ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 18 de setembro de 2016

Papa: Não para Mundanismo! Você não pode ter dois mestres

Papa: Não para Mundanismo! Você não pode ter dois mestres

Postado por Deborah Castellano Lubov em 18 de setembro de 2016

Papa Francisco durante o Angelus de 23 de agosto de 2015
Mesmo se somos tentados a, ou parece mais fácil, que não deve ser "mundana".

Papa Francisco advertiu contra isso durante seu discurso Angelus na Praça de São Pedro, como ele lembrou aos fiéis que Jesus, no Evangelho de hoje de acordo com São Lucas, disse que não podemos ter dois senhores.

"Hoje, Jesus nos convida a refletir sobre duas maneiras opostas de vida: o caminho do mundo e a do Evangelho", disse Francis, acrescentando: "O espírito do mundo não é o espírito de Jesus."

Recordando a parábola de hoje, Papa Francisco notou que os cristãos podem responder ao mundo com 'astúcia', com o seu próprio, ou seja, através de um dom do Espírito Santo. "Isto se refere," o pontífice jesuíta explicou, "afastar-se do espírito e dos valores do mundo, que o diabo gosta, a fim de viver segundo o Evangelho."

"E mundanismo, como se manifesta?", Perguntou. "O mundanismo é manifestado por atitudes de corrupção, decepção, abuso de poder, e constitui o caminho mais errado, a estrada do pecado, porque uma coisa leva a outra! É como uma cadeia (círculo vicioso), mesmo se - é verdade - que geralmente é a mais fácil de seguir ".

Embora admitindo o espírito do Evangelho requer um estilo sério da vida, Francis observou que, embora seja grave ainda é não apenas "alegre", mas "cheio de alegria!" Viver de acordo com o espírito do Evangelho, observou ele, é grave e desafiador, marcado pela honestidade, justiça, respeito pelos outros e sua dignidade, e um senso de dever.

Francis destacou que este é 'astúcia Christian.'

Não pode oscilar

"A viagem da vida envolve necessariamente uma escolha entre dois caminhos: entre honestidade e desonestidade, entre fidelidade e infidelidade, entre egoísmo e altruísmo, entre o bem eo mal. Você não pode oscilar entre um e outro, porque eles se movem em diferentes e conflitantes lógicas ".

O profeta Elias, Francis recordou, disse ao povo de Israel que entraram nestas duas avenidas: "Quanto tempo você vai ficar em cima do assunto?" (Ver 1 Reis 18:21).

É importante, o Pontífice ressaltou a decidir qual direção tomar e, em seguida, depois de ter escolhido o caminho certo, "caminhar com energia e determinação, contando com a graça de Deus e com o apoio do seu Espírito."

"Forte e categórica é a conclusão do trecho evangélico:" Nenhum servo pode servir a dois senhores. Ele quer vai odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. ' (Lc 16:13). "

Com este ensinamento, Jesus agora nos impele a fazer uma escolha clara entre Ele e o espírito do mundo, incluindo "a lógica da corrupção, abuso de poder e ganância e que a justiça, a mansidão e de partilha."

Como Dependência de Drogas

Francis destacou que esse comportamento e mentalidade de alguém corruptos são como os de uma pessoa sobre as drogas: "Você acha que pode usá-lo e parar quando quiser. Ela começa com pouco: uma dica aqui, um suborno ali ... E entre este e que, lentamente, se perde a liberdade. Mesmo a corrupção produz dependência, e gera pobreza, exploração e sofrimento.

"Quantas vítimas estão lá no mundo de hoje!", Disse.

"Quantas vítimas desta corrupção generalizada", disse o Papa. "Mas quando tentamos seguir a lógica do Evangelho, a integridade, clareza de intenções e comportamento, de fraternidade, tornamo-nos artífices de justiça e horizontes abertos de esperança para a humanidade. Através da graça e dom de nós mesmos a nossos irmãos, nós servimos o mestre certo, Deus ".

Papa Francis concluiu, dizendo: "Que a Virgem Maria nos ajude a escolher a cada oportunidade e a todo o custo, o caminho certo, mesmo encontrando a coragem de ir contra a corrente, a fim de seguir a Jesus e seu Evangelho."

Recurso para a Paz

Além disso, depois de recitar a oração do meio-dia, o Papa recordou Francis sua próxima viagem para a cidade do monte italiana de Assis na terça-feira e orou que, neste mundo cheio de guerra, que todas as pessoas levar algum tempo para orar e trabalhar para a paz.

Como de costume, o Papa Francis desejou aos presentes um bom domingo, bom almoço, e pedindo os presentes a rezar por ele.

Nenhum comentário: