ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

É preciso ter um “autêntico espírito de paz”, considera papa Bento XVI

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Pelo Batismo, nós nos tornamos filhos de Deus, herdeiros do céu. Acreditando em Cristo, nós assumimos o compromisso de promover a paz onde nós nos situamos na sociedade, na família e na Igreja. O mundo se transforma quando Cristo é o centro da vida do homem e da mulher. Assim seremos promotores da paz que dura, porque ela atinge a todos. A paz é fruto da justiça, da solidariedade do respeito às crenças, à posição política de cada um e à valorização da vida. Todos têm dignidade e valor.

Em um mundo no qual os cristãos continuam sendo vítimas de ataques sanguinários, o papa Bento XVI pediu um "autêntico espírito de paz" e a coragem de enfrentar as dificuldades no último sábado, 1º de janeiro de 2011. Essa foi sua mensagem durante a Homilia que presidiu na Basílica Vaticana hoje, solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e Dia Mundial da Paz, recordando que esta última já se tornou uma "tradição consolidada" na Igreja.

"É bom iniciar um novo caminhar andando com decisão em direção à paz", afirmou o papa, querendo recolher "o grito de tantos homens, mulheres, crianças e idosos, vítimas da guerra, que é o rosto mais horrível e violento da história" (www.zenit.org). "Diante dos trágicos acontecimentos que marcam a história, diante das lógicas de guerra que infelizmente ainda não foram superadas, somente Deus pode tocar o coração humano e assegurar esperança e paz à humanidade", constatou o papa.

A paz, sublinhou o papa, "tem suas raízes no mistério de Cristo", mas é também "um valor humano a ser realizado no campo social e político". Neste contexto, a humanidade "não se pode mostrar resignada à força negativa do egoísmo e da violência, não se pode habituar a conflitos que provocam vítimas e põem em risco o futuro dos povos" (www.zenit.org).

"Diante das ameaçadoras tensões do momento, diante especialmente das discriminações, arbitrariedades e intolerâncias religiosas, que hoje agridem particularmente os cristãos, mais uma vez renovo o convite para que não cedam ao desânimo e à resignação", declarou o pontífice, exortando todos a rezarem para que "cheguem a bom fim os esforços realizados em toda parte para promover e construir a paz no mundo".

Para levar a cabo esta "difícil tarefa", acrescentou, "não bastam palavras", senão que é necessário "o empenho concreto e constante dos responsáveis das nações, mas é sobretudo necessário que cada pessoa esteja animada pelo autêntico espírito da paz" (www.zenit.org).

Bento XVI prosseguiu sua Homilia recordando que este Dia Mundial da Paz, comemorado cada ano desde 1968 em nome da Mãe de Deus, manifesta que esta paz, que é "dom messiânico por excelência", chegou por meio de Maria. Maria, afirmou o Papa, "é verdadeira Mãe de Deus, precisamente em virtude da sua total relação a Cristo. Portanto, glorificando o Filho, honra-se a Mãe e, honrando a Mãe, glorifica-se o Filho" (www.zenit.org).

O título de "Mãe de Deus" celebrado pela liturgia "põe em relevo, sublinha a missão única da Virgem Santa na história da salvação: missão que está na base do culto e da devoção que o povo cristão lhe reserva". "De fato, Maria não recebeu o dom de Deus só para si, mas para levá-lo ao mundo: na sua virgindade fecunda, Deus deu aos homens os bens da salvação eterna"; e Ela "oferece continuamente sua mediação ao Povo de Deus que peregrina na história, rumo à eternidade, como antes a ofereceu aos pastores de Belém".


Maria Mãe da Igreja
padroeira principal da Arquidiocese de Montes Claros

"Ela, que deu a vida terrena o Filho de Deus, continua dando aos homens a vida divina, que é Jesus Cristo e seu Santo Espírito. Por isso, é considerada a Mãe de todo homem que nasce para a Graça e, ao mesmo tempo, é invocada como Mãe da Igreja", concluiu o papa (www.zenit.org).

A Igreja, na voz do nosso papa Bento XVI, nos dá a diretriz que cada cristão deve percorrer no mundo. Devemos ser semeadores da paz e da concórdia entre todos. As diferenças não podem ser barreiras para o bom convívio das pessoas, das nações e da religião. Não podemos esquecer que Jesus vem e mostra a vida da paz que vem do amor-doação que gera a vida, a partilha e a justiça para todos.

Que cada dia deste ano que nasceu seja momento de crescimento e evolução do ser humano, para que este se humanize cada vez mais e se torne verdadeira imagem e semelhança de Deus.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 02 de janeiro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

ACESSE E LEIA MAIS PARA CONHECER MELHOR
Um século e uma década de vida: lá se foi Dona Letícia pra perto de Deus
http://www.arquimoc.org.br/noticias.php?id=3707

AGENDA
Janeiro de 2011

1º > Dia Universal da Paz, Dia de Confraternização Mundial, Dia de Santa Maria, Mãe de Deus e Dia de Maria Mãe da Igreja, padroeira principal da Arquidiocese de Montes Claros

03 a 13 > Instituto Regional de Pastoral Catequética (Irpac) do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza Curso de Formação para Coordenadores Diocesanos de Catequese no Centro Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, interior de Minas Gerais

08 > Sessenta e Um Anos de Profissão Religiosa pela Ordem Premonstratense do arcebispo emérito de Montes Claros, dom Geraldo Majela de Castro

09 > Quarenta Anos de Sacerdócio do arcebispo metropolitano de Montes Claros, dom José Alberto Moura, CSS

10 a 16 > Dentro do Projeto "Filmes de Verão", a Produtora de Cinema "Café Pingado", de Belo Horizonte, estará em Montes Claros para filmagens do curta-metragem ficcional "Vizinhos". As pessoas interessadas em participar do filme, conhecer o processo de produção e estagiar nele devem enviar um e-mail para anaflavia.amaral@ymail.com. Curta-metragem é um filme de até 15 minutos.

20 > Dia de São Sebastião

21 > Dia Mundial da Religião e Dia de Santa Inês

24 > Dia de São Francisco de Sales, padroeiro das Comunicações Sociais,
e quando o papa divulga a Carta para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

25 > Dia da Conversão de São Paulo

Nenhum comentário: