ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 6 de setembro de 2014

A palavra de Deus nos orienta

A palavra de Deus nos orienta


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando 23º Domingo do Tempo Comum, que nos orienta para a Palavra de Deus que cuida, zela e não nos deixa sair do cominho que leva a Ele. Este mês é dedicado a Bíblia, a Palavra de Deus que dá vida a todos que a busca com sinceridade de coração. Cada dia que Deus nos dá é uma oportunidade de sermos melhores e mais santos, pois para habitar em sua casa é preciso que estejamos transformados para o bem. A vida é uma escola e o manual para exercê-la é a Bíblia.

Hoje, as leituras bíblicas nos ajudam a entender e assimilar em nossa vida a Palavra de Deus. No livro do Profeta Ezequiel que se mostra como uma sentinela do Senhor, pois ele tem a incumbência de olhar e vigiar a Casa de Israel para não desviar do plano de Deus para a humanidade não corre perigo. Não podemos desviar o nosso olhar a Deus e se distrair de tudo aquilo que não é bom para nós, pois perderemos o contato com Deus.

Se ficarmos atentos, olhando tudo e até o mais longe do horizonte, então nós vamos evitar os perigos para nós e para os outros no projeto de Deus, que é vida e salvação. Assim, é a voz da Igreja, que é uma sentinela, que quando nos avisa de um perigo e nos alerta como faz um sentinela que toca o berrante para que todos se defend do risco iminente . Assim, se evita o perigo e a destruição, se não o fizer vai ser culpado pela ruína que se abate ao povo, à comunidade, á família e á Igreja. (cf. Ez 33,7-9)

Como é bom ter alguém que percebe o mal e a sua consequência, evitando-nos para não nos perdemos na caminhada nesse mundo para o céu.

Na carta de Paulo aos romanos nos exorta para o exercício do amor, pois ele é a expressão da plenitude da lei que é uma ferramenta útil para corrigir e direcionar os irmãos que erram. É a docilidade do agir cristão na comunidade. Sabemos que Deus é amor e Ele age com mansidão, justiça e paz no meio de nós através da sua palavra que salva e das suas ações que nos dão esperança de dias melhores para todos. Se agimos com correção fraterna com os nossos irmãos e irmas que erram, nós estamos ganhando-os para a vida, pois o erro aniquila a pessoa e ainda prejudica a todos. (cf. Rm 13,8-10)

O evangelista Mateus nos orienta através da palavra de Jesus como devemos agir na Igreja. É um discurso eclesiológico que se mostra como uma catequese para a correção fraterna dos nossos irmãos e irmãs que erram na comunidade. São apresentadas, nesse evangelho, as etapas para a nossa ação na Igreja diante do erro que se apresenta para que haja correção fraterna e a volta do transgressor arrependido para a comunidade, mas se a pessoa não quiser corrigir após os posicionamentos dos membros dela, então é expulso do convívio de todos. Os passos são: primeiro é pessoal sem nenhum alarde para os outros; o segundo é chamar outras pessoas para ouvir a correção e se não sentir efeito, então toda comunidade ficará sabendo e essa pessoa é expulsa da comunidade. (cf. Mt 18,15-20)

Assim, podemos dizer que ser cristão é saber acolher o que Jesus diz mesmo diante de um erro do nosso irmão, devemos se colocar na sentinela do amor que constrói sempre pontes para resgatar o que errou e desse modo a pessoa se regenera e volata a convívio fraternal com todos. Que esta liturgia nos ajude a sermos vigilantes de nossa ação e que amor prevaleça nas relações humanas na comunidade para que ela seja renovada e cheia de justiça e fraternidade entre todos.

Tudo por Jesus nada sem Maria!


( Jose Benedito Schumann Cunha - Bacharel em teologia e graduado em filosofia)

Nenhum comentário: