ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 22 de março de 2014

Papa dedica catequese a São José, modelo de educador Exemplo aos pais

Papa dedica catequese a São José, modelo de educador Exemplo aos pais QUARTA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2014, 

Queridos irmãos e irmas, a família é muito importante, pois nela aprendemos a ser pessoa e respeitar a vida. Nós temos um Deus que cuida, zela e ajuda a todos nós a sermos santos e usufruir da sua graça em nós. Os santos são exemplos, protetores e intercessores junto a Jesus, pois souberam viver e testemunha a sua fé em Cristo numa vida total de entregas aos desígnios de Deus. Não somos isolados nesse mundo, pois participamos da comunhão dos santos que estão no céu, eles nos ajudam a entender a nossa missa de continuar a dar testemunho de Cristo em nossa vida de simplicidade e de amor aos irmãos e irmas necessitadas. Jesus nasce numa família para nos mostrar que devemos respeitar o pai, a mãe e a vida de nossas crianças. Não pode existir uma sociedade sadia se desvalorizarmos a família e destruímos também as crianças, os doentes, os pobres e idosos desse mundo. Que as economias possam encontrar um ponto de equilíbrio entre o ter e o ser da pessoa humana que tem valor precioso diante do olhar de Deus. Deus nos fez para construir uma sociedade justa e fraterna entre todos. Que São Jose e Maria nos ajudem a estar com Jesus sempre em uma vida de serviço ao amor desinteressados por todos. Amém ( Jose Benedito Schumann Cunha)

Francisco destacou que São José ajudou Jesus a crescer em idade, sabedoria e graça, sendo, assim, modelo para todos os educadores

Jéssica Marçal, com informações da Rádio Vaticano
Da Redação

papa_são josé
São José é modelo para todo educador, destacou Francisco / Foto: Arquivo-Reprodução CTV

No dia em que a Igreja celebra São José, foi a ele que o Papa Francisco dedicou a catequese desta quarta-feira, 19, na Praça de São Pedro. Há um ano, Francisco iniciava o seu ministério petrino destacando justamente a missão e o exemplo de São José para a humanidade.

Acesse
.: Íntegra da catequese

Cerca de 80 mil pessoas participaram da audiência geral em que Francisco destacou que São José “merece todo o nosso reconhecimento e devoção”.

Uma das características do santo é ser protetor, disse Francisco, repetindo o que havia falado na Missa de início de seu pontificado há um ano. Mas, desta vez, o Santo Padre retomou esse tema da proteção sob outra perspectiva: o da educação.

“Olhamos para José como modelo de educador, que protege e acompanha Jesus em seu caminho de crescimento ‘em sabedoria, idade e graça’”.

Sobre o crescimento na idade, que é a dimensão mais natural, Francisco lembrou que São José, junto a Maria, educou Jesus, preocupando-se para que não lhe faltasse o necessário para um desenvolvimento sadio. Depois, ensinou a Jesus um trabalho – carpinteiro – e, desta forma, O educou.

Passando à segunda dimensão da educação, a da sabedoria, o Papa explicou que José foi para Jesus um mestre e exemplo desta sabedoria, que se alimenta da Palavra de Deus. “Podemos pensar em como José educou o pequeno Jesus a escutar as Sagradas Escrituras, sobretudo acompanhando-O de sábado à sinagoga de Nazaré”.

Por fim, o Pontífice falou da dimensão da graça. “Aqui, certamente, a parte reservada a São José é mais limitada em relação aos âmbitos da idade e da sabedoria. Mas seria um grave erro pensar que um pai e uma mãe não podem fazer nada para educar os filhos a crescer na graça de Deus”, ressaltou.

Francisco explicou que São José ajudou Jesus a crescer nestas três dimensões e nessa missão de proteger e educar Jesus, ele é modelo para todo educador, em particular para cada pai.

“São José é modelo de educador e de pai. Confio então à sua proteção todos os pais, os sacerdotes – que são pais! – e aqueles que têm um dever educativo na Igreja e na sociedade”.

O Santo Padre saudou todos os pais presentes na Praça São Pedro, pedindo para eles a graça de estarem sempre próximos aos filhos. “Eles (filhos) precisam de vocês, da vossa proximidade, do vosso amor. Sejam para eles como São José: guardiões de seu crescimento em idade, sabedoria e graça”.

Nenhum comentário: