ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 17 de julho de 2009

O sofrimento é libertador

A humanidade experimenta a dor e o sofrimento por causa da sua própria existência que é marcada pelo falta de amor e desobediência. No caminho do calvário, Jesus foi obediente e se entregou por nós. Ele mostrou que o sofrimento é redentor. A cruz é o sinal mais marcante do amor feito doação para que possamos estar remidos do pecado.

È uma aliança de amor que nunca acaba. Nós que estamos a caminho devemos assumir as nossas cruzes e dores para que elas sejam, de fato, um bálsamo para a nossa santificação. O sofrimento que vem até nós torna-se libertação também. Para isso, precisamos nos integrar a Cristo, segui-lo, amá-lo, servi-lo. Isto vai ser concretizado quando nós nos amarmos e ao próximo também.

O reino de Deus inaugurado por Jesus Cristo é de todos. A posse será feita pela nossa adesão ao seu projeto de justiça, partilha, fraternidade, solidariedade. As lágrimas, as angústias, as dores cessarão porque agora Cristo Ressuscitado já vive em cada um que adere plenamente ao seu plano de amor. Somos irmãos uns dos outros, Deus é nosso Pai, Jesus é nosso Irmão e Redentor, e o Espírito Santo nos dá força sempre.

In corde Jesu et Mariae, persemper!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha, 52 anos, é engenheiro; tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia

jbscteologo@gmail.com

Nenhum comentário: