ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Crer é questão de fé - Parte III

Nascido de Maria - Maria tem que ser imaculada desde o seu nascimento por desígnio de Deus e ela cresce na Fé e responde com a sua vida. O mistério pascal da cruz e da ressurreição de Cristo está no centro da Boa Nova que os apóstolos e a Igreja têm de anunciar ao mundo. A história fala deste acontecimento. A fé nos ensina a redenção e salvação de Deus aos homens. Jesus veio trazer o novo, restaurar os velhos costumes com a roupa do amor.

Antes, para entrar em contato com Deus, tinha que ir no templo. Para Jesus, o templo é sagrado e ainda Jesus se identifica com o Templo. Jesus (com sua morte corporal anuncia a destruição do Templo; é a entrada de uma nova era da História da Salvação - Jo 4, 2l). A cruz é sinal visível que Deus ama e salva os homens. Jesus ofereceu-se ao Pai pelos nossos pecados, nos resgatando para sempre.

Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita do Pai, de onde vem para julgar os vivos e os mortos.

Para salvar, veio ao mundo, nos ensinou e nos fez ver a sua presença que liberta e cura, padeceu, foi crucificado, morreu e foi à mansão dos mortos para proclamar a Boa Notícia a eles. Todos esperavam o libertador. Cristo desceu a fim de que... (Jo 5, 25); Jesus Cristo ressuscitou... At 13, 32-33 e l Cor 15, 3-4. Jesus Cristo se deixa ver vivo e ressuscitado (Lc 24, 9-10 e Lc 24, 34-36).

Jesus mostra que o corpo ressuscitado é o mesmo que foi martirizado e crucificado. Este corpo autêntico e real possui novas propriedades de um corpo glorioso e não está situado no espaço e no tempo. Jesus é Rei e Senhor. Virá julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão do Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Pelo Batismo, tornamo-nos filhos no Filho de Deus, A trindade habita em nós e fazemos parte da Igreja de Cristo. Jesus Cristo é a cabeça da Igreja e nós somos seus membros. Formamos uma Igreja e ela está exemplificada (na triunfante, padecente e militante, mas é uma só Igreja em Jesus Cristo).

SOMOS SALVOS, POIS, CRENDO EM JESUS, MESMO QUE ESTEJAMOS MORTOS, RESSUSCITAREMOS COM ELE!

In Jesu et Mariae, semper! (Em Jesus e Maria, sempre!)


José Benedito Schumann Cunha, 52 anos, é engenheiro e teólogo. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia.

Nenhum comentário: