ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 31 de maio de 2011

Deus já não é invisível para o homem, diz papa

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Nós fazemos parte da Igreja pelo Batismo e somos, por isso, filhos adotivos de Deus. Somos agraciados no Filho de Dele. Ele quis que fôssemos agregados ao Povo da aliança, amado e escolhido por Ele. Deus nos ama infinitamente e nos propõe uma comunhão contínua com Ele. Somos libertados no sangue redentor de Cristo. Ele nos impulsiona sempre para a missão de evangelizar e transformar o mundo. Cada cristão deve assumir com coragem, sem temer nada, a vida de comunidade, de família e no testemunho de vida na sociedade. Deus quis estar conosco sempre. Por causa disso, enviou seu filho único através de Maria. Assim, Jesus nos mostra Deus que é amor sempre.

“O Novo Testamento pôs fim à invisibilidade do Pai”, quando Deus “mostrou seu rosto” em Jesus Cristo, afirmou hoje o papa, ao introduzir a Oração do Regina Coeli, junto aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro. Crer em Deus e crer em Jesus “não são dados separados, mas um único ato de fé, a plena adesão à salvação realizada por Deus Pai mediante seu Filho Unigênito”, afirmou o papa.

Jesus, de fato, “com sua encarnação, morte e ressurreição, libertou-nos da escravidão do pecado, para nos dar a liberdade de filhos de Deus, e nos revelou o rosto de Deus, que é amor: Deus pode ser visto, é visível em Cristo”. Portanto, “só crendo em Cristo, permanecendo unidos a Ele, os discípulos, entre os quais estamos nós, podem continuar sua ação permanente na história”, acrescentou o papa (www.zenit.org).

No entanto, esta presença de Deus, às vezes, passa despercebida. “É próprio do mistério de Deus atuar de modo oculto”. “Só, pouco a pouco, Ele constrói na grande história da humanidade sua história. Faz-se homem, mas de maneira que possa ser ignorado por seus contemporâneos, pelas forças que contam a história”. Através da morte e ressurreição de Jesus, explicou o papa, Deus “quer chegar à humanidade”.

“Continuamente, Ele bate às portas do nosso coração e, se abrirmos, lentamente nos torna capazes de ‘ver’”, disse. Por isso, “para os cristãos, para cada um de nós, o Caminho para o Pai é se deixar guiar por Jesus, por sua palavra de Verdade, e acolher o dom de sua Vida” (www.zenit.org).

Cada vez que ouvimos a voz da Igreja, através do seu Magistério oficial, nos anima e nos fortalece na decisão de estarmos em comunhão com Deus e com todos os nossos irmãos. A missão é do Senhor e nós emprestamos a nossa voz, a nossa disposição e a nossa vida para que Jesus possa ser Revelado como Ele é, isto é, um Deus conosco.

Cabe a cada um de nós sermos transparentes nas nossas atitudes de cristão, vivendo realmente a partilha, o amor e a solidariedade em nosso meio. Ser um diferencial no mundo. Não se omitir nunca. Ser um fator agregador e de comunhão entre os que militam na seara do Senhor.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 28 de maio de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br

Um comentário:

Real e Atual disse...

por favor fazer atualizações verdadeiras nesse blog, irmão!