errado porque estão em estagio de violência no mundo e todos que estão excluídos e marginalizados na nossa sociedade atual, devido ao egoísmo, materialismo e individualismos das pessoas. É preciso amar sempre, agora e urgente a todos sem nenhum preconceito ou atitude de exclusão, mas com ação salvadora e reparadora das pessoas. O mundo precisa encontrar a caridade que humaniza o ser humano.


Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: