ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 3 de junho de 2013

"Tudo se perde com a guerra. Tudo se ganha com a paz"



"Tudo se perde com a guerra. Tudo se ganha com a paz"

Queridos irmãos e irmãs, nós devemos ser portadores de paz e semear o amor de Deus a todos. O mundo está marcado por maldade e está longe do amor, da justiça e da fraternidade. Isso não pode nos amedrontar, pois a força do amor é maior que todo ódio no mundo, pois ele cai na profundeza da alma humana. O ser humano é criado para o transcendente que é Deus e Ele é amor que tudo transforma. A natureza humana deve ser preenchida de boas relações humanas. Não podemos de modo algum semear discórdia e sim procurar o dialogo e o respeito de cada pessoa, de nação e de religião. Cada um é responsável pelo harmonia que leva a construção de uma sociedade justa e fraterna com todo. A Igreja está no mundo não como espectadora, mas aberta as necessidade do mundo atual. Ela é a voz dos fracos e do dalogo entre os povos como podemos ver no Angelus desse domingo (Jose Benedito Schumann Cunha) :
Papa Francisco faz apelo pela paz na Síria. ROMA, 02 de Junho de 2013 (Zenit.org) - Após a oração do Angelus, antes de saudar os peregrinos presentes na Praça de São Pedro, o Papa Francisco apelou à paz na Síria. Apresentamos a seguir as palavras pronunciadas pelo Pontífice.
Queridos irmãos e irmãs,
Sempre viva e sofrida é minha preocupação pela persistência do conflito que há mais de dois anos incendeia a Síria e atinge principalmente a população indefesa, que deseja uma paz na justiça e na compreensão. Esta atormentada situação de guerra leva consigo trágicas consequências: morte, destruição, danos econômicos e ambientais como também a chaga dos sequestros de pessoas. No deplorar estes fatos, desejo assegurar minha oração e minha solidariedade pelas pessoas raptadas e por seus familiares, e faço apelo à humanidade dos sequestradores para que libertem as vítimas. Rezemos sempre por nossa amada Síria.
No mundo existem tantas situações de conflito, mas também sinais de esperanças. Gostaria de encorajar os recentes passos realizados em vários países da América Latina para a reconciliação e a paz. Acompanhamo-vos com a nossa oração.
Esta manhã, celebrei a Missa com alguns militares parentes de alguns mortos nas missões de paz, que visam promover a reconciliação e a paz nos países onde ainda se espalha tanto sangue fraterno em guerras que são sempre uma loucura. "Tudo se perde com a guerra. Tudo se ganha com a paz". Peço orações pelos falecidos, feridos e suas famílias.
Vamos juntos, agora, em silêncio, em nossos corações - todos juntos –rezar pelos falecidos, feridos e suas famílias. Em silêncio. Saúdo com afeto os peregrinos presentes hoje: as famílias, os fiéis de tantas paróquias italianas e de outros países, associações e movimentos. Saúdo os peregrinos vindos do Canadá, da Croácia e da Bósnia Herzegovina, assim como o grupo do Piccolo Cottolengo de Génova, da Obra de Don Orione. Saúdo todos. A todos um bom domingo e bom almoço!
As palavras do papa sempre são úteis e é um alerta para que todos possam encontrar o caminho da paz que vem através do dialogo e respeito das individualidades de cada um. A Igreja não fica alheia aos conflitos do mundo e ela busca a concórdia que vem do franco dialogo das partes. No mundo não pode ter vencido e vencedor e sim um povo que busca entendimento e a paz entre si. Que as nações se encontrem na justiça que produz a verdadeira paz. Que o ódio dê o lugar para o amor que constrói pontes que dignificam o ser humano. ( Jose Benedito Schumann Cunha)

Nenhum comentário: