ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 23 de junho de 2013

Igreja celebra 50 anos da eleição de Paulo VI


Igreja celebra 50 anos da eleição de Paulo VI

Rádio Vaticano

Arquivo
Papa Paulo VI
Em 21 de junho de 1963 foi eleito à Cátedra de Pedro o então Cardeal Giovanni Battista Montini, que tomou para si o nome Paulo VI. Montini, precedentemente Arcebispo de Milão, guiou a Igreja durante 15 anos num período histórico, até 1978, marcado por muitas transformações e tensões sociais, período este vivido por Paulo VI radicando em Cristo todo o seu Magistério.
Era o primeiro dia do verão europeu de 1963. O sol iluminava a Praça São Pedro quando milhares de pessoas acolheram com um longo aplauso, com o anúncio da eleição do novo Papa, o então Arcebispo de Milão, natural de Concesio, província de Brescia (norte da Itália), que escolheu o nome de Paulo VI.

Era um devoto do Apóstolo dos Gentios, em suas anotações o definiu o "primeiro teólogo de Cristo", aquele que "levou o Evangelho ao mundo com critérios de universalidade, protótipo da catolicidade".

Tratava-se de uma escolha que antecipava uma característica de seu Pontificado: a evangelização. De fato, foi o primeiro Papa a pegar um avião; em seus 15 anos de Pontífice visitou todos os 5 continentes.

Oito dias após o início de seu Magistério, na solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo (29 de junho), assim falou sobre a missão que o aguardava:

"O Senhor quis colocar (tal peso) sobre meus ombros frágeis, talvez porque eram os mais frágeis e os mais apropriados para mostrar que não é Ele que quer algo de mim. Mas é Ele que quer dar a mim a sua assistência e a sua presença e quer agir em mim – instrumento mais frágil – para mostrar o seu poder, a sua liberdade e a sua bondade."

Durante a mesma celebração Paulo VI ressaltou o afeto e o apego a seus conterrâneos de Concesio, aos fiéis da Arquidiocese de Milão e a todo o povo de Deus ao qual se dirigiu pedindo orações:

"Não sei o que será de mim, mas digo uma coisa: naquele dia – e poderá ser cada dia do meu calendário – eu me encontrarei cansado, oprimido e sentirei ser como Simão frágil e vacilante, capaz de toda infidelidade. Então me lembrarei que vocês me estão próximos com as suas orações e peço que me dêem um presente: o afeto e a oração de vocês."


fonte: www.cancaonova.com
colaboração: Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: