ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 16 de janeiro de 2011

Lutamos pelo que é legítimo!

A Vara de Despejo de Conflitos Agrários de Minas Gerais, o Governo Anastasia e o lerdo e inoperante INCRA [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] mais uma vez serão os responsáveis pelo despejo, já anunciado para esta semana, na Comunidade Brejo dos Crioulos em São João da Ponte, Varzelândia e Verdelândia.

Há 11 anos esta comunidade, com mais de 500 famílias, luta pelos seu direito ao Território e, desde 2004, quando as ocupações começaram, já ocorreram mais de 10 despejos emitidos pela Vara de Despejo de Conflitos Agrários de Minas Gerais e executado pela PM [Polícia Militar] do Governo Aécio-Anastasia com a lerdeza e incompetência do INCRA em encerrar de vez o processo para titulação deste território aos quilombolas.

Cada um desses despejos com operações faraônicas realizadas pela PM, em seus helicópteros e diversas viaturas, como ônibus, etc e tal, tem um custo expressivo para os cofres públicos. E as ações nesta Vara de Despejo de Conflitos Agrários também não ficam para trás. E já sabemos do resultado: vem o despejo e, logo após, outra fazenda no território será ocupada, única forma de defesa das pobres famílias que lutam pelo seu território.

Mas, para os doutores [em seus confortáveis e refrigerados gabinetes], a propriedade privada é sagrada [se é sagrada é de Deus; logo seria de quem?], e eles se lixam para os problemas sociais. O trabalho feito e a publicação do INCRA sobre a área não foram ainda suficientes para mostrar aos procuradores do INCRA o interesse do mesmo e tentar tirar a Vara Estadual da competência no processo, levando-o para a Vara Federal. Apesar de que lá também a propriedade privada tem seus privilégios (Justiça Brasileira = propriedade privada sobrepõe a função social da terra).

Mais uma vez, teremos gastos absurdos para a satisfação do latifúndio em detrimento dos pobres remanescentes quilombolas que não têm tido a importância devida nesta sociedade [brasileira capitalista contemporânea] dos que têm e podem. A Comissão Pastoral da Terra continuará firme e solidária no apoio a esta comunidade já tão sofrida e enxotada para a marginalização pelos poderes executivos e judiciário.

Nem tudo que é legal é justo


Montes Claros, domingo, 16 de janeiro de 2011
Comissão Pastoral da Terra
Paulo R. Faccion

COM EDIÇÕES DO BLOG

2 comentários:

Unknown disse...

Carissímos, foi com grande surpresa que acabei lendo esta história. Confesso que fiquei um pouco decepcionada com os adjetivos direcionados ao INCRA que, apesar de ser um órgão público conta com um grande número de servidores envolvidos com as questões sociais. Existem instâncias superiores que podem ser acionadas para resolver estes problemas.
Parabéns pelo relato e pela preocupação com a comunidade quilombola que deve ser respeitada e protegida uma vez, que foi (é) tão massacrada.
AVA - Miralta - MG

xandao disse...

Ameaçar familias e espulsalas do trabalho em propriedade, colocar seus animais em propriedade dos outros, fazer churrasco com gado dos proprietarios,cortar arame da cerca das propriedades.Isso é reinvindicar direito.tenho uma proprieda na regiao,quero que eles envade.ja que aqueles nego acha que porque é muito eles nao morre naoo ne.....