ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A bíblia é a Palavra de Deus que traz vida

A bíblia é a Palavra de Deus que traz vida


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 26° Domingo do Tempo Comum, e a Igreja nos convida a celebrar o Dia Nacional da Bíblia. Sabemos que foi São Jeronimo que traduziu a Bíblia para o Latim e levou 35 anos para fazer isso. Como que deve ser a nossa postura diante da Bíblia? Primeiro é reconhecer que a Bíblia é a Palavra de Deus para ser lida, estudada e ainda vivê-la na sua integridade diante do testemunho cristão. Ela é que deve dar o norte para a nossa vivencia cristã na família, no mundo e na Igreja.

No livro do Profeta Ezequiel, o profeta faz um convite para os exilados na Babilônia a viverem com coerência de vida o sim dado a Deus no Monte Sinai e à aliança que eles fizeram com o Deus da vida. Não importa a onde estamos e o que mais importa é o testemunho que devemos dar no Deus da vida. Isso é uma resposta de fé ao Deus libertador, pois a fidelidade é algo que todos devem buscar e concretizar nos atos que fazemos no mundo. (cf. Ez 18,25-28)

Na carta de São Paulo aos filipenses tem o exemplo de Jesus, que é Deus, mas despojou desta condição divina, se tornando homem e deu um sim completo ao seu Pai através da obediência total até na morte de cruz. Jesus é a nossa certeza de vitória, pois Ele abriu o caminho para que possamos encontrar a verdadeira liberdade que leva a vida eterna. (cf. Fl 2,1-11)

O evangelista São Mateus nos mostra Jesus falando dos dois sim dados ao pai de seus dois filhos. É a vinha, que é a figura da Igreja. Muitos são como o segundo filho que dá o sim rapidamente para o trabalho para satisfazer o momento com o pai para o trabalho, mas não vai, enquanto que o primeiro diz não, mas reflete e vai ao trabalho. Sendo, que esse ultimo, é que faz a verdadeira vontade do Pai.

Essa Parábola de Jesus tem um questionamento feito por Ele, quem fez a vontade do Pai? A resposta não é do sim, mas daquele que fez a vontade do pai. Assim que devemos nos comportar diante dos desafios desse mundo que exige de nós prontidão para a resposta, coerência de vida, de despojamento do material para facilitar a partilha e o amor aos mais necessitados de nossa ajuda. A Igreja é lugar privilegiado para colocarmos os nossos dons a serviço de todos, principalmente aos doentes e excluídos de nossa sociedade. Há muito que precisam de nosso sim sem interesse para que haja vida em todos os lugares do nosso mundo. (cf. Mt 21,28-32)

Não basta ter boas intenções e nem ficarmos achando que somos justos e sem culpa diante de tantas injustiças que nos cercam, mas de procurar assumir as cruzes da vida com a cruz de Cristo para chegar a ressurreição de vida em Cristo.

Que esta liturgia nos ajude a dar o sim sem reserva a Deus nos serviço de todos. Amém.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

(Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha)

Nenhum comentário: