ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 11 de setembro de 2016

Deus está sempre pronto para dar a sua misericórdia

Deus está sempre pronto para dar a sua misericórdia

Resultado de imagem para imagem do domingo da parabola da misericordia



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 24º domingo do Tempo Comum, e a liturgia de hoje nos faz inserir na grade misericórdia de Deus para conosco. Deus está sempre de braços abertos para dar o seu perdão a todos que se arrependem de seus pecados.

No livro do Êxodo nos mostra a misericórdia de Deus a um povo que tornou-se infiel apesar de ter visto a intervenção de Deus na sua libertação. Esse povo Esqueceu quem é que faz acontecer o bem e a liberdade para um povo que estava na escravidão no Egito. Deus é e não precisa de nenhuma imagem para ser adorado, mas o povo resolve fazer um bezerro de ouro e o adora como se fosse Deus. Devido a isso, esse povo se afasta da aliança que Deus tinha feito com ele. Deus quis castigar, mas a intervenção de Moisés Fê-lo mudar. Então, Ele perdoa e desiste de castigá-lo. O bezerro de ouro era uma imagem de Javé que quiseram fazer, mas não é. Essa imagem é culto pagão que não leva ninguém a lugar nenhum. (cf. Ex 32,7-11.13-14)

Primeira Carta de Paulo a Timóteo nos fala também da misericórdia de Deus para conosco. Paulo reconhece o seu passado de perseguidor da Igreja, mas Deus o acolheu na graça e na misericórdia e por isso ele tornou-se apostolo. Por causa disso, Paulo torna-se um missionário de Cristo. Ele é agradecido e tem uma alegria na misericórdia de Deus que fez nele. (cf. 1Tm, 1,12-17)

O evangelista Lucas nos mostra Jesus falando da misericórdia de Deus e ainda nos diz que Deus não faz acepção de pessoas. Os fariseus criticam Jesus por acolher as pessoas de má fama e ainda faz refeição com eles. Então, Jesus conta a eles três parábolas da misericórdia de Deus.

A importância de encontrar a ovelha perdida, pois ela é tão importante quanto às outras que estão no redil. A moeda perdida se torna alvo de busca, pois ela tem um valor e não pode ficar fora de nosso alcance. Isso nos faz pensar que devemos sempre buscar o que foi perdido. A ultima parábola do filho pródigo, pois ele querendo os bens do pai e com eles sai de casa, gasta tudo sem pensar no manhã, então fica numa situação horrível em terra estranha e resolve voltar arrependido e pobre, mas o pai tem compaixão e lhe dá o perdão da misericórdia, fazendo ele ter novamente dignidade de pessoa e de filho. Ele recupera a vida e celebra o amor que o acolhe e dá uma nova dimensão na sua existência. (cf. Lc 15,1-32)

Que esta liturgia nos ajude a ter atitude de misericórdia com os que erram e que estão a margem da vida. Que as nossas mãos sejam auxiliadora de todos que precisa de nossa ajuda.
Tudo por Jesus, nada sem Maria!
Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 

Nenhum comentário: