ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Há 50 anos, Paulo VI encontrava Atenágoras I em Constantinopla

Há 50 anos, Paulo VI encontrava Atenágoras I em Constantinopla



Abraço entre Paulo VI e o Patriarca Atenágoras I em Constantinopla - RV

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, a Igreja é sempre que toma iniciativa para o sincero diálogo com outras religiões e com  a Igreja do Oriente, pois ela tem esse papel de reconciliação e unidade na força do Espírito Santo. 
A Igreja sempre cria pontes de amor, perdão e misericórdia com todos. Assim com o diálogo autêntico onde Deus é motor que leva as pessoas a concórdia e amizade. A fé é algo grande que se deve sempre ser cultivada pata florescer em verdadeira primavera no mundo.
Estamos no mundo para promover a unidade em Cristo. Assim o Evangelho é proclamado e o testemunho autentico se torna semente frutuosa no campo do mundo. Tudo por Jesus nada sem Maria! (Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha)


Cidade do Vaticano (RV) – Há 50 anos, o Papa Paulo VI encontrava e abraçava o Patriarca Atenágoras I, no Fanar do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, em 25 de julho de 1967.
Durante a sua Viagem Apostólica a Istambul, Éfeso e Esmirna, de 25 a 26 de julho de 1967, Paulo VI escreveu uma Carta ao Patriarca Athenagoras I para a promoção e o restabelecimento da unidade da Igreja do Ocidente com a Igreja do Oriente.

Dois anos antes da sua Viagem à Turquia, em 7 de dezembro de 1965, o Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras de Constantinopla assinaram uma “Declaração Conjunta” lida, em francês, na Sessão pública Conciliar e, ao mesmo tempo, no Fanar do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla.
O Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras I, com seu Sínodo estavam cientes de que este gesto de justiça e perdão recíproco não seria suficiente para pôr fim às diferenças antigas ou mais recentes entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa de Constantinopla.

No entanto, com este gesto, expressavam sincero desejo comum de reconciliação e um convite a prosseguir, com espírito de confiança, estima e caridade mútuas, o diálogo que, com a ajuda de Deus, servia para o maior bem das almas, na plena comunhão de fé, concórdia fraterna e vida sacramental. (MT)

Nenhum comentário: