ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

É preciso que eu diminua para Cristo crescer em mim

(Jo 3, 22-30)

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Naquele tempo, Jesus foi com seus discípulos para a região da Judéia. Permaneceu aí com eles e batizava. Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas.

João ainda não tinha sido posto no cárcere. Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele”.

João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele. É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. É necessário que ele cresça e eu diminua” (Jo 3, 22-30).

Cada cristão é chamado a ser discípulo e entrar na Escola de Jesus Cristo. Ele, sendo Mestre e Senhor, nos deu uma grande lição de humildade e serviço no gesto de Lava-Pés (Cf. Jo 13, 4-11) dos apóstolos na Última Ceia, antes de sofrer, padecer e morrer na Cruz.

João Batista nos dá uma lição. Ele, sendo o precursor de Cristo, anunciava e pedia que as pessoas convertessem e mudassem de vida, saíssem do pecado para a vida. Através do Batismo, que ele fazia, servia de sinal de conversão radical para Deus. Muitas pessoas O procuravam para ser batizado e seguiam-NO.

Jesus começou a sua vida pública após ser batizado por João e muitos começaram a segui-LO. Então alguns discípulos de João, ciumados e com um pouco de inveja, foram a João para falar sobre Esse que ele tinha dado testemunho. Agora surge um novo “profeta”. Uma resposta surpreendente de João os desconcerta e nos mostra a humildade e despojamento dele em relação a Cristo. Ele não queria que os holofotes estivessem nele, mas agora é NAQUELE que é o Senhor, o Messias esperado por todo o povo de Deus. A libertação e o Reino de Deus estão no meio de nós.

Deus nos ensina sempre e tudo vem do céu e nós devemos estar em comunhão com Deus sempre e ser o missionário da Boa Nova de Cristo a todos, sem nenhum orgulho ou querendo reconhecimento dos outros para nossa missão.

O mundo se torna melhor se nós nos tornamos melhores e convertidos a Deus. Desse modo, a vida nova acontece e a esperança se torna a bandeira que anuncia dias bons para todos na partilha da vida em vista do Reino definitivo de Deus.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 08 de janeiro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

Nenhum comentário: