ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 2 de janeiro de 2011

O homem e a mulher não podem se redimir a si mesmo

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O ser humano foi criado para participar plenamente da comunhão com Deus, pois foi feito à sua imagem e semelhança. Tudo estava bem e em harmonia com tudo criado por Deus. Tudo era bom até entrar o pecado que estragou esta comunhão do homem e da mulher com o seu Criador. O homem e a mulher não conseguem voltar à sua condição inicial, se não houver a intervenção de Deus. Só que Deus respeita a vontade do homem e da mulher, e propõe um projeto de Salvação que culminou em Cristo.

Cabe a cada um de nós aderirmos ou não. O Amor de Deus inundou o mundo e nós O contemplamos e aceitamos Ele em nossa vida. Isso pode ser confirmado nesta passagem bíblica. “A todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus (…) E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade… Da sua plenitude, todos nós recebemos graça por graça” (Jo 1, 12).

No sábado, 25 de dezembro de 2010, na Missa do Galo deste Natal, o santo padre, o papa Bento XVI, refutou o falso moralismo, segundo o qual o homem e a mulher pensam que podem redimir a si mesmo e mostrou como Deus, ao se fazer Menino, foi ao encontro das pessoas para que a humanidade pudesse descobrir o Amor.

Em sua homilia, durante a celebração, que começou duas horas antes da meia-noite, o papa explicou o significado do Natal, constatando que nele "fica superada a distância infinita entre Deus e o homem". Bento XVI compôs uma oração para pedir que termine a época de tirania e de violência e das "vestes manchadas de sangue” (www.zenit.org).

Ao explicar o mistério do Natal e da ação de Deus, o sumo pontífice convidou os fiéis a superarem dois extremos da vida espiritual. Em primeiro lugar, o de quem reconhece "apenas o agir exclusivo de Deus como se Ele não tivesse chamado o homem e a mulher a uma resposta livre e amorosa". "Mas seria errada também uma resposta moralizante, segundo a qual o homem e a mulher, com a boa vontade, poder-se-ia, por assim dizer, redimir a si próprio", sublinhou.

“As duas coisas andam juntas: graça e liberdade; o amor de Deus, que nos precede e sem o qual não O poderemos amar, e a nossa resposta, que Ele espera e até no-la suplica no nascimento do seu Filho” (www.zenit.org). "Deus precedeu-nos com o dom do seu Filho”, afirmou. E, sempre de novo e de forma inesperada, Deus nos precede. Não cessa de nos procurar, de nos levantar todas as vezes que o necessitamos. Não abandona a ovelha extraviada no deserto, onde se perdeu. Deus não se deixa confundir pelo nosso pecado. Sempre de novo recomeça conosco".

"Todavia, espera que amemos juntamente com Ele. Ama-nos para que nos seja possível tornarmo-nos pessoas que amam juntamente com Ele e, assim, possa haver paz na terra", disse (www.zenit.org). O papa afirmou que ainda que, com a encarnação do Filho de Deus, tenham surgido "ilhas de paz", "em todo lado onde ela é celebrada, temos uma ilha de paz, daquela paz que é própria de Deus".

Também "é verdade que ‘o bastão do opressor' não foi quebrado", segundo falava o profeta Isaías. "Também hoje marcha o calçado ruidoso dos soldados e temos ainda incessantemente a ‘veste manchada de sangue", à qual fazia alusão o profeta do Antigo Testamento. Por isso, o sucessor do Apóstolo Pedro compôs esta oração para o Natal. "Senhor, realizai totalmente a vossa promessa. Quebrai o bastão dos opressores. Queimai o calçado ruidoso. Fazei com que o tempo das vestes manchadas de sangue acabe. Realizai a promessa de ‘uma paz sem fim' (Isaías 9, 6)". E concluiu. "Nós vos agradecemos pela vossa bondade, mas vos pedimos também: mostrai a vossa força. Institui no mundo o domínio da vossa verdade, do vosso amor, o ‘reino da justiça, do amor e da paz'" (www.zenit.org).

Com Cristo, nós somos elevados à dignidade de filhos de Deus e, com a reflexão do nosso papa Bento XVI, podemos, sem dúvida nenhuma, afirmar que, em Jesus, o menino nascido em Belém nos dá uma grande lição: Deus ama a humanidade toda e quer que seja derrubada entre nós as barreiras do ódio, do orgulho, da prepotência, do egoísmo, da indiferença, da não fraternidade e solidariedade para os nossos irmãos e irmãs, principalmente os mais pobres.

Que haja esperança sempre e que façamos a corrente do bem para que este mundo, nossa habitação provisória, seja mais humano e cristão.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 01 de janeiro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com


Arcebispo emérito de Montes Claros, dom Geraldo Majela de Castro, abraça dona Letícia Ferreira de Souza que completou 110 anos no dia 30 de dezembro de 2010

LEIA MAIS PARA CONHECER MELHOR

Centenário da Diocese: Dom Geraldo traduz
livro sobre apostolado premonstratense

É SÓ CLICAR E LER...
http://www.catedralmoc.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=667:centenario-da-diocese-dom-geraldo-traduz-livro-sobre-apostolado-premonstratense&catid=16:noticias-2010&Itemid=15


Maria Mãe da Igreja
padroeira principal da Arquidiocese de Montes Claros

NOTÍCIAS
Janeiro de 2011

1º > Dia Universal da Paz, Dia de Confraternização Mundial, Dia de Santa Maria, Mãe de Deus e Dia de Maria Mãe da Igreja, padroeira principal da Arquidiocese de Montes Claros

03 a 13 > Instituto Regional de Pastoral Catequética (Irpac) do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza Curso de Formação para Coordenadores Diocesanos de Catequese no Centro Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, interior de Minas Gerais

08 > Sessenta e Um Anos de Profissão Religiosa pela Ordem Premonstratense do arcebispo emérito de Montes Claros, dom Geraldo Majela de Castro

09 > Quarenta Anos de Sacerdócio do arcebispo metropolitano de Montes Claros, dom José Alberto Moura, CSS

10 a 16 > Dentro do Projeto "Filmes de Verão", a Produtora de Cinema "Café Pingado", de Belo Horizonte, estará em Montes Claros para filmagens do curta-metragem ficcional "Vizinhos". As pessoas interessadas em participar do filme, conhecer o processo de produção e estagiar nele devem enviar um e-mail para anaflavia.amaral@ymail.com. Curta-metragem é um filme de até 15 minutos.

20 > Dia de São Sebastião

21 > Dia Mundial da Religião e Dia de Santa Inês

24 > Dia de São Francisco de Sales, padroeiro das Comunicações Sociais,
e quando o papa divulga a Carta para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

25 > Dia da Conversão de São Paulo

Nenhum comentário: