ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 17 de maio de 2011

Papa: católicos e judeus devem defender dignidade juntos

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Somos do rebanho do Senhor. Jesus nos chama a pertencer a esse rebanho. Ele veio primeiro para o seu Povo, mas eles O desprezaram. Então Jesus anunciou a todos a Boa Nova do Pai. Assim agora todos são chamados a pertencer a esse Rebanho, sem nenhuma distinção de raça, credo ou nação. Nós cristãos somos chamados ao diálogo com os nossos primeiros irmãos na fé, os judeus. Eles têm a bênção de Abraão e são filhos da promessa, e nós somos irmãos deles em Cristo, nosso Senhor e libertador da humanidade no amor e na fidelidade a Deus. Formamos assim uma família que procura, na mesma fé em Deus, a unidade que vem do fruto de um diálogo franco e fraterno de ambas as partes.

“Bento XVI disse, no dia 12/05/2011, que judeus e católicos podem colaborar muito mais do que em mera ação social, pois partilham uma visão da pessoa e da sua dignidade dadas por Deus. Esta foi sua reflexão ao receber hoje, em audiência, uma delegação da “B'nai B'rith International”, associação judaica mundial de ação social que está envolvida no diálogo entre católicos e judeus. O papa se dirigiu aos membros da organização, valorizando sua "participação ativa" na reunião do “International Catholic-Jewish Liaison Committee”, realizado em Paris no final de fevereiro.

“O encontro de Paris afirmou o desejo de católicos e judeus de ir juntos ao encontro dos imensos desafios enfrentados por nossas comunidades, em um mundo em rápida mudança e, de forma significativa, do nosso dever religioso compartilhado de combater a pobreza, a injustiça, a discriminação e a negação dos direitos humanos universais".

No entanto, o entendimento entre judeus e católicos poderia ser ainda muito mais amplo, sugeriu o papa. "Há muitas maneiras em que os judeus e os cristãos podem trabalhar juntos para melhorar o mundo, de acordo com a vontade do Todo-Poderoso, para o bem da humanidade", destacou (www.zenit.org).

Nesse sentido, sublinhou duas questões: a dignidade da pessoa e o papel da religião na sociedade. Quanto à primeira, disse que "uma das coisas mais importantes que podemos fazer juntos é dar testemunho comum da nossa profunda convicção de que cada homem e mulher é criado à imagem divina e, portanto, tem uma dignidade inviolável".

"Essa convicção continua sendo a base mais segura de qualquer esforço para defender e promover os direitos inalienáveis de cada ser humano". Em segundo lugar, destacou a importância, já manifestada em uma reunião em Jerusalém, em março passado, entre as delegações do Grão-Rabinato de Israel e da Comissão da Santa Sé para as Relações Religiosas com o Judaísmo - do papel da religião na sociedade” (www.zenit.org).

“É necessário”, disse, "promover uma compreensão mais profunda do papel da religião nas nossas sociedades de hoje, como um corretivo rumo a uma visão da pessoa humana e da convivência social puramente horizontal e, em consequência, truncada".

"A vida e a obra de todos os crentes deveriam oferecer um testemunho constante do transcendente, apontando para as realidades invisíveis que estão acima de nós, e incorporar a convicção de que uma Providência amorosa e compassiva guia o resultado final da história, não importa quão difícil e ameaçador possa parecer às vezes a viagem durante o caminho".

Finalmente, o pontífice ressaltou a significativa importância "do que aconteceu nos últimos quarenta anos", desde a Nostra Aetate. O atual nível de diálogo entre judeus e católicos, sublinhou o papa, "deve ser visto como um grande dom do Senhor e como motivo de profunda gratidão Àquele que guia os nossos passos, em sua sabedoria infinita e eterna".

“B'nai B'rith International” (que em hebraico significa "Filhos da Aliança") é a organização judaica de ação social mais antiga que existe atualmente, pois foi fundada em 1843, em Nova York, em auxílio dos judeus que então não tinham pátria própria (www.zenit.org).

O nosso Deus é o da unidade e da paz que se abraçam na justiça. Deus nos chama a construir uma sociedade solidária e que todos possam viver o amor mútuo que dignifica a pessoa humana. Não podemos ficar no materialismo e nem em uma religião exclusivista que separa as pessoas na convivência universal.

A sociedade se torna mais livre e humana na medida em que a religião tiver um papel preponderante na vida das pessoas, uma religião que leva em conta a pessoa toda, isto é, valorizada em todas as dimensões do ser.

O ser humano é corpo, é alma e é mente. Todos eles estão ligados a um único ser humano que vai buscar o transcendente para a sua autoafirmação e crescimento. O ser humano é criado à imagem desse Deus vivo que o coloca no centro de toda a história da criação.

Quem nos valorizou e nos dignificou como filhos foi Deus que nos dá supremacia em Cristo, a cabeça da Igreja, que nos orienta para sermos membros vivos e eficazes nela e no mundo.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 15 de maio de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com

Nenhum comentário: