ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Papa: “Bíblia é Palavra inspirada por Deus para salvação dos homens”

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Igreja é nutrida pela Palavra de Deus que impulsiona para a missão. A Palavra anima os discípulos e as discípulas daquele tempo e a nós também hoje. Nós somos uma Igreja em missão. A modernidade tem requerido que o homem se baste por si mesmo, sem depender da Igreja e de Deus. Assim, a sociedade se distancia dos verdadeiros valores humanos que dignificam a pessoa. Jesus veio para que o homem e a mulher se encontrem em comunhão que leva a vida.

“Em sua mensagem aos membros da Pontifícia Comissão Bíblica, o papa Bento XVI explicou que as Sagradas Escrituras são a Palavra inspirada por Deus que contém a verdade que toda pessoa deve conhecer para alcançar a salvação. No texto dirigido ao cardeal dom William J. Llevada, por ocasião de assembleia plenária, que confrontou o tema ‘Inspiração e verdade da Bíblia’, o santo padre ressaltou que este tema é um dos pontos principais da exortação apostólica pós-sinodal ‘Verbum Domini’, tratado na parte inicial. "Uma interpretação dos escritos sagrados que ignora ou esquece sua inspiração não tem em conta sua característica mais importante e valiosa: sua proveniência de Deus”, prossegue (www.a12.com).

“Bento XVI recordou que, na mesma exortação apostólica, os padres sinodais destacaram a conexão entre o tema da inspiração e o da verdade das Escrituras. Por isso, o aprofundamento no processo da inspiração levará também, sem dúvida, a uma maior compreensão da verdade contida nos livros sagrados”. "Mediante sua Palavra, Deus quer nos comunicar toda a verdade sobre si mesmo e sobre seu plano de salvação para a humanidade. O compromisso de descobrir cada vez mais a verdade dos livros sagrados equivale, portanto, a buscar conhecer sempre melhor a Deus e o mistério de sua vontade salvífica" (www.a12.com).

“O papa ressaltou também que é essencial e vital para a vida e a missão da Igreja que os textos sagrados se interpretem de acordo com sua natureza. “A inspiração e a verdade são os aspectos constitutivos desta natureza”, afirmou. Assim, Bento XVI assegura que os esforços neste campo terão uma verdadeira utilidade para a vida e a missão da Igreja. "Em uma boa hermenêutica, não se pode aplicar mecanicamente o critério da inspiração, assim como o da verdade absoluta, extrapolando uma frase ou uma expressão", diz o papa.

Finalmente, o santo padre indicou que o plano no qual é possível perceber as Sagradas Escrituras como Palavra de Deus é o da unidade da história de Deus, em uma totalidade em que os elementos se iluminam reciprocamente e são abertos à compreensão” (www.a12.com).

A Escritura Sagrada é interpretada seguramente pela Igreja no seu Magistério outorgado por Cristo a Pedro. O papa, como sucessor de Pedro tem a autoridade de nos ensinar na sã doutrina e interpretar a Palavra de Deus para que o cristão e a cristã não caiam no erro. Desse modo, somos libertados pela verdade de Cristo que nos deixa livre para sermos de fato filhos e filhas de Deus, herdeiros do Reino por Cristo. Deus ilumina a cada um de nós batizados que estão em comunhão com Deus, com a sua Igreja e com todos de boa vontade.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 10 de maio de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com

Nenhum comentário: