ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Palavra de Deus: verdadeira estrela que ilumina nossa vida

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Sabemos que a Palavra de Deus deve nortear a vida de cada pessoa, principalmente a dos cristãos. A Palavra de Deus é útil para ensinar, educar e corrigir a trajetória da pessoa humana. Nós somos caminhantes em busca da felicidade eterna que está em Cristo que reservou para todos crentes n’Ele. Só Jesus tem palavra de vida eterna e nos dá a verdadeira razão do nosso existir neste mundo em vida da eternidade.

Nesta quinta-feira, 06 de janeiro de 2011, no Vaticano, celebrou-se a Epifania do Senhor. A Palavra de Deus é a verdadeira estrela que orienta nossa vida e que devemos confiar, disse Bento XVI, quando presidia a Missa na Basílica de São Pedro. Na Homilia da Celebração, o papa recordou a experiência dos Reis Magos, que seguiram a estrela até chegar ao Menino Jesus no humilde estábulo de Belém. "Eles provavelmente eram sábios para fazer a varredura do céu, mas não tentaram ‘ler’ o futuro nas estrelas, possivelmente para ganhar dinheiro”, observou ele. “E eles foram homens em busca de algo mais, em busca da verdadeira luz, que é capaz de mostrar o caminho a seguir na vida" (www.zenit.org em 06-01-2011).

Existiram algumas pessoas que poderíamos chamar de ‘assinaturas’ de Deus, um sinal de que o homem pode e deve ter motivos para decifrar os sinais divinos em fatos humanos. De sábios, eles também sabiam "que não é qualquer um, com um telescópio, mas com os olhos profundos da razão em busca do sentido último da realidade e do desejo de Deus conduzido pela crença de que você pode encontrá-Lo”. “É perfeitamente possível que Deus se aproxime de nós", afirmou o papa.

A linguagem da criação, de fato, nos projeta “um longo caminho para Deus, mas, em última análise, nos dá a luz". "No final, para os Magos, era essencial ouvir a voz das Sagradas Escrituras. Elas só poderiam lhes mostrar o caminho. É a Palavra de Deus a verdadeira estrela que, na incerteza do discurso humano, nos dá toda a glória da verdade divina", declarou Bento XVI (www.zenit.org em 06-01-2011).

"Deixem-nos ser guiados pela estrela, que é a Palavra de Deus, segui-La em nossa vida, caminhando para a Igreja onde a Palavra tem a sua tenda, chamado. Nossa rua está sempre iluminada por uma luz. Ninguém nos oferece um sinal. E nós nos tornamos estrelas para os outros, um reflexo de que a Luz de Cristo brilhou sobre nós", poetizou Bento ZVI.

O papa convidou todos então para responder uma pergunta. “Se, como os especialistas que sabem tudo sobre as Escrituras, amor é ser guia para os outros, mostrar o caminho, mas não andam, ficam imóveis, há também a tentação de acreditar nas Sagradas Escrituras. Este rico tesouro é vital para a fé da Igreja, mais como objeto de estudo e discussão dos especialistas do que como o livro que nos mostra o caminho que conduz à vida.

Para combater essa possibilidade, sugerimos um novo nascimento. Nascer de novo. Desculpe-nos pelo pleonasmo, pela repetição. Nascer de novo no fundo do arranjo. Vemos a palavra da Bíblia. Leia na Tradição viva da Igreja como uma verdade que nos diz que o homem pode realizar o seu potencial. A verdade é que temos um caminho a percorrer todos os dias, juntamente com outras pessoas irmãs, se nós construirmos a nossa vida sobre a rocha, e não sobre a areia (www.zenit.org em 06-01-2011).

O papa recordou a figura do rei Herodes, por causa da criança que estavam falando os Magos. Mas não com o propósito de culto. Para Herodes, a criança deve ser entendida como uma mentira. Devemos suprimi-la. Deus parece ser um rival. Na visão do rei Herodes, Deus pretende disputar com ele em particular. É um inimigo muito perigoso.

Enquanto o reino de Herodes priva mulheres de seu habitat, de sua autonomia, de seu poder, este rival dito perigoso mostra o caminho a percorrer na vida e ensina a evitar pecados, a resistir a tentações mundanas. Impede que façamos tudo que queremos, porque, se fazemos tudo, não concluímos nada.

Para chegar até Jesus, não se pode ter cobiça e nem ter o poder como único instrumento de força. Ele traz injustiça e morte. O poder do menino é diferente, pois traz vida para todos. Já para Herodes, "seu único pensamento é o trono" e "o próprio Deus deve ser borrado e as pessoas devem ser reduzidas a meros peões a circular em grande tabuleiro de xadrez de poder" (www.zenit.org em 06-01-2011).

O papa convidou todos a se perguntar se "talvez haja algo de Herodes em nós", embora "às vezes vemos Deus como uma espécie de rival" e "nós cegos aos sinais, surdos às suas palavras, porque pensamos que estas colocam limites em nossa vida, não permitindo ter existência à vontade, liberdade extrema, libertinagem. "Quando vemos Deus desta maneira, acabamos nos sentindo insatisfeitos e infelizes, porque não nos deixamos guiar por Ele que é o alicerce de todas as coisas". Portanto, "devemos remover de nossa mente e de nosso coração a ideia de rivalidade, a ideia de que Deus está dando espaço para um limite para nós mesmos". "Nós devemos nos abrir para a certeza de que Deus é amor onipotente que não tira nada, não ameaça, na verdade, é o único capaz de nos oferecer a oportunidade de viver plenamente, para experimentar a verdadeira alegria", disse ele (www.zenit.org em 06-01-2011).

Com essas palavras do nosso papa teólogo, somos orientados a pensar como são as nossas atitudes no mundo contemporâneo: se estamos em busca da Palavra de Deus que dá sentido aos nossos projetos de vida ou temos atitudes de Herodes que quer o poder para dominar e explorar os pequenos e indefesos deste mundo, vivendo como se Deus não existisse e, assim, trazendo morte e desolação a todos. Só podemos encontrar sentido na nossa vida se estivermos em comunhão com Deus e com todos, promovendo paz, partilha, defesa da vida e dignidade de toda pessoa humana.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 06 de janeiro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

CALENDÁRIO DA ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS
Janeiro de 2011


03 a 13 > Instituto Regional de Pastoral Catequética (Irpac) do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza Curso de Formação para Coordenadores Diocesanos de Catequese no Centro Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, interior de Minas Gerais

08 > Reunião do Conselho Metropolitano da Sociedade São Vicente de Paulo; Sessenta e Um Anos de Profissão Religiosa pela Ordem Premonstratense do arcebispo emérito de Montes Claros, dom Geraldo Majela de Castro

08 a 11 > Comunidade Católica Boanerges organiza Retiro de Cura do Estresse Excessivo

09 > Quarenta Anos de Sacerdócio do arcebispo metropolitano de Montes Claros, dom José Alberto Moura, CSS; 12º Abba Pai da Comunidade de Vida e Oração Fidelidade Divina da Paróquia de São Norberto

09 a 15 > Reunião da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (PJ), em Imperatriz, Maranhão

10 a 16 > Dentro do Projeto "Filmes de Verão", a Produtora de Cinema "Café Pingado", de Belo Horizonte, estará em Montes Claros para filmagens do curta-metragem ficcional "Vizinhos". As pessoas interessadas em participar do filme, conhecer o processo de produção e estagiar nele devem enviar um e-mail para anaflavia.amaral@ymail.com. Curta-metragem é um filme de até 15 minutos.

10 a 17 > Monitora e adolescentes do Projeto "Escola da Cidadania Dom Luciano Mendes de Almeida" na Arquidiocese de Montes Claros participam de formação em Belo Horizonte

12 > Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Montes Claros recorda o primeiro aniversário de falecimento de Zilda Arns

15 > Formação para Oficinas da Legião de Maria

20 > Dia de São Sebastião

21 > Dia Mundial da Religião e Dia de Santa Inês

24 > Dia de São Francisco de Sales, padroeiro das Comunicações Sociais,
e quando o papa divulga a Carta para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

24 e 25 > O arcebispo metropolitano de Montes Claros, dom José Alberto Moura, participa em São Paulo de Encontro de Professores do Ecumenismo

25 > Dia da Conversão de São Paulo

27 > Comunidade Verbo de Misericórdia realiza o Primeiro Cenáculo de Evangelização com a Misericórdia

ORAÇÃO E AÇÃO
Na última quarta-feira, 04 de janeiro de 2011, na igreja da Comunidade Nossa Senhora de Fátima da Paróquia Nossa Senhora da Consolação de Montes Claros, foi lançada por fiéis missionários uma campanha para ajudar a reconstruir casa para dois irmãos carentes. Se você quiser colaborar, envie um e-mail para negasonia@gmail.com e entre em contato com a assistente social, Sônia Gomes de Oliveira


















Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação de Montes Claros, ao lado de missionários e missionárias de Pastorais e Movimentos Sociais, padre Adílson Ramos de Melo (na foto, à direita) acompanhou de perto a situação dos moradores desta casa na divisa dos bairros Nossa Senhora de Fátima e Jardim Alvorada

ACESSE E LEIA MAIS PARA CONHECER MELHOR
Um século e uma década de vida: lá se foi Dona Letícia pra perto de Deus
http://www.arquimoc.org.br/noticias.php?id=3707

Nenhum comentário: