ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 23 de julho de 2017

DEUS SEMPRE ESPERA A NOSSA CONVERSÃO

DEUS SEMPRE ESPERA A NOSSA CONVERSÃO

Resultado de imagem para imagem do joio e do trigo

Queridos  irmãos e irmãs, a vida é um campo e nele encontramos bons frutos e joios que atrapalham as pessoas de serem felizes.

O nosso Deus está sempre esperando o nosso sim e tem uma paciência com o nosso retorno para a sua casa onde há verdadeira felicidade. O reino de Deus é a estação final de nossas vidas e sem ele nós não podemos ter a plena realização. O mundo é cheio de oportunidades e também tem obstáculos que desmontam os nossos projetos de ter uma vida plena. Os joios não nos deixam livres, pois sufocam o nosso viver em plenitude.

As parábolas desse domingo nos fazem refletir sobre  os acontecimento que cercam a vidas das pessoas. O desejo de grandes projetos é o trigo que nasce, floresce e reveste de beleza para dar alimento que mata a fome e sacia muitos, mas o joio é a praga que vem para destruir os sonhos e a vontade de realizar algo bom que possa promover a vida em abundancia para todos.

O joio representa as armadilhas do mundo, o mal que dilacera as pessoas, a violência que dissemina vidas, o ódio que esfria o amor,  o indiferentismo que deixa pessoas à margem da vida e enfim é a praga que contamina para tentar derrubar o bem e o amor, pois estes últimos que constroem vidas para todos.

Quando estamos dispostos a fazer o bem, nós tornamos o fermento na massa que se mistura e faz crescer para que o alimento seja aproveitado para todos. Isso é o bem que deve ser uma corrente que deva aumentar para que a realidade de morte de lugar para a vida. O evangelho de hoje nos ensina que o joio é algo externo ao plantio, pois ele vem por causa dos inimigos visíveis e ocultos que querem que o trigo seja sufocado e aniquilado para não fazer o que é devido, isto é, alimento que ajuda as pessoas viverem.

Ao refletir mais um pouco do Evangelho desse domingo, constamos que a misericórdia de Deus é infinita por nós e a sua paciência se torna visível pra que possamos ser trigo, bom fermento. O reino de Deus cresce como uma semente pequena igual a da mostarda, mas torna-se uma grande árvore e assim devemos nos proceder para que o bem vença diante dos joios que podem estar dentro de nós ou provocados por outros.

Se nós estivermos ligados a Cristo, na comunidade, podemos ter paciência, misericórdia e tolerância para conosco e com os pessoas de nossos irmãos e irmãs que caminham conosco para o Reino definitivo.

Tudo por Jesus nada sem Maria!


Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: