ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Não podemos viver no mundo virtual sem o comprometimento do eu real

"Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos" (Fl 4, 8).
Imagem relacionada


Queridos irmãos e irmãs, inspirado por esta passagem bíblica, gostaria de salientar  que a nossa vida tem um propósito nesse mundo e é ditado por Deus quando Ele quis que vivêssemos para fazer uma temporada de morada na terra para viver em comunhão com Ele e com os outros que estão ao nosso redor. 

A nossa vida deve estar guiada por bons sentimentos de amizade, de valorização da vida, da partilha, da solidariedade, do encontro com o outro, da ajuda, da misericórdia com os que estão no erro e na margem da vida, em fim nós somos feito a imagem de Deus e devemos viver como tal. 

A beleza dos gestos, a pureza das intenções, a consolação dada por Deus aos nossos corações, a paz de espirito que habita no nosso ser, o trabalho apostólico que leva Jesus vivo aos corações humanos pra que se libertem dos vícios e de tudo que escraviza a vida das pessoas.

O nosso caminhar é cheio de alegria e perfume do amor de Deus, mas há momentos que podem nos anestesiar para que não façamos a  verdadeira caridade e a justiça que nos aproxima de Deus . Isso é porque desviamos o nosso olhar ao projeto de Deus e ficamos com outros pensamentos que não constroem e nem levam a pessoa a lugar nenhum. 

Não podemos ficar na superfície das mídias sem levar em conta o comprometimento que temos com o mundo e as suas transformações no âmbito da cristianização das coisas, das pessoas e do mundo em geral. As nossas vozes devem estar atentas às verdadeiras necessidades de si e dos outros e não de mera apreciação de outrem que não conhecem o contexto de uma situação vivida das pessoas.

Embora haja boas intenções no mundo virtual e das mídias, mas é preciso desnudar da falsa imagem ou do narcisismo que leva aniquilar e diminuir a grandeza do ser  no mundo que vive em vista da eternidade. 

Às vezes ficamos conectados em redes sociais e ficamos a mercê de noticias que invadem a privacidade de outras pessoas com comentários unilaterais sem a devida reflexão ou da verdade dos fatos. Muitas vezes ficamos anestesiados com uma gama de  noticias superficiais ou falsas e de violências em forma de preconceitos e "bullings" que não levam em conta a pessoa humana e a sua dignidade.

Em 18/12/2005, o Papa Emérito já dizia que: Deixemo-nos "contagiar" pelo silêncio de São José! Temos tanta necessidade disto, num mundo muitas vezes demasiado ruidoso, que não favorece o recolhimento, nem a escuta da voz de Deus. Com estas palavras de Bento XVI possamos buscar o nosso eu intimo, no silencio que se deixa ser aberto a Deus e as maravilhas que nos cercam.

Que as pessoas possam valorizar os encontros  presenciais para trocas de amizade, sentimento e de experiência que ajuda a torna-se um ser presente no mundo real. Portanto que sejamos pessoas que facilitam a convivência humana, criando pontes que levam ao crescimentos de ambas as partes. 

Tudo por Jesus nada sem Maria!

Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: