ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Católicos e ortodoxos devem caminhar para a plena unidade, diz papa Bento XVI

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Igreja de Cristo não pode ficar mutilada e dividida, pois Cristo é a sua cabeça e todos nós somos os seus membros por adesão plena no Batismo. Em Cristo, cada um participa da sua graça redentora que nos santifica. Por isso devemos procurar a unidade e não a concorrência. Não procuramos uniformismo, mas a unidade na Trindade Santa que é amor eterno para todos.

Ao receber, na manhã desta sexta-feira, 28/01, no Palácio Apostólico Vaticano, os membros da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais, o papa Bento XVI ressaltou que os fiéis católicos e ortodoxos devem se aprofundar na consciência recíproca visando a plena unidade. “Nós devemos estar confiantes que suas reflexões teológicas levarão nossas Igrejas não só a compreender mais profundamente uma a outra, mas resultarão na continuidade da nossa viagem rumo à plena comunhão com a qual somos chamados pela vontade de Cristo”, enfatizou o sumo pontífice aos estudiosos ortodoxos e católicos que participam de um encontro nesta semana (www.cancaonova.com em 28-01-11).

Durante este evento, os membros se aprofundam nos estudos sobre a comunhão e a comunicação que existiam entre as Igrejas até meados do século V da era cristã, bem como o papel desempenhado pela monastia na vida da Igreja primitiva. O santo padre disse que rezou, durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, por este importante encontro de diálogo entre cristãos e ortodoxos orientais. Recordando que muitos desses membros ortodoxos são de regiões que enfrentam provações e dificuldades, Bento XVI demonstrou sua profunda preocupação. “Que a intercessão e o exemplo dos muitos mártires e santos, que deram o corajoso testemunho de Cristo em todas as nossas Igrejas, sustentem e fortaleçam vocês e suas comunidades cristãs”, expressou o papa (www.cancaonova.com em 28-01-11).

Bento XVI salientou ainda que cristãos devam trabalhar em conjunto na aceitação e na confiança mútua, a fim de servir à causa da paz e da justiça. O trabalho da Comissão teve início em janeiro de 2003 como uma iniciativa partilhada das autoridades das Igrejas Ortodoxas Orientais e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. A primeira fase do diálogo, de 2003 a 2009, resultou no texto comum intitulado “Natureza, Constituição e Missão da Igreja”. O documento descrevia os aspectos dos princípios eclesiais fundamentais compartilhados e identificados que exigia uma reflexão mais aprofundada nas fases subsequentes do diálogo (www.cancaonova.com em 28-01-11).

“Nós só podemos ser gratos que, após quase 1500 anos de separação, nós ainda chegamos a um acordo sobre a natureza sacramental da Igreja, sobre a sucessão apostólica no serviço sacerdotal e sobre a necessidade de impulsionar o testemunho do Evangelho de Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, no mundo”, enfatizou o papa. O encontro desta semana faz parte desta segunda fase, em que a Comissão tem refletido, a partir de uma perspectiva histórica, sobre as maneiras pelas quais as Igrejas manifestaram a sua comunhão através dos tempos (www.cancaonova.com em 28-01-11).

A Igreja é o sinal que viabiliza o Deus da Vida que caminha na história da humanidade, trazendo a paz, a concórdia, o diálogo, a solidariedade e a partilha de dons, que são colocados em comum acordo na comunidade que tem fé no Deus Único. Se a humanidade procurar as coisas que a unem, com certeza, poderemos já presenciar a comunhão entre nós cristãos. Esta leva à unidade. O desenvolvimento da humanidade, juntamente com seu progresso, não pode, de modo algum, distanciar as pessoas para o diálogo ecumênico, para a convivência mútua entre todos.

Devemos respeitar a individualidade, a cultura e o posicionamento religioso de cada pessoa ou crença. Desse modo, podemos ser testemunhas firmes de Cristo, filhas do Deus Vivo, que é o Senhor e Redentor de toda a natureza humana [ou o natural do homem e da mulher] decaída pelo pecado. Somos novas criaturas em Cristo e participantes do Reino de Deus que é justiça e paz.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 28 de janeiro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

Nenhum comentário: